MAT Palestras - Teoria dos Números

Um survey da função Γ(K,d)

Seja K um corpo. Nesta palestra, vamos estudar a equação a1x1d+ .....+ asxsd= 0, com coeficientes em K. A função Γ(K,d) fornece o número mínimo de s que garanta que essa equação tenha soluções não-triviais em K, independente da escolha dos coeficientes. Apresentarei um survey dos resultados conhecidos dessa função, especialmente os resultados demonstrados nos últimos anos. Vou explicar alguns métodos comuns utilizados nas demonstrações e apresentar vários problemas em aberto.
Michael Knapp Loyola University - EUA em 20/10/2021

Abstract

Local e Data

Tema: Um survey da função Γ(K,d)