MAT Notícias

EspMEM

EspMEM

Sobre

O curso de Especialização em Metodologias do Ensino de Matemática tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica, a partir da formação continuada do(a) docente que ensina matemática. Destina-se a professores e professoras que atuam nas redes de ensino pública e privada, sejam eles experientes ou iniciantes na carreira. O curso foi planejado de modo a ampliar a compreensão dos conteúdos matemáticos enquanto produção histórico-cultural por meio de vivências em situações didático-pedagógicas, vinculadas à prática atual em sala de aula.

A primeira edição do curso foi desenvolvida no período de julho/2017 a dezembro/2018, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), promovido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade de Brasília (UnB), em três polos: Anápolis-Goiás, Águas Lindas-Goiás e Cruzeiro do Sul-Acre.

Ele foi composto por 11 disciplinas, descritas a seguir, totalizando 34 créditos e 540 horas.

Aspectos Metodológicos da Matemática de Educação Básica:

1 – Atividades práticas de ensino de Matemática

2 – Avaliação Educacional

3 – Docência no Ensino Superior

4 – Ensino de Matemática: Conceitos e Tendências

5 – Ensino de Matemática e Inclusão Social

6 – Estudo de Funções

7 – Geometria

8 – Pesquisa em Ensino de Matemática

9 – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica

10 – Trabalho de Conclusão de Curso

 

 Docentes

Coordenador Geral:             Rui Seimetz

  • Professores/ Tutores:        Jodette Guilherme Amorim
                                                Josinalva Estacio Menezes
                                                Jorge Cássio Costa Nóbriga
                                                Maria Dalvirene Braga
                                                Paulo Cesar Bernardo Silva
                                                Raquel Carneiro Dörr
                                                Regina da Silva Pina Neves
                                                Ricardo Ruviaro
                                                Vilmondes Rocha
                                                Wesley Pereira da Silva

 Egressos

Polo Águas Lindas                                              

1 – Adriana Gomes Pereira Araújo
2 – Andrea Maria Campos Ramos
3 – Anne Bezerra oliveira
4 – Antonia Simone Rufino dos Santos
5 – Cristiane Schneider Peres
6 – Débora Ramos de Araújo
7 – Dênia Mara Gonçalves da Silva
8 – Fernandes Bernardes de Sousa
9 – Flávia Oliveira Carvalho
10 – Frampuam Junior Dias Batista
11 – Francisco de Assis Coelho Cavalcanti
12 – Francisco Wagner S. de Sousa
13 – Gabriele Oliveira dos Santos Castro
14 – Genildo Fernandes Batista
15 – Helena Cristina Aragão de Sá
16 – Janaína Mendes Pereira da Silva
17 – José Tarcízio dos Santos Filho
18 – Josiel Pacheco de Andrade
19 – Marlene Pereira do Nascimento
20 – Michelle da Silva S. Marques
21 – Nidelmar Almeida Santos
22 – Paulo Eduardo S. de Carvalho
23 – Paulo Vinícius P. de Lima
24 – Philipe Rocha Cardoso
25 – Raissa Costa Carvalho
26 – Raquel Cesário da Silva
27 – Rodrigo de Melo Pessanha
28 – Rubiane Daniele Cardoso
29 – Sabrina Crisóstomo Rocha
30 – Sabrina Soares Dias de Melo
31 – Sérgio Peres de Oliveira
32 – Susany Ferreira de Almeida
33 – Wagdo da Silva Martins

Polo Anápolis

1 – Fabiane da Costa Correia
2 – Flávia Carneiro da Silva Lima
3 – Glaucia Garcêz Rodrigues
4 – Henrique de Morais Souza
5 – Herley Marx Holanda
6 – Janete Dias de Sousa Botejo
7 – Jhonatans da Silva Fernandes
8 – Karine Martins Cirqueira de Lemos
9 – Layanne Rodrigues Pereira Alves
10 – Lúcia Vera Lima Texeira
11 – Luciana da Silva Naves Costa
12 – Luis Daniel Santana de Matos
13 – Marcio Gomes Ferreira
14 – Marilia Dias de Araújo
15 – Nataliana Marques Gonçalves
16 – Priscila Maria Sousa Machado
17 – Renan Fonseca Madeira
18 – Renato Gomes Machado
19 – Susane Pereira de Sousa Silva
20 – Wellington Graciano de Jesus

Polo Cruzeiro do Sul

1 – Bárbarah Cartlandy Silva Souza
2 – Edson Herculano Lima Sobrinho
3 – Eneilton Tavera de Oliveira
4 – Hígila Oliveira Bandeira
5 – Ildo Silva do Nascimento
6 – James Mendonça Oliveira
7 – Jefferson Matias da Silva
8 – Joabe Fontes Morais
9 – Maria da Conceição Araújo
10 – Maria Jaqueline da Silva
11 – Rozana Lima Valeiko
12 – Tacila Jamine Gomes Pinto
13 – Ualisson Souza Negreiros

 

 Monografias

Cursista/ Orientador                                                                                       Título

Adriana Gomes Pereira Araújo
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                            A tecnologia assistiva para o estudante com deficiência visual: contribuições no ensino e aprendizagem no ensino e aprendizagem de matemática

 

Andrea Maria Campos Ramos
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                                    As percepções de professores de matemática em formação continuada sobre o estudante com necessidades específicas

 

Anne Bezerra Oliveira
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                           As dificuldades no ensino da matemática nas escolas públicas inclusivas do Distrito Federal: um olhar sobre a deficiência visual

 

Antônia Simone Rufino dos Santos
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                           Um estudo sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática na escola inclusiva

 

Bárbarah Cartlandy Silva Souza
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                           A educação matemática e a família: ações com uma aluna com transtornos funcionais específicos

 

 Cristiane Schneider Peres
(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim)                                                    A utilização dos jogos matemáticos para alunos do 6º ano do ensino fundamental com transtornos de aprendizagem

 

Débora Ramos de Araújo
(Orientadores: Paulo Cesar Bernado Silva e Ricardo Ruviaro)                   A confecção de sólidos geométricos como ferramentas de aprendizagem da geometria espacial

 

Dênia Mara Gonçalves da Silva
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                         O Tangram como proposta pedagógica mediadora para o ensino de um estudante com autismo

 

Edson Taveras de Oliveira
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                         Uma proposta de intervenção com uma estudante com deficiência intelectual para o ensino de retas

 

Eneilton Taveras de Oliveira
(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)                 O porquê dos alunos chegarem ao ensino médio sem conhecer resoluções proporcionais

 

Fabiane da Costa Correia
(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim)                                                  Estratégias para solucionar a defasagem dos alunos do ensino médio na disciplina de matemática

 

Fernandes Bernardes de Sousa
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                        As dificuldades de aprendizagem em matemática no 5º ano do ensino fundamental: fatores emocionais e sociais

 

Flávia Carneiro da Silva Lima
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                                 Revisão de conteúdos matemáticos para professores enquanto estratégia de ensino

 

Flávia Oliveira Carvalho
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                         Matemática divertida: uma maneira fácil de aprender matemática jogando

 

Frampuam Junior Dias Batista
(Orientadora: Raquel Carneiro Dörr)                                                          Percepções de estudantes da educação de jovens e adultos sobre o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos

 

Francisco de Assis Coelho Cavalcanti
(Orientador: Vilmondes Rocha)                                                                  A utilização de jogos para fixação da tabuada em turmas de sexto ano e sétimo ano do ensino fundamental

 

Francisco Wagner S. de Sousa
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                                O uso do forms como ferramenta de incremento no ensino da matemática e com focos nos descritores da Prova Brasil

 

Gabriele Oliveira dos Santos Castro
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                        A contribuição dos jogos matemáticos no ensino de frações no sexto ano do ensino fundamental

 

Genildo Fernandes Batista
(Orientador: Vilmondes Rocha)                                                                 As dificuldades em aprender álgebra no oitavo ano do ensino fundamental

 

Glaucia Garcêz Rodrigues
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                       Resolução de problemas envolvendo função quadrada com aplicação do software geogebra

 

Helena Cristina Aragão de Sá
(Orientadores: Paulo Cesar Bernado Silva e Ricardo Ruviaro)                Concepções dos alunos sobre o ensino de matemática no sistema prisional

 

Henrique de Morais Souza
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                               Recursos didáticos que auxiliam o processo de ensino aprendizagem das operações com frações

 

Herlys Marx Holanda
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                       Geometria espacial: aprendizagem e inclusão

 

Hígilia Oliveira Bandeira
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                       A necessidade do uso de novas metodologias de ensino na matemática

 

Ildo Silva do Nascimento
(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim)                                                A aprendizagem dialógica no ensino da matemática no 2º ano do ensino médio

 

James Mendonça Oliveira
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                       O ensino das operações fundamentais no nono ano: uma porposta do instituto de matemática, ciências e filosofia, núcleo de Cruzeiro do Sul – Acre

 

Janaína Mendes Pereira da Silva
(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)              A utilização do scratch como ferramenta na formação inicial de que ensinará matemática

 

Janete Dias de Sousa Botejo
(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)              O ensino contextualizado da matemática: o teorema de Pitágoras voltado para o cotidiano

 

Jefferson Matias da Silva
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                       A observação do processo de inclusão de uma estudante com deficiência visual

 

Jhonatans da Silva Fernandes
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                              O jogo: a utilização do cálculo plus na superação das dificuldades matemáticas envolvendo multiplicação

 

Joabe Fontes Morais
(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)              A avaliação diagnóstica no ensino de matemática

 

José Tarcízio dos Santos Filho
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                              O ensino de matemática por meio de jogos na educação infantil

 

Josiel Pacheco de Andrade
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                      O jogo como uma proposta metodológica para o ensino da matemática no 8º ano do ensino fundamental

 

Karine Martins Cirqueira de Lemos
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                               Os efeitos dos software na aprendizagem de geometria nos anos finais do ensino fundamental

 

Layanne Rodrigues Pereira Alves
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                       A resolução de problemas de matemática contextualizados envolvendo as quatro operações no sexto ano do ensino fundamental II

 

Lúcia Vera Lima Texeira
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                        Possíveis contribuições do uso de jogos no ensino de conteúdos de matemática no 6º ano do ensino fundamental

 

Luciana da Silva Naves Costa
(Orientador: Ricardo Ruviaro)                                                                    O  ensino da geometria: uma proposta de intervenção e suas consequências no processo de aprendizagem

 

Luis Daniel Santana de Matos
(Orientador: Vilmondes Rocha)                                                                 Criptografia: uma metodologia aplicada ao ensino de matrizes inversas

 

Marcio Gomes Ferreira
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                        Educação inclusiva e algumas metodologias para o ensino da matemática

 

Maria da Conceição Araújo
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                        Aplicação de jogos no ensino da matemática: 8º ano do ensino fundamental

 

Maria Jaqueline da Silva
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                         Dificuldades no ensino da matemática na transição do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio

 

Marilia Dias de Araújo
(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim)                                                  A utilização do material circular e outras metodologias como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de frações

 

Marlene Pereira do Nascimento
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                                  Os reflexos da falta de pré-requisitos básicos na aprendizagem de matemática no 2º ano do ensino médio

 

Michelle da Silva S. Marques
(Orientador: Vilmondes Rocha)                                                                   Importância da educação financeira da escola para a vida

 

Nataliana Marques Gonçalves
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                        O ensino de matemática por meio da resolução de problemas no sétimo ano do ensino fundamental

 

Nildemar Almeida SAntos
(Orientador: Wesley Pereira da SIlva)                                                         Um estudo sobre a inclusão: percepções de uma estudante com deficiência intelectual

 

Paulo Eduardo S. de Carvalho
(Orientador: Vilmondes Rocha)                                                                   Percepções dos estudantes em relação à inclusão de metodologias ativas nas atividades de matemática

 

Paulo Vinícius P. de Lima
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                                  Reflexos da prática avaliativa: uma proposta de avaliação formativa sobre luz dos portfólios nas aulas de matemática

 

Philipe Rocha Cardoso
(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim)                                                   Os registros de representação semiótica como contributo do processo avaliativo

 

Priscila Maria Sousa Machado
(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim)                                                   Jogos: fator auxiliar de aprendizagem na perspectiva do ensino de matemática

 

Raissa Costa Carvalho
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                                  Contribuições da matemática no ensino de ciência: uma visão interdisciplinar

 

Raquel Cesário da Silva
(Orientadora: Vilmondes Rocha)                                                                 Conexões no ensino da matemática utilizando o material manipulável como rede de pontos e geoplano

 

Renan Fonseca Madeira
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                          Ensinando trigonometria no nono ano: a importância da contextualização e aprendizagem significativa

 

Renato Gomes Machado
(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim)                                                   Arte e matemática como valorização intelectual e social da produção do aluno

 

Rodrigo de Melo Pessanha
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                        O uso da matemática no estudo da física

 

Rozana Lima Valeiko
(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)               O uso de recursos tecnológicos no ensino da matemática

 

Rubiane Daniele Cardoso
(Orientadora: Raquel Carneiro Dörr)                                                        Percepções de professores do ensino superior acerca de dificuldades de aprendizagem em matemática

 

Sabrina Crisóstomo Rocha
(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes)                                               A utilização de metodologias ativas no desenvolvimento de habilidades e competências no ensino da matemática

 

Sabrina Soares Dias de Melo
(Orientadore: Wesley Pereira da Silva)                                                   Um olhar matemático à inclusão de estudantes com deficiência visual: uma proposta pedagógica adaptada para o ensino de geometria no município de Formosa – GO

 

Sérgio Peres de Oliveira

(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                    A avaliação escolar em matemática para estudantes com transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade

 

Susane Pereira de Sousa Silva
(Orientador: Vilmondes Rocha)                                                             As estratégias dos alunos na resolução de problemas aditivos: um estudo diagnóstico

 

Susany Ferreira de Almeida
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                    O uso do material dourado nas aulas de matemática do ensino fundamental – anos iniciais

 

Tacila Jamine Gomes Pinto
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                   As percepções discentes sobre as dificuldades da aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola de Cruzieo do Sul – AC

 

Ualisson Souza Negreiros
(Orientadora: Maria Dalvirene Braga)                                                   Uso da tecnologia no ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental

 

Wagdo da Silva Martins
(Orientador: Wesley Pereira da Silva)                                                 Uma proposta de matemática financeira na educação de jovens e adultos da penitenciária feminina do DF

 

Wellington Graciano de Jesus
(Orientador: Ricardo Ruviaro)                                                              Tabugame: metodologia divertida no aprendizado da tabuada

 

 Fotos