Monitoria
|
A Monitoria foi a experiência mais bem sucedida do semestre passado. De fato, como ilustra o gráfico incluído na seção Importância da Monitoria, a seguir, o bom rendimento nas provas e a freqüência na monitoria estiveram intimamente relacionados.
As novidades para esse semestre, descritas nas seções abaixo, prometem tornar a monitoria ainda mais relevante para o seu desempenho na disciplina. Aproveite.
Importância da Monitoria
Sobre as Aulas de Monitoria
Horário dos Monitores
Forum
Banco de Exercícios
Ouvidoria
A monitoria tem duas linhas distintas de ação. Uma delas é o Atendimento, em que os monitores ficam à disposição dos alunos para o esclarecimento de dúvidas. O local e os horários desse atendimento estão descritos na próxima seção.
A outra linha de ação é a Aula de Exercícios. Esta é uma forma de atendimento estimulado, em que os monitores apresentam os problemas para os alunos e, em seguida, esclarecem as possíveis dúvidas. Essas aulas foram introduzidas no semestre passado, e fizeram a diferença!
Como exemplo, o gráfico a seguir exibe o resultado da terceira prova de uma das turmas do semestre passado. Nele estão indicadas a média da turma, a média dos que não frequentaram as aulas de monitoria (Freqüência = 0), a média dos que frequentaram apenas uma aula (Freqüência = 1), e assim por diante. Percebe-se então que os alunos que frequentaram todas as quatro aulas de monitoria anteriores à prova tiveram média significativamente maior do que aqueles que não frequentaram.
Freqüência
× Média
|
Uma vez enfatizados os objetivos e a importância das aulas de monitoria, é necessário agora explicitar como elas funcionam. As regras incluídas a seguir foram extraídas da experiência do semestre passado, e devem ser seguidas ao pé da letra para que as aulas alcancem plenamente seus objetivos.
Regulamento das Aulas de Monitoria
1. |
O horário é de 12h:30min às 13h:50min, se a aula for realizada de segunda a sexta-feira, ou de 10h:00min às 11h:30min se realizada aos sábados. Será tolerado um atraso de até 15 minutos, após o qual fica terminantemente proibida a entrada de alunos na sala de aula. |
2. |
A aula será ministrada na forma de resolução em grupo de uma lista de exercícios proposta pelo professor da turma. Aos monitores cabe orientar os grupos em relação ao conteúdo e ao correto uso dos símbolos matemáticos. |
3. |
Os grupos devem ser de quatro alunos. Excepcionalmente, para acomodar todos os alunos, admite-se que um dos grupos tenha um número diferente de participantes. O grupo que não se adequar a esse procedimento será considerado ausente, e a sua lista de exercícios não será corrigida. |
4. |
Para fins de correção das listas, os itens dos exercícios serão classificados como incorretos, parcialmente corretos ou inteiramente corretos, sem qualquer outra classificação intermediária. |
5. |
Os grupos devem redigir as soluções dos exercícios de forma clara e objetiva, apagando todo e qualquer rascunho, explicitando a cadeia lógica de raciocínio e fazendo uso correto da linguagem matemática. A não observância dessas regras implicará na redução de até 10% da nota final obtida pelo grupo. |
6. |
Cada grupo deve entregar a resolução da sua lista de exercícios até o final da aula, impreterivelmente. Caso contrário, a lista não será corrigida. |
7. |
Os grupos têm direito a rever a correção da lista. As revisões serão feitas durante as aulas de monitoria, se possível, ou durante os horários de atendimento dos monitores. |
8. |
As listas de exercícios são documentos de avaliação que serão mantidos com os monitores. Ao final do curso, as listas devem ser entregues ao professor da turma. |
Confira as informações sobre a sua aula de monitoria e sobre o atendimento nas tabelas a seguir.
Aulas de Monitoria
Turma |
Professor |
Dia | Local |
Horário |
Monitores |
||||||
A |
Celius |
Quarta |
ASS
318/10 |
12:30—13:50
|
Danielle/Eduardo/Michael |
||||||
B |
Marcus |
Quinta |
ASS
318/10 |
12:30—13:50 |
Érica/Larissa |
||||||
E |
Rui |
Quinta |
ASS
319/10 |
12:30—13:50 |
Luciana/Vinícius |
||||||
F |
Carrión |
Quarta |
ASS
319/10 |
12:30—13:50 |
Marco/Sarah |
||||||
G |
Carrión |
Sábado |
ASS
432/10 |
10:00—11:30 |
Aline/Rodrigo |
||||||
H |
Wellington |
Terça |
ASS
319/10 |
12:30—13:50 |
Bruno/Neilson/Wellington |
||||||
I |
Guy |
Sábado |
ASS
432/10 |
10:00—11:30 |
Aline/Rodrigo |
||||||
K |
Cláudio
|
Sábado |
ASS
432/10 |
10:00—11:30 |
Aline/Rodrigo |
Atendimento
horário/dia |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
||||||
de
13 às 14 h |
Danielle/Marco
|
Eduardo |
Luciana |
Michael |
Wellington |
||||||
de
18 às 19 h |
Aline |
Neilson |
Aline |
Rodrigo/Vinícius |
Rodrigo |
O Forum, ou Lista de Discussão, é um ambiente em que os participantes podem inserir textos com dúvidas, sugestões de solução de problemas etc. O Forum funcionará com a participação dos monitores, que estarão orientando a discussão por meio de sugestões ou mesmo respostas dos problemas apresentados.
Para acessar o Forum, clique no link a seguir. Não se esqueça de Registrar-se no seu primeiro acesso.
Forum do e-Cadernos de Cálculo 1 |
O
Banco consiste de uma coletânea de exercícios resolvidos que estão
disponibilizados na Internet. No momento o Banco conta ainda com um número
pequeno de exercícios, mas estará sendo atualizado permanentemente.
Sugestões de quais exercícios devem ser aqui incluídos
são muito bem vindas, e podem ser feitas por meio do link incluído
na seção Ouvidoria,
a seguir.
Para
acessar o Banco de Exercícios,
clique no link a seguir.
|
Banco de Exercícios de Cálculo 1 |
É o canal por onde você pode encaminhar reclamações relacionadas aos serviços da monitoria, tais como: ausência de monitores, má qualidade do atendimento ou do espaço físico etc. A Ouvidoria pode também ser usada para enviar críticas e sugestões.
Para o bom funcionamento da Ouvidoria, devem ser observadas as seguintes regras.
1. |
Só serão consideradas as mensagem que estejam diretamente relacionadas à monitoria. |
2. |
As mensagens devem ser identificadas por meio do nome e do e-mail do remetente. Devem ainda ser claras e objetivas, de forma a facilitar a tomada de providências, quando for o caso. |
3. |
A Ouvidoria compromete-se a responder todas as mensagens recebidas com as características acima, o que será feito via e-mail do remetente |
A Ouvidoria estará a cargo do Monitor Ouvidor, responsável pela leitura das mensagens e pela tomada de providências, quando for o caso. Envie a sua mensagem por meio do formulário a seguir.