MAT Roteiros e Procedimentos

Colação de grau

Processo e procedimentos

A colação de grau é uma cerimônia realizada no último ano de faculdade com o intuito de conceder o grau acadêmico ao estudante concluinte. Dessa forma, o formando passa a ser tratado pelo título de bacharel(a) ou licenciado(a). A participação na solenidade só é permitida aos discentes que alcançam aprovação em todas as disciplinas da grade curricular e no trabalho de conclusão de curso. Além disso, cumprem com as exigências da graduação, como entrega das atividades complementares.

Colação de Grau Simplificada

Como visto, a colação de grau é realizada com o intuito de entregar o diploma e reconhecer o grau acadêmico ao formando.

Passos:

• Gerar a relação de prováveis formandos por cursos;
  • Pegar o contato de um representante de cada curso
  • Enviar a relação ao IE;
  • Enviar e-mail a todos os prováveis formandos confirmando a participação dos interessados na colação simplificada nas datas sugeridas pelo IE;
  • Após confirmação verificar a documentação/pendências dos interessados;
  • Enviar ata para o IE (com no mínimo uma semana de antecedência).

Problema encontrado: Alunos que formaram e não participaram da colação de grau.

Colação de Grau Tradicional

As colações de grau dos cursos de graduação da UnB serão organizadas de forma autônoma pelos institutos e faculdades da instituição. A medida, prevista no Ato da Reitoria N° 1734/2018, permitirá que as cerimônias atendam às particularidades de cada unidade e suas respectivas comunidades acadêmicas.
A solenidade poderá ser realizada dentro ou fora da UnB. A escolha do local, data e de outros aspectos que envolvem o planejamento e os formatos do evento serão determinados pelas unidades em articulação direta com os formandos.

Passos:

• A secretaria deve gerar a relação de prováveis formandos por cursos;
  • Enviar e-mail a todos os alunos orientando a formar uma comissão de formatura com dois alunos de cada curso mais dois servidores da secretaria;
  • Os alunos devem sugerir três datas, confirmar esta data com o Diretor e mais um decano (da escolha dos alunos);
  • Após fechar a data, a secretaria ficará responsável pela reserva do Centro Comunitário, Becas, Bandeiras, primas, capelo, faixa, roteiro da cerimônia (pode pedir ajuda ao CERI).
  • Dois servidores deverão estar no evento para organização antes da cerimônia e durante. Cabe aos servidores conferir se todos os alunos assinaram a ata de colação, bem como a conferência da devolução dos materiais utilizados.

Obs: Flores, cerimonialista, e relação de convites aos homenageados, Paraninfos e Patronos ficarão a cargo dos alunos.
A mesa será composta pelos Coordenadores de Cursos, Diretor, Chefe, Patronos e Paraninfos