O X Workshop de Verão em Matemática é um evento que ocorrerá no período de 19 a 23 de fevereiro de 2018, paralelamente ao curso da Escola de Verão. Neste evento, serão promovidas palestras de divulgação científica e minicursos em diferentes áreas de interesse, fornecendo aos participantes da Escola de Verão uma visão diversificada sobre variados tópicos de pesquisa em Matemática, em especial nas áreas de interesse dos pesquisadores do MAT/UnB. O principal objetivo destas atividades consiste no intercâmbio e divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes de pós-graduação participantes do evento.
Acomodações
A UnB não possui alojamento suficiente para todos os participantes do X Workshop de verão em Matemática. Contudo estamos auxiliando, na medida do possível, os participantes em relação a informações sobre reserva de hotéis.
A escolha e reserva da acomodação é responsabilidade exclusiva de cada participante, não tendo UnB qualquer responsabilidade por eventualidades relacionadas à acomodação e estadia.
Seguem abaixo o link de dois hotéis que estão com taxas especiais aos participantes.
Inscrições para o X Workshop de Verão em Matemática
Até as 9h do dia 19/02/2018 no Departamento de Matemática.
Programação de cursos e minicursos
Abaixo encontran-se informações básicas sobre os minicursos que serão oferecidos durante a o X Workshop de Verão em Matemática.
Mini-Cursos
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Algebras, quivers and adjoint fucntors - Notas do Curso
Ministrante: Professor: Kostiantyn Iusenko - USP
Ementa: This mini-course is a short introduction to the basic concepts of category theory and representation theory of finite-dimensional algebras. We will learn the concept of adjoint functors and will show that the construction ''quiver'' <--> "algebra" can be interpreted as a pair of adjoint functors between certain categories. Lectures almost do not contain the proofs, theoretical part will be accompanied with examples, and sometimes introduced in the form of exercises.
Datas e horários: 19/02, 20/02 e 22/02. De 14:30 as 16:00.
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Dinâmica, geometria e simetria - Lista de exercícios
Ministrantes: Professores Andre Caldas de Souza - UnB, Lucas Seco Ferreira - UnB e Mauro Patrão - UnB
Resumo: Nesse minicurso, vamos apresentar um panorama geral e acessível de assuntos relacionadas à pesquisa do grupo de Sistemas Dinâmicos da UnB. Vamos focar em exemplos interessantes e apresentar as partes mais simples das técnicas e demonstrações.
Nas primeiras três aulas, vamos falar sobre dois tipos de sistemas dinâmicos onde as simetrias aparecem de maneira natural. O primeiro tipo é a dinâmica de translações em variedades flag, bem exemplificado pela dinâmica de uma matriz agindo em direções no espaço projetivo. Conseguimos dar uma caracterização completa dos comportamentos transiente e recorrente. Isso era conhecido apenas no caso de uma matriz diagonal ou conforme. O segundo tipo é a dinâmica de um endomorfismo de um grupo de Lie, bem exemplificado pela aplicação elevar ao quadrado nos complexos menos a origem. Conseguimos dar uma caracterização completa da entropia topológica, dada pelo princípio variacional. Isso era conhecido apenas no caso de grupos compactos. Para isso, apresentaremos na aula anterior a entropia topológica e seu princípio variacional, o que era conhecido apenas para espaços compactos.
Nas duas últimas aulas, vamos falar sobre a geometria de espaços com bastante simetria. Na quarta aula, após relembrarmos a noção de métrica invariante pela ação de um grupo de Lie, descrevemos todas as métricas invariantes em variedades flag de formas reais normais, o que era conhecido apenas para variedades flags complexas. Na última aula, vamos mostrar como contar as geodésicas ligando dois pontos de um grupo de Lie compacto com uma métrica biinvariante, o que era conhecido apenas para as geodésicas minimizantes de grupos simplismente conexos.
Datas e horários: 19/02 a 23/02. De 17:30 as 18:30.
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Introdução à teoria de controle de sistemas dinâmicos - Notas do Curso; Cronograma
Ministrante: Professor Hugo Tadashi Muniz Kussaba - UnB
Resumo: A teoria de controle é uma área da matemática aplicada cujo foco é a análise e o projeto dos chamados sistemas de controle, isto é, sistemas que permitem a atuação de uma entrada no sistema que pode influenciar o comportamento do mesmo. A pergunta básica da teoria de controle é como projetar esta entrada de modo a se obter um comportamento desejado. Devido à sua versatilidade, a teoria de controle encontra aplicações desde em problemas de engenharia, como robótica, até problemas de economia e ecologia.
Neste mini-curso abordaremos uma introdução à teoria de controle de sistemas dinâmicos lineares, tanto de sistemas em tempo contínuo quanto de sistemas em tempo discreto, com maior enfoque no caso de tempo contínuo. Serão tratados os conceitos de controlabilidade e observabilidade de sistemas dinâmicos lineares, critérios para analisar a estabilidade desses sistemas e como realizar a estabilização desses sistemas, assim como estimar o estado desses sistemas a partir de medições.
Datas e horários: 19/02 a 23/02/2018. De 16:30 as 17:30.
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O fluxo redutor de curvas e superfícies
Ministrante: Professor Hiuri Reis - IFG
Ementa: Neste minicurso, vamos discutir alguns aspectos da evolução de curvas pelo fluxo redutor de curvas. Vamos começar apresentando a definição de fluxo redutor de curvas no plano Euclidiano e discutiremos algumas de suas propriedades. Em seguida, vamos estudar o fluxo redutor de curvas em superfícies, discutindo suas principais propriedades. Vamos apresentar as soluções autossimilares do fluxo redutor de curvas no plano Euclidiano, dando a classificação e descrição destas curvas. Para finalizar, vamos definir as soluções sólitons do fluxo redutor de curvas em superfícies e apresentar alguns propriedades e exemplos destas curvas.
Datas e horários: 19/02 a 21/02. De 16:30 as 18:00.
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Problemas quasilineares elípticos modelados no espaço BV - Notas do Curso
Ministrante: Professor Marcos Tadeu Oliveira Pimenta - UNESP
Resumo: Nesse minicurso definiremos e exploraremos as propriedades básicas do espaço das funções de variação limitada. Especial atenção será dada às aplicações a problemas elípticos que se modelam naturalmente nesse espaço.
Datas e horários: 19/02 - 16:30 às 17:30; 20/02 - 16:30 às 17:30; 21/02 - 17:30 às 18:30.
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Random and No-Slip Billiard Dynamical Systems
Ministrante: Professor Scott CooK - Tarleton State University
Resumo: This workshop will explore two variants of billiard dynamical systems - no-slip billiards and random billiards. We will emphasize both the important mathematical definitions/results and modern computer-based simulation techniques using Python and its scientific stack.
A no-slip billiard systems (introduced by Broomhead & Gutkin [93]) uses a deterministic collision law for hard spheres with a single point of contact which allows transfer of momentum between translational and angular modes while conserving total kinetic energy. It act like a frictional force without complex deformations of the colliding spheres. Students will simulate these no-slip system to explore how they contrast to standard specular systems.
In a random billiard systems, the standard specular reflection law is given a random component via surface “microstructure”. These systems exhibit many of the properties of standard billiards system, but allow for scattering seen in real gas-surface interactions. We can define a notion of temperature for the surface, allowing a theory of stochastic thermodynamics (heat flow, entropy, work, etc) rooted in billiard dynamics. If time allows, we may discuss many particle systems which combine both of the collisions laws.
Datas e horários: 19/02 a 23/02. De 14:30 as 16:00.
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Flexible Thinking in the mathematics classroom
Ministrante: Brigitte Lutz-Westphal - Departamento de Matemática da Freie Universität Berlin
Resumo: Flexible thinking is an important element in mathematics education. It allows to grasp mathematical phenomena more clearly (cf. Wittmann (1985)) and trains the questioning of given facts. For a research-based approach to mathematics (cf. Ludwig, Lutz-Westphal, Ulm, 2017), flexible thinking is essential. It's also fun to think "around the corner" this way. This workshop introduces flexible thinking tasks (Lutz-Westphal (2018)) that can be applied to all levels of education. Subsequently, such tasks are jointly developed and tested in the group, so that the participants take home specific ideas for mathematics classroom activities.
Datas e horários: 21/02 e 22/02. De 14:00 as 16:00.
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Sequências no GeoGebra
Ministrante: Sérgio Carrazedo Dantas - Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Apucarana
Resumo: O presente minicurso tem por objetivo promover a integração de conhecimentos técnicos relativos ao softwareGeoGebra e conhecimentos matemáticos sobre sequências algébricas e numéricas. Nas atividades desenvolvidas, exploramos ferramentas e comandos do GeoGebra que permitem construir sequências e arranjos geométricos por meio de iterações numéricas, isometrias dinâmicas e combinações de comandos internos do softwareGeoGebra. A participação nesse minicurso exige conhecimentos básicos sobre o GeoGebra.
Data e horário: 20/02. De 14:00 as 16:00.
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O laboratório de educação matemática: concepções, trajetórias e implicações para a formação docente
Ministrante: Janice Pereira Lopes - Universidade Federal de Goiás (IME/UFG)
Resumo: O crescente número de Laboratórios de Ensino que têm se constituído junto aos cursos de Licenciatura em Matemática sugere a importância que tais laboratórios representam no processo de formação inicial de professores de Matemática. Tal crescimento impulsiona reflexões e pesquisas em torno das características, objetivos e fundamentos destes laboratórios, resultando, inclusive, no surgimento de diferentes nomenclaturas e concepções. Laboratório de Ensino; Laboratório de Ensino e Aprendizagem, Laboratório de Educação Matemática, entre outros, são algumas das denominações utilizadas para espaços dessa natureza. Mais do que modos diferentes de denominação, ao avaliar mais cuidadosamente cada uma destas nomenclaturas, é possível perceber que, em alguns casos, elas carregam concepções distintas não só do papel do laboratório, mas, também, acerca da formação priorizada. No cenário nacional, desde a promulgação da LNDBE, em 1996, e posteriormente da Resolução CNE/CP nº2, de 2002, que determina 400 horas de estágio curricular supervisionado, a importância dos LEM para a formação do professor de matemática tem sido destacada. Na UFG, a resolução 332 do CCEP (UFG), de 1992, estabeleceu um novo currículo para oCurso de Matemática – Bacharelado e Licenciatura, e tambémdeterminou a criação de um Laboratório de Ensino de Matemática destinado, entre outras coisas, à análise e elaboração de materiais didáticos de Matemática a serem utilizados no Estágio Curricular Supervisionado. Esse minicurso pretende resgatar vestígios históricos do surgimento dos LEM, bem como algumas concepções e desafios que cercam a constituição e manutenção destes espaços.
Datas e horários: 21/02 e 22/02. De 16:30 as 18:30.
Exposição - A matemática está em tudo no Distrito Federal e entorno
Instituto de Ciências Exatas, UnB
Instituto Federal de Brasília, IFB
Segunda-feira dia 19/02 de 10:30 as 12:00 e de 14:00 as 16:00.
XLVII Escola de Verão MAT/UnB
As Escolas de Verão do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (MAT/UnB) foram idealizadas no início dos anos 70. Até hoje, mais de quarenta edições do evento foram realizadas, com início no ano de 1972. Desde então, este tem sido reeditado anualmente, o que nos levará à sua quadragésima sétima edição, programada para ocorrer no período de 08 janeiro e 23 fevereiro de 2018.
Ressalta-se que a Escola também tem caráter importante para os alunos interessados na adesão ao programa de pós-graduação do Departamento de Matemática da UnB no nível de Mestrado, porque fornece parâmetros complementares para viabilizar a seleção de candidatos e distribuição de bolsas de estudo para o programa de mestrado. Na atual edição, esta tarefa será realizada através do curso de Álgebra linear II. Encorajamos também a participação de estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e pesquisadores em Matemática e áreas afins, além de profissionais oriundos de todas as regiões do país e do exterior que buscam aperfeiçoamento matemático ou interação científica.
Cartaz do evento
Curso ofertado
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Álgebra Linear 2
Ministrante: Professor Emerson de Melo - UnB.
1. Equações Lineares
2. Espaços Vetoriais
3. Polinômios
4.Decomposição Primárias
5. Fórmula de Jordan
6. Teorema Espectral
7. Produto Interno
8. Fórmulas Multilineares e Tensores.
Comitê organizador do evento: