MAT Roteiros da Pós-graduação

Banca de Defesa

Processos e procedimentos

Processo tem que ser criado com no mínimo 30 dias de antecedência

Ao receber o formulário, verificar se há ou não membro externo ao PPG/MAT (professor membro da banca) está com a matrícula FUB. Em caso de membro externo à FUB, procurar o CPF.

As bancas deverão ter a seguinte composição:

1. Para mestrado: orientador (sem direito ao voto), um membro interno, um membro externo e suplente;
  2. Para doutorado: orientador (sem direito ao voto), um membro interno, dois membros externos e um suplente.

Caso seja necessário solicitar passagem, ver tópico Diárias e Passagens

Passos

• Formulário de defesa  (deve ser preenchido em conjunto com o orientador), disponível em https://www.mat.unb.br/pg/17/Formularios-da-Pos-Graduacao . Se tiver membro externo, anexar Lattes, anexar histórico e formulário de pendências (FORPEN) disponível no SIPPOS.
  • Fazer cadastro no SIPPOS -> Acompanhamento -> Ocorrências -> Trabalho final -> Elaboração de trabalho final -> Cadastrar as informações do discente e da banca -> Localizar registro do aluno -> Preencher as informações. Em situação, selecionar a opção 1. Cadastrar também a Comissão Examinadora, salvar e imprimir o relatório de defesa.
  • Agendar sala (vide: controle de salas no drive)
  • Enviar o processo para a Comissão de Pós Graduação  aprovar a banca e assinar o memorando via SEI.
  • Inserir o documento Relatório de defesa do próprio SEI. Preencher com as informações da banca. (Novo documento -> em Escolha o Tipo do Documento digite Relatório de defesa de pós-graduação).*Este formulário só pode ser inserido nesta fase pois deverá ser assinado por todos os membros e  o aluno da Banca, inclusive o Coordenador.*
  • Divulgar por e-mail para cada membro inclusive ao aluno os procedimentos para assinatura do relatório de defesa via SEI, em conformidade com disposto no artigo 36 da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 080/2017. Documento com as instruções: 4477439.
  • Imprimir as declarações de examinador de banca no SIPPOS (SIPPOS -> Acompanhamento -> Declaração -> Membro de Comissão Examinadora). Pedir para a coordenação assinar e entregar aos membros no dia da defesa.
  • OBS: É de suma importância o preenchimento do Relatório de Defesa

1. Área de Concentração/ Field of Study ( matemática)
  2. Código/ Code: 1392 ( Mestrado)  e número a depender da área ( Doutorado)
  3. Comissão Examinadora: nome/titulação/função/ Instituição.

Após a defesa

• Verificar se todos os membros da banca assinaram o relatório de defesa. Bem como o/a coordenador(a) do PPG/MAT.
  • Esperar que o discente envie para o e-mail a dissertação/tese, o resumo e abstract e o termo de autorização de publicação, tudo em pdf em arquivo em separado e Anexar no SEI. Verificar se o título corresponde ao título que está no relatório de defesa e no SIPPOS.
  • Encaminhar para o DPG via SEI.

Após a entrega da dissertação ou tese

• Fazer um cadastro no SUCUPIRA. Portal do Coordenador -> Trabalhos de Conclusão -> Cadastrar Trabalho de Conclusão. Coloque as informações necessárias e anexe, caso o discente tenha autorizado para publicação, a dissertação ou tese
  • As palavras-chaves são separadas por ;
  • Caso os membros da banca examinadora não estejam cadastrados no Sucupira, ir em Portal de Coordenador -> Participantes externos -> Fazer o cadastro dos participantes externos.