Mathematics Education |
|||||
Monday 18/02 |
Tuesday |
Wednesday |
Thursday |
Friday |
|
08:00 - 08:30 |
Auditorium-FT |
||||
08:30 - 09:00 |
Gregório Pacelli Bessa Auditorium-FT |
John King Auditorium-FT |
José Alberto Cuminato Auditorium-FT |
Enrique Fernandez-Cara Auditorium-FT |
|
09:00 - 09:30 |
|||||
09:30 - 10:00 |
José Plínio de Oliveira Santos Auditorium-FT |
Djairo Guedes de Figueiredo Auditorium-FT |
Lulu Healy Auditorium-FT |
Luise Kappe Auditorium-FT |
Plamen Koshlukov Auditorium-FT |
10:00 - 10:30 |
|||||
10:30 - 11:00 |
COFFEE-BREAK/Poster Session (Auditorium-FT) |
||||
11:00 - 11:40 |
Jorge Cássio Room B |
Álvaro Neves Room B |
Edilene Simões Room B |
Alcione Marques Room B |
Karly Alvarenga Room B |
11:50 - 12:30 |
Jorge Cássio Room B |
Álvaro Neves Room B |
Edilene Simões Room B |
Alcione Marques Room B |
Karly Alvarenga Room B |
12:30 - 14:30 |
Lunch |
||||
14:30 - 15:00 |
Short Talks Rooms ASS 432/10,433/10,439/11 |
Minicourse Yuriko Baldin Laboratory 1 |
Minicourse* Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1 |
Minicourse* Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1 |
|
15:00 - 15:30 |
Short Talks Rooms ASS 432/10,433/10,439/11 |
Minicourse Yuriko Baldin Laboratory 1 |
Minicourse* Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1 |
Minicourse* Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1 |
|
15:30 - 16:00 |
Short Talks Rooms ASS 432/10,433/10,439/11 |
Minicourse Yuriko Baldin Laboratory 1 |
Minicourse* Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1 |
Minicourse* Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1 |
|
16:00 - 16:30 |
Short Talks Rooms ASS 432/10,433/10,439/11 |
Minicourse Yuriko Baldin Laboratory 1 |
Minicourse Fredy González Laboratory 1 |
Minicourse Fredy González Laboratory 1 |
|
16:30 - 17:00 |
COFFEE-BREAK |
||||
17:00 - 17:30 |
Short Talks Rooms ASS 432/10,433/10,439/11 |
Minicourse Yuriko Baldin Laboratory 1 |
Minicourse Fredy González Laboratory 1 |
Minicourse Fredy González Laboratory 1 |
|
17:30 - 18:00 |
Short Talks Rooms ASS 432/10,433/10,439/11 |
Minicourse Yuriko Baldin Laboratory 1 |
Minicourse Fredy González Laboratory 1 |
Minicourse Fredy González Laboratory 1 |
|
18:00 - 19:00 |
Cocktail |
- |
- |
Books launch |
- |
19:00 - 20:00 |
- |
- |
|||
20:00 - 21:00 |
- |
Dinner |
- |
- |
*Parceiro deste evento é o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo)
PLENARY TALKS:
TALKS:
Título |
Autor(es) |
Etnomatemática: pesquisando saberes matemáticos culturais |
Alcione Marques Fernandes |
Active Learning – methods, results and challenges |
Álvaro José Magalhães Neves |
Livros Dinâmicos de Matemática |
Jorge Cassio Costa Nobriga |
Neurociência Cognitiva e Matemática |
Karly Barbosa Alvarenga |
Um programa de pós-graduação em educação matemática no centro-oeste |
Edilene Simões Costa dos Santos |
MINICOURSES:
Título |
Autor(es) |
Inquiry-Based Approaches to Mathematics in the Classroom |
Brigitte Lutz-Westphal |
O Desenvolvimento da Aprendizagem da Álgebra na Escola: o papel mediador do material concreto |
Yuriko Yamamoto Baldin |
História da Educação Matemática na América Latina. 10 chaves para sua compreensão |
Fredy Enrique González |
SHORT TALKS:
Título |
Autor(es) |
Construção do Número pela Criança com Deficiência Intelectual: A percepção entre diferentes ambientes escolares |
Carine Almeida Silva Noleto |
A inclusão de deficientes visuais na aprendizagem de matemática: um mapeamento bibliográfico |
Paulo Sérgio de Oliveira Conceição; Carla Lima Santos; Karla Amâncio P. Fields |
A matemática no primeiro ano do ensino fundamental: um olhar para a formação do professor |
Cristiane Teixeira Antunes; Milene de Fátima Soares |
Algumas Concepções de Professores que Ensinam Matemática sobre Práticas e Interesses Relativos ao Conhecimento Matemático |
Marlo Mendes de Souza Junior; Rafaela Oliveira Carvalho; Raquel Carneiro Dörr; Rebeca de Miranda Silva |
Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, Brasil: formação para a docência e intervenção social |
Regina da Silva Pina Neves; Raquel Carneiro Dörr; Mauro Luiz Rabelo |
Metodologia Aplicada ao Ensino da Matemática nos 7o e 9o anos do Ensino Fundamental II, no Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira (CEAMO) |
Leonor de Araújo Bezerra de Oliveira; William Martins César |
Metodologias Ativas no Ensino da Matemática |
Cleiton Rodrigues dos Santos; Wesley Vieira Xoteslem |
Uma experiência de aprendizagem colaborativa no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no curso de Zootecnia |
Francisco Eteval da Silva Feitosa |
Uma Experiência no Estágio Supervisionado: Algumas considerações e o uso do jogo para o Ensino de Matemática |
Paulo Augusto Caixeta Borges; Ana Maria Liborio de Oliveira |
Análise de algumas compreensões algébricas de estudantes de Ensino Superior |
Débora Barbosa de Moura Brasil; Karly Barbosa Alvarenga |
A Contribuição dos Jogos Matemáticos no Ensino de Frações no Sexto Ano do Ensino Fundamental |
Gabriele Oliveira dos Santos; Maria Dalvirene Braga |
Resolução de Problemas Envolvendo Função Quadrática com Aplicação do Software Geogebra |
Glaucia Garcêz Rodrigues; Maria Dalvirene Braga |
O Ensino e a Aprendizagem de Frações: o Método Canadense em Foco |
Hyago de Sousa Lima; Bruno Guedes; Regina da Silva Pina Neves |
A ludicidade na Educação Matemática Inclusiva |
Érica Santana Silveira |
Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos da Penitenciária Feminina do Distrito Federal |
Wagdo da Silva Martins; Wesley Pereira da Silva |
A Influência dos fatores emocionais e sociais na aprendizagem em matemática |
Fernandes Bernardes de Sousa; Wesley Pereira da Silva |
MATEMATHIKE: A arte de ensinar matemática |
Janaína Mendes Pereira da Silva; Geraldo Eustáquio Moreira |
Laboratório de Matemática: desafio a investigação matemática em rede |
Andreia Julio de Oliveira Rocha; Geraldo Eustáquio Moreira |
Oficinas de criatividade em matemática e seus efeitos na motivação em matemática de concluintes do Ensino Médio |
Mateus Gianni Fonseca; Matheus Delaine Teixeira Zanetti; Cleyton Hércules Gontijo |
Estratégias de intervenção sobre o ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral na Universidade de Brasília |
Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues; Regina da Silva Pina Neves |
POSTERS:
Título |
Autor(es) |
Uma maneira fácil de aprender matemática utilizando jogos |
Flávia de Oliveira Carvalho; Maria Dalvirene Braga |
Uma proposta lúdica sobre o SUMMAÊ no IFG - CÂMPUS LUZIÂNIA |
Wagner Pereira dos Santos; Igor dos Santos Lima |
Como ensinar o Teorema de Pitágoras através do GEOGEBRA |
Marco Antônio Pontes dos Santos; Rangel Geraldo Taveira Rosa |
A Observação do Processo de Inclusão de uma Estudante com Deficiência Visual |
Jefferson Matias da Silva; Wesley Pereira da Silva |
Uma análise do movimento de constituição da ementa da disciplina de Álgebra Linear na licenciatura em Matemática. |
Luciane Nunes Ribeiro; Wellington Lima Cedro |
O Grupo de Estudos de Cálculo como estratégia de suporte matemático para estudantes iniciantes do ensino superior |
Paulo Sulczinscki; Paulo Victor Ximenes de Oliveira; Raquel Carneiro Dörr |
Um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da definição de limites: uma Análise do Livro “Cálculo com Geometria Analítica” de Louis Leithold. |
Leniedson Guedes dos Santos; Karly Barbosa Alvarenga |
Matemática realística e análise da produção escrita: um estudo sobre análise combinatória no terceiro ano do ensino médio |
Luana Lopes dos Santos Alves; Regina da Silva Pina Neves |
A Teoria de Ausubel e o Ensino da Resolução de Problemas em Licenciandos de Matemática |
Josinalva Estácio Menezes; Maria Dalvirene Braga; Rui Seimetz |
A importância do estudo das geometrias não euclidianas |
Ana Carolina Lemes Santana; Fernanda Gontijo; Alexandre M. Oliveira |
Mapas Conceituais: uma estratégia pedagógica para aprendizagem significativa na disciplina de EDO |
Tatiane da Silva Evangelista |
Dificuldades e avanços no cotidiano do Ensino Superior à Distância: potencialidades e fragilidades de uma plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem |
Josinalva Estacio Menezes; Maria Dalvirene Braga; Rui Seimetz |
Explorando a geometria com alunos no Ensino Médio através de um Workshop de criatividade em matemática |
Matheus Delaine Teixeira Zanetti; Mateus Gianni Fonseca; Cleyton Hércules Gontijo |
BOOKS LAUNCH:
Book: Formação de Professores de Matemática - Desafios e Perspectivas
Authors: Raquel Carneiro Dörr and Regina da Silva Pina Neves
Editora Appris
Book: Avaliação em Matemática - Percepções docentes e implicações para o ensino e aprendizagem
Authors: Cleyton Hércules Gontijo and Valdir Sodré dos Santos
Editora Appis
Book: Ensino Médio público no Distrito Federal - Trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
Authors: Cleyton Hércules Gontijo, Maria Dalvirene Braga and Valdir Sodré
Editora UnB