Destaques

Topologia Geral

Início: 04.01.2016 das 09h00 às
12h00 de segunda à sexta
Sala: ASS 402/10 Departamento de
Matemática - UnB

Os estudantes devem se apresentar
às 08h30 para fins de credenciamento.

Equações Dinâmicas em
Escalas Temporais e
Aplicações

Local: Sala B. Térreo do Departamento
e Matemática.
Horário: 14h30 às 16h30

Atenção!
As inscrições para o curso de
Topologia Geral estão encerradas.
Veja aqui a lista completa dos
candidatos selecionados

As inscrições para os demais cursos
ficarão abertas até a véspera do
evento. 
Inscreva-se.

Cartaz

XLV Escola de Verão MAT/UnB

Programação de cursos e minicursos

Descrevemos abaixo os programas dos cursos e minicursos que serão oferecidos durante a XLV Escola de Verão do MAT/UnB.

Cursos

Topologia Geral

Ministrante: Professor Ewerton Vieira (UFG).

Périodo: 4/1/16 a 5/2/16

Carga horária: 60 horas.

Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação.

Objetivos: A Topologia Geral é um tópico que preenche adequadamente a lacuna entre o final da graduação e o início do mestrado, ao passo que introduz para os estudantes ainda não graduados a noção de abstração matemática, essencial durante todos os outros cursos de pós-graduação na área. Por outro lado, o curso de Topologia Geral ganha relevância para os recém-egressos em programas de mestrado em Matemática ou áreas afins, pois muitos dos resultados nele discutidos são aplicáveis em outros tópicos/áreas do conhecimento, e.g. Análise e Geometria Diferencial. O objetivo desse curso é apresentar de maneira abrangente as principais propriedades dos espaços topológicos e fazer uma introdução ao reino da Topologia Algébrica.

Ementa: Espaços topológicos e aplicações contínuas. Espaços conexos. Axiomas de Separação. Espaços compactos. Topologia produto. topologia quociente. Homotopia: grupo fundamental e espaços de recobrimento. Homologia singular. Propriedades homotópicas dos grupos de homologia. Teorema de excisão. Sequência de Mayer-Vietoris. Teorema de separação de Jordan-Brower. Característica de Euler. Aplicações de $S^n$ em $S^n$. Introdução à teoria do grau.

Referências Bibliográficas

Voltar

Grupos Finitos Admitindo Automorfismos Livres de Pontos Fixos

Ministrante: Professor Emerson Ferreira de Melo (UnB)

Período: 11/1/16 a 22/1/16

Local: Departamento de Matemática

Horário: Terças, Quartas e Quintas-feiras, de 14h às 16h

Carga horária: 12 horas.

Público-alvo: Alunos de pós-graduação.

Objetivos: Fazer uma introdução ao estudo de grupos finitos admitindo um automorfismo livre de pontos fixos e mostrar como utilizar anéis de Lie associados para limitar parâmetros desses grupos.

Ementa: Pontos fixos de automorfismos. Automorfismos de ordem prima livres de pontos fixos. Anel de Lie associado a um grupo nilpotente. Teorema de Higman-Kreknin-Kostrikin.

Referências Bibliográficas

Voltar

Equações Dinâmicas em Escalas Temporais e Aplicações

Ministrante: Professora Jaqueline Godoy da Universidade de Brasília (UnB)

Périodo: 4/1/16 a 21/1/16

Local: Sala B. Térreo do Departamento de Matemática.

Horário: Segundas, terças e quintas-feiras, de 14h30 às 16h30

Carga horária: 18 horas.

Público-alvo: Alunos de pós-graduação.

Objetivos: Dar uma visão global sobre as equações dinâmicas em escalas temporais e suas aplicações em modelos populacionais, econômicos e físicos. Pretendemos abordar os tópicos centrais, bem como os principais resultados existentes na teoria. Os conceitos e resultados estudados serão ilustrados a partir de exemplos.

Ementa: Introdução. Delta integrais. Equações dinamicas em escalas temporais e funções exponenciais em escalas temporais. Transformada de Laplace em escalas temporais. Relação entre as Riemann delta integrais e as integrais de Riemann-Stieltjes. Relação entre as equações diferenciais em medida e as equações dinâmicas em escalas temporais. Resultados para equações dinâmicas em escala temporal via EDMs. Aplicações.

Referências Bibliográficas

Equações de Evolução Via Formas

Ministrante: Professor Jamil Gomes de Abreu Júnior (UFSCar)

Périodo: 12/1/16 a 20/1/16

Local: Departamento de Matemática

Horário: 10h às 12h.

Carga horária: 18 horas.

Público-alvo: Alunos de pós-graduação.

Objetivos: O objetivo desse minicurso é aproximar o estudante alvo da pesquisa em Matemática na área de Equações de Evolução. Tem o viés de introduzir o aluno a assuntos chave que poderão ser explorados de forma mais profunda em futuras investigações científicas durante o mestrado ou doutorado na área, ou a posteriori. O assunto será abordado a partir da noção de formas diferenciais, ferramenta que tornou-se imprescindível na investigação matemática devido ao seu imenso poder de penetração e uniformização teóricos. De maneira geral, o minicurso trabalha de forma intrínseca a relação entre Ensino e Pesquisa, pois prepara os estudantes com interesse em na teoria de Equações Diferencias de Evolução para seus primeiros passos no que diz respeito à investigação Matemática.

Ementa: Elementos da teoria de semigrupos. Análise no espaço $H^1$. Formas e operadores: Laplaciano de Dirichlet, Neumann e Robin, Operador de Dirichlet-a-Neumann e Operador de Stokes. Comportamento assintótico via invariância. Formas setoriais. Equações não-autônomas.

Referências Bibliográficas

Voltar

Operadores Diferenciais em Variedades Riemannianas

Ministrante: Professor José Nazareno da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Périodo: 18/1/16 a 29/1/16

Local: Departamento de Matemática

Horário: Segundas, Quartas e Sextas-feiras, de 10h às 12h

Carga horária: 12 horas.

Público-alvo: Alunos de pós-graduação.

Objetivos: Fazer uma introdução ao estudo de equações diferenciais parciais sobre Variedades Riemannianas e estudar os principais operadores diferenciais nesses ambientes.

Ementa: Variedades Riemannianas: elementos básicos. Tensores em variedades Riamannianas. Derivada covariante de um tensor. Conexão afim. Curvatura. Derivada de Lie. Operadores diferenciais. Orientação. teorema da Divergência. Relação entre Tensores e operadores diferenciais. Método de Perron. Desigualdade de Heintze-Karcher. Teorema de Alexandrov.

Referências Bibliográficas

Voltar