Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Departamento de Matemática
Sala AT-375/06
Brasília - DF
70910-900, Brasil
andrecaldas@unb.br
As vídeo aulas serão editadas para maximizar o aproveitamento do tempo. Nada de esperar o professor apagar o quadro, ou terminar de escrever. Nada de aulas onde o professor apenas fala, enquanto vai passando slides.
As aulas serão transmitidas através de lives no youtube. Qualquer um pode assistir e participar.
Discussões serão feitas através da plataforma Talkyard, que funciona como se fosse um "StackExchange", só que é software livre. :-)
Os vídeos / streams serão intercalados com tempo para atividades a serem desenvolvidas no Talkyard,
A primeira aula é quarta-feira, 01/12/2021.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:15 - 10:00 | youtube | Bolas, vizinhanças e continuidade nos espaços métricos | Notas de aula, capítulos 1, 2 e 3. | |
10:00 - 10:30 | intervalo | |||
10:30 - 10:40 | youtube | Video de boas-vindas e alguns comentários sobre o curso. | ||
10:40 - 11:30 | talkyard | Exercícios e dúvidas. |
Não teremos tempo para fazer exercícios no horário de aula. Mas tem muito dever de casa para ser resolvido e debatido no Talkyard.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:40 | youtube | falando de espaços métricos com uma linguagem de topologia geral | Notas de aula, capítulos 1, 2 e 3. | |
09:40 - 10:00 | intervalo | |||
10:00 - 10:25 | youtube | Aberto e interior. | ||
10:25 - 10:30 | intervalo | |||
10:30 - 11:00 | youtube | Fechado e fecho. | ||
11:00 - 11:30 | youtube | sequências funcionam? | ||
Vídeo extra | youtube | métrica induzida: pode ser assistido em qualquer horário... será veiculado às 14:00 |
Hoje a aula é só bagunça! Tragam o violão. :-)
Vamos fazer exercícios e desafios no talkyard.
O ideal é que a coisa fique parecida com o StackExchange.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios | 09:00 - 11:30 | exercícios | Exercícios e desafios | Notas de aula, capítulos 1, 2 e 3. |
---|
Podemos tratar de uma topologia de várias formas.
Podemos falar de abertos, de fechados,
podemos falar da operação de fecho,
de interior, de redes, de filtros, de
Nos cursos de topologia,
normalmente o primeiro contato é com os
Agora,
vamos nos colocar no papel de inventores
(ou descobridores
),
e não de meros aprendizes.
Se fossemos
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 10:00 | youtube | divagando sobre $\mathcal{V}(x)$ | Notas de aula, capítulos 3 e 4. (na verdade, na apostila não tem muito, não) | |
10:00 - 10:30 | exercícios | |||
10:30 - 11:00 | youtube | Aberto e interior. | ||
11:00 - 11:15 | exercícios | |||
11:15 - 11:30 | youtube | Fechado e fecho. |
Em um espaço métrico $X$,
as bolas centradas em um ponto $a$,
$\mathcal{B}(a)$,
são vizinhanças que são suficientes para descrever
qualquer outra vizinhança de $a$.
A esse tipo de família,
damos o nonme de
Assim como com as bolas nos espaços métricos,
podemos falar tudo de
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 10:00 | youtube | Definições e continuidade. | Notas de aula, capítulos 3 e 4. (na verdade, na apostila não tem muito, não) | |
10:00 - 10:30 | exercícios | |||
10:30 - 11:00 | youtube | Fecho e fechado com bases de vizinhanças. | ||
11:00 - 11:30 | Todos liberados!!! |
Com o que temos até o momento, para falarmos de topologia, precisamos de uma família $\mathcal{V}(x)$ para cada ponto $x$. E essas famílias precisam satisfazer aquelas cinco condições mencionadas na aula passada.
Se quisermos construir uma topologia em $X$, como podemos construir $\mathcal{V}(x)$ garantindo que todos os axiomas sejam satisfeitos?
Hoje,
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:30 | youtube | Construindo filtros com uma base. | Notas de aula, capítulos 3 e 4. (na verdade, na apostila não tem muito, não) | |
09:30 - 11:00 | exercícios | |||
11:00 - 11:30 | youtube | Construindo filtros com uma família geradora. |
Já sabemos construir filtros. Mas um sistema de vizinhanças para um ponto $x$ é mais do que um filtro de conjuntos que contém o ponto $x$. Precisamos também fazer com que esse sistema satisfaça o último axioma: $$ D \in \mathcal{V}(x) \Rightarrow \mathring{D} \in \mathcal{V}(x). $$
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:45 | youtube | O 5º axioma: famílias geradoras. | Notas de aula, seções 5.2 e 5.3. | Responder os exercícios que estão sem solução no talkyard |
09:45 - 10:00 | exercícios | |||
10:00 - 10:15 | youtube | O 5º axioma: base da topologia. | ||
10:15 - 11:00 | exercícios | |||
11:00 - 11:30 | youtube | Continuidade com conjuntos geradores. |
Hoje começa o curso de topologia. Pra você, que estava perdido... vamos definir o que é uma topologia, o que são fechados, o que é o interior, o que é o fecho e o que é uma função contínua. Tudo feito a partir dos conjuntos abertos.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:30 | youtube | Definições. | Notas de aula, capítulos 4, 5 e 6; e seção 7.1. | |
09:30 - 10:30 | exercícios | |||
10:30 - 11:00 | youtube | Topologia induzida em um subconjunto. | ||
11:00 - 11:30 | youtube | Ínfimo e supremo de topologias. |
Alguns espaços topológicos lembram mais os espaços métricos que outros. Por exemplo, nos espaços métricos, dados dois pontos distintos $a$ e $b$, sempre existe uma vizinhança de $a$ que não contém $b$, e vice-versa. Isso, porque $d(a,b) > 0$. Mais do que isso, existe uma vizinhança $A$ de $a$ e uma vizinhança $B$ de $b$, tais que $A \cap B = \emptyset$. Sempre conseguimos separar pontos em um espaço métrico, dessa maneira.
Hoje, vamos ver várias maneiras de classificar espaços topológicos, de acordo com essas propriedades de separação.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:30 | youtube | Vários tipos de axiomas de separação. |
Munkres 4.31 até 4.33.
ATENÇÃO:
No Munkres e na apostila,
os conceitos de |
|
09:30 - 10:30 | exercícios | |||
10:30 - 11:00 | youtube |
Lema de Urysohn. Quando um espaço é |
||
11:00 - 11:30 | exercícios |
Suponha que temos uma função contínua $f: (X, \tau_X) \rightarrow (Y, \tau_Y)$. Se substituirmos $\tau_X$ por uma topologia com mais abertos, $f$ não deixará de ser contínua. E se substituirmos $\tau_Y$ por uma função com menos abertos, $f$ também nunca deixará de ser contínua.
A
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
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09:00 - 09:30 | youtube | Topologias inicial e final: definições e existência. | Notas de aula, seção 7.2. | |
09:30 - 09:45 | youtube | Exemplo. A topologia de $\mathbb{R}^2$ como uma topologia incial. | ||
09:45 - 10:00 | youtube | Exemplo. Uma topologia no espaço de funções. | ||
10:00 - 11:00 | exercícios | |||
11:00 - 11:30 | youtube | Usando diagramas para determinar continuidade. |
Ao fazermos o produto de dois espaços métricos,
tínhamos algumas alternativas que, de fato,
geravam a mesma topologia.
Topologia descreve
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:45 | youtube | Produto de duas topologias. | Notas de aula, seção 7.3. | |
09:45 - 10:30 | exercícios | |||
10:30 - 10:45 | youtube | Exemplo. Os espaços de Hausdorff e a diagonal $\Delta$. | ||
10:45 - 11:00 | exercícios | |||
11:00 - 11:30 | youtube | Exemplo. Espaços vetoriais topológicos!!! :-) |
Em atenção aos estudantes que estão com um pouco de dificuldade... Hoje é pra tirar dúvidas. Fazer perguntas! Uma pausa pra respirar.
Podemos fazer o produto de uma quantidade infinita de espaços topológicos. O conceito é bastante útil porque permite construções que podem ser usadas para representar uma diversidade de diferentes coisas.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:45 | youtube | Produto infinito de topologias. | Seção 7.3 das notas de aula. | |
09:45 - 10:00 | exercícios | |||
10:00 - 10:30 | youtube |
Exemplo.
Muitos espaços topológicos podem ser identificados
como um subespaço do |
||
10:30 - 11:00 | exercícios | |||
11:00 - 11:30 | youtube | Exemplo. Como demonstrar o teorema de Banach-Alaoglu. |
Orientações sobre o trabalho final estão disponíveis no Talkyard.
Hoje é um dia para que os estudantes possam tirar dúvidas sobre os temas do trabalho final. Também é dia de fazer exercícios e tirar dúvidas sobre os exercícios.
Vamos falar sobre completude.
Sequências de Cauchy são aquelas que,
em algum sentido,
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
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09:00 - 10:15 | youtube | Sequências de Cauchy e completude dos espaços métricos. | Seção 9.5 das notas de aula. | |
10:15 - 11:30 | exercícios |
Vamos falar sobre compacidade sequencial.
Em topologia geral, compacidade não é um conceito tão utilizado (na minha opinião). Em geral, falamos apenas em compacidade.
No entanto, nos espaços em que todo ponto tem uma base de vizinhanças enumerável, e em particular, nos espaços métricos, compacidade e compacidade sequencial são a mesma coisa.Como uma preparação... antes de falarmos em compacidade, vamos falar sobre compacidade sequencial. Principalmente nos espaços métricos.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 10:15 | youtube | Compacidade sequencial. | Seção 9.5 das notas de aula. | |
10:15 - 11:30 | exercícios |
O quociente surge quando identificamos vários pontos e tratamos como um só.
Em teoria de grupos, por exemplo, quando temos um homomorfismo de grupos \begin{equation*} f: G \rightarrow H, \end{equation*} o núcleo $N = f^{-1}(1_H)$ é tal que para qualquer $g \in G$, todos os elementos $a \in gN$ são levados por $f$ no mesmo ponto $f(g)$. De fato, \begin{equation*} a \in gN \Rightarrow \exists n \in N,\, a = gn, \end{equation*} implica em \begin{equation*} f(a) = f(gn) = f(g) f(n) = f(g). \end{equation*} Sendo assim, podemos "passar o quociente": \begin{CD} G @>{f}>> H \\ @V{\pi}VV \tilde{f} {\nearrow} \\ G/N. \end{CD} No fundo, estamos tratando todo o conjunto $gN$ como se fosse um ponto só, e definindo $\tilde{f}(gN) = f(g)$.
A topologia quociente nos permite colocar em $G/N$ uma topologia compatível com esse tipo de construção.
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:45 | youtube | Topologia quociente. |
Seção 7.4 das notas de aula.
Livro sobre grupos de Lie do professor San Martin (pular os exemplos mais esquisitos). |
|
09:45 - 10:00 | exercícios | |||
10:00 - 10:30 | youtube | Grupos topológicos. | ||
10:30 - 11:00 | youtube | Quociente de grupos. | ||
11:00 - 11:30 | youtube | Topologia no grupo quociente. |
Finalmente,
vamos falar sobre
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 10:15 | youtube | Compacidade. | Capítulo 9 das notas de aula. | |
10:15 - 10:30 | exercícios | |||
10:30 - 11:30 | youtube | Compacidade na topologia produto. |
Hoje é só no fórum.
Por uma aplicação contínua, imagem inversa de fechado é fechada. E imagem direta de compacto é compacta.
Hoje, vamos falar da relação entre os espaços de Hausdorff e a compacidade. Em particular, em um espço topológico que além de ser compacto, também é de Hausdorff, um conjunto é fechado se, e somente se, for compacto. Neste caso, por exemplo, as aplicações contínuas são fechadas. A imagem direta de um fechado (compacto) é fechada.
Sexta-feira, dia 05/01/2022,
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:45 | youtube | Compacidade e a propriedade de Hausdorff. | Capítulo 9 das notas de aula. | |
09:45 - 11:30 | exercícios |
Às vezes,
você precisa que um determinado ponto do espaço tenha
uma vizinhança compacta.
Não só isso...
às vezes, você precisa poder tomar essa vizinhança compacta
tão pequena quanto você queira.
Isso pode ser feito quando o espaço é
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 09:45 | youtube | Compacidade local. | Capítulo 9 das notas de aula. | |
09:45 - 11:30 | exercícios |
Você já deve ter recebido a prova no seu e-mail!
Vamos fazer uma preparação para que na próxima aula
possamos falar um pouco
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
---|---|---|---|---|
09:00 - 10:00 | youtube | Gráficos fechados. | ||
10:00 - 11:30 | exercícios | Tempo para o trabalho final. |
Vamos falar um pouco
Horário | Plataforma | Assunto | Referência | Exercícios |
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09:00 - 09:45 | youtube | Gráficos fechados. | ||
09:45 - 11:30 | exercícios | Tempo para o trabalho final. |