MAT Roteiros e Procedimentos

Revisão de Menção

Processos e procedimentos

  1. Definição
    Reavaliação da menção final atribuída pelo professor ao aluno em disciplina, para que seja revista e alterada no histórico escolar. 

  2. PASSO-A-PASSO:

    1. O aluno entrega o formulário de Revisão de Menção para a Secretaria.
    2. A Secretaria cria o processo SEI. Inclui o formulário digitalizado, atribui ao professor responsável pela disciplina e encaminha e-mail informando a atribuição do processo.
    3. O Professor elabora o parecer,
    4. A secretaria informa o resultado ao aluno e encaminhamos o processo para o Posto Avançado do Departamento, se houver alguma alteração. Caso não seja mudada a menção, o processo fica arquivado na Secretaria. 

  3. Pontos Fundamentais

    É direito do aluno conhecer, antecipadamente, os indicadores de avaliação de desempenho acadêmico, tomar conhecimento das menções parciais a ele atribuídas e das correções efetuadas, bem como solicitar a revisão de menção final.

    Cabe pedido de revisão de menção sempre que o aluno não concordar com a menção que lhe foi atribuída pelo professor.

    Quando a menção final for mantida, a unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina ficará de posse do processo até o prazo final para interposição de recurso.

    Quando o parecer emitido pelo professor for o de alterar a menção de aprovação para reprovação, o processo deverá conter também a homologação da Câmara de Ensino de Graduação antes do lançamento em sistema.

  4. Solicitação 

    4.1 Local
    Secretaria da unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina.

    4.2 Período
    Estabelecido no “Calendário Universitário”.

    4.3 Procedimentos
    Apresentar os formulários “Revisão de Menção Final em Disciplina” e “Exposição de Motivos”.

  5. Análise

    5.1 Responsável
    Professor indicado da disciplina.

    Em caráter excepcional, em caso de impedimento do professor da disciplina, a chefia da unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina designará outro docente da mesma área ou de área afim para julgar a solicitação.

    5.2 Critérios
    Parâmetros de avaliação previamente definidos pelo professor da disciplina.

    Coerência com o plano de ensino da disciplina.

    Instrumentos não-documentais: quando a menção atribuída for comprovada e justificadamente fundamentada em instrumentos de avaliação não-documentais, será exigido, além do plano de ensino com os critérios de avaliação, um relatório do desempenho do aluno.

  6. Resultado

    Alteração: processo será encaminhado ao posto avançado para registro em histórico escolar.
    Manutenção: o processo será mantido na unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina até o prazo final para interposição de recurso.

    6.1 Registro
    A nova menção atribuída ao aluno conforme o resultado do processo de revisão de menção será alterada no histórico escolar.

    6.2 Ciência do aluno
    Verificação do resultado da solicitação de revisão de menção, na unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina, até o máximo de 48 horas após o término do período estipulado, dando ciência do processo.

    Menção Alterada: Por via postal.
    Menção Mantida: A ciência do resultado deverá ser atestada, no processo, na secretaria da unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina.