EspMEM EspMEM Sobre O curso de Especialização em Metodologias do Ensino de Matemática tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica, a partir da formação continuada do(a) docente que ensina matemática. Destina-se a professores e professoras que atuam nas redes de ensino pública e privada, sejam eles experientes ou iniciantes na carreira. O curso foi planejado de modo a ampliar a compreensão dos conteúdos matemáticos enquanto produção histórico-cultural por meio de vivências em situações didático-pedagógicas, vinculadas à prática atual em sala de aula. A primeira edição do curso foi desenvolvida no período de julho/2017 a dezembro/2018, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), promovido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade de Brasília (UnB), em três polos: Anápolis-Goiás, Águas Lindas-Goiás e Cruzeiro do Sul-Acre. Ele foi composto por 11 disciplinas, descritas a seguir, totalizando 34 créditos e 540 horas. Aspectos Metodológicos da Matemática de Educação Básica: 1 – Atividades práticas de ensino de Matemática 2 – Avaliação Educacional 3 – Docência no Ensino Superior 4 – Ensino de Matemática: Conceitos e Tendências 5 – Ensino de Matemática e Inclusão Social 6 – Estudo de Funções 7 – Geometria 8 – Pesquisa em Ensino de Matemática 9 – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica 10 – Trabalho de Conclusão de Curso Docentes Coordenador Geral: Rui Seimetz Professores/ Tutores: Jodette Guilherme Amorim Josinalva Estacio Menezes Jorge Cássio Costa Nóbriga Maria Dalvirene Braga Paulo Cesar Bernardo Silva Raquel Carneiro Dörr Regina da Silva Pina Neves Ricardo Ruviaro Vilmondes Rocha Wesley Pereira da Silva Egressos Polo Águas Lindas 1 – Adriana Gomes Pereira Araújo2 – Andrea Maria Campos Ramos3 – Anne Bezerra oliveira4 – Antonia Simone Rufino dos Santos5 – Cristiane Schneider Peres6 – Débora Ramos de Araújo7 – Dênia Mara Gonçalves da Silva8 – Fernandes Bernardes de Sousa9 – Flávia Oliveira Carvalho10 – Frampuam Junior Dias Batista11 – Francisco de Assis Coelho Cavalcanti12 – Francisco Wagner S. de Sousa13 – Gabriele Oliveira dos Santos Castro14 – Genildo Fernandes Batista15 – Helena Cristina Aragão de Sá16 – Janaína Mendes Pereira da Silva17 – José Tarcízio dos Santos Filho18 – Josiel Pacheco de Andrade19 – Marlene Pereira do Nascimento20 – Michelle da Silva S. Marques21 – Nidelmar Almeida Santos22 – Paulo Eduardo S. de Carvalho23 – Paulo Vinícius P. de Lima24 – Philipe Rocha Cardoso25 – Raissa Costa Carvalho26 – Raquel Cesário da Silva27 – Rodrigo de Melo Pessanha28 – Rubiane Daniele Cardoso29 – Sabrina Crisóstomo Rocha30 – Sabrina Soares Dias de Melo31 – Sérgio Peres de Oliveira32 – Susany Ferreira de Almeida33 – Wagdo da Silva Martins Polo Anápolis 1 – Fabiane da Costa Correia2 – Flávia Carneiro da Silva Lima3 – Glaucia Garcêz Rodrigues4 – Henrique de Morais Souza5 – Herley Marx Holanda6 – Janete Dias de Sousa Botejo7 – Jhonatans da Silva Fernandes8 – Karine Martins Cirqueira de Lemos9 – Layanne Rodrigues Pereira Alves10 – Lúcia Vera Lima Texeira11 – Luciana da Silva Naves Costa12 – Luis Daniel Santana de Matos13 – Marcio Gomes Ferreira14 – Marilia Dias de Araújo15 – Nataliana Marques Gonçalves16 – Priscila Maria Sousa Machado17 – Renan Fonseca Madeira18 – Renato Gomes Machado19 – Susane Pereira de Sousa Silva20 – Wellington Graciano de Jesus Polo Cruzeiro do Sul 1 – Bárbarah Cartlandy Silva Souza2 – Edson Herculano Lima Sobrinho3 – Eneilton Tavera de Oliveira4 – Hígila Oliveira Bandeira5 – Ildo Silva do Nascimento6 – James Mendonça Oliveira7 – Jefferson Matias da Silva8 – Joabe Fontes Morais9 – Maria da Conceição Araújo10 – Maria Jaqueline da Silva11 – Rozana Lima Valeiko12 – Tacila Jamine Gomes Pinto13 – Ualisson Souza Negreiros Monografias Cursista/ Orientador Título Adriana Gomes Pereira Araújo(Orientador: Wesley Pereira da Silva) A tecnologia assistiva para o estudante com deficiência visual: contribuições no ensino e aprendizagem no ensino e aprendizagem de matemática Andrea Maria Campos Ramos(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) As percepções de professores de matemática em formação continuada sobre o estudante com necessidades específicas Anne Bezerra Oliveira(Orientador: Wesley Pereira da Silva) As dificuldades no ensino da matemática nas escolas públicas inclusivas do Distrito Federal: um olhar sobre a deficiência visual Antônia Simone Rufino dos Santos(Orientador: Wesley Pereira da Silva) Um estudo sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática na escola inclusiva Bárbarah Cartlandy Silva Souza(Orientador: Wesley Pereira da Silva) A educação matemática e a família: ações com uma aluna com transtornos funcionais específicos Cristiane Schneider Peres(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim) A utilização dos jogos matemáticos para alunos do 6º ano do ensino fundamental com transtornos de aprendizagem Débora Ramos de Araújo(Orientadores: Paulo Cesar Bernado Silva e Ricardo Ruviaro) A confecção de sólidos geométricos como ferramentas de aprendizagem da geometria espacial Dênia Mara Gonçalves da Silva(Orientador: Wesley Pereira da Silva) O Tangram como proposta pedagógica mediadora para o ensino de um estudante com autismo Edson Taveras de Oliveira(Orientador: Wesley Pereira da Silva) Uma proposta de intervenção com uma estudante com deficiência intelectual para o ensino de retas Eneilton Taveras de Oliveira(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro) O porquê dos alunos chegarem ao ensino médio sem conhecer resoluções proporcionais Fabiane da Costa Correia(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim) Estratégias para solucionar a defasagem dos alunos do ensino médio na disciplina de matemática Fernandes Bernardes de Sousa(Orientador: Wesley Pereira da Silva) As dificuldades de aprendizagem em matemática no 5º ano do ensino fundamental: fatores emocionais e sociais Flávia Carneiro da Silva Lima(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) Revisão de conteúdos matemáticos para professores enquanto estratégia de ensino Flávia Oliveira Carvalho(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Matemática divertida: uma maneira fácil de aprender matemática jogando Frampuam Junior Dias Batista(Orientadora: Raquel Carneiro Dörr) Percepções de estudantes da educação de jovens e adultos sobre o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos Francisco de Assis Coelho Cavalcanti(Orientador: Vilmondes Rocha) A utilização de jogos para fixação da tabuada em turmas de sexto ano e sétimo ano do ensino fundamental Francisco Wagner S. de Sousa(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) O uso do forms como ferramenta de incremento no ensino da matemática e com focos nos descritores da Prova Brasil Gabriele Oliveira dos Santos Castro(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) A contribuição dos jogos matemáticos no ensino de frações no sexto ano do ensino fundamental Genildo Fernandes Batista(Orientador: Vilmondes Rocha) As dificuldades em aprender álgebra no oitavo ano do ensino fundamental Glaucia Garcêz Rodrigues(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Resolução de problemas envolvendo função quadrada com aplicação do software geogebra Helena Cristina Aragão de Sá(Orientadores: Paulo Cesar Bernado Silva e Ricardo Ruviaro) Concepções dos alunos sobre o ensino de matemática no sistema prisional Henrique de Morais Souza(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) Recursos didáticos que auxiliam o processo de ensino aprendizagem das operações com frações Herlys Marx Holanda(Orientador: Wesley Pereira da Silva) Geometria espacial: aprendizagem e inclusão Hígilia Oliveira Bandeira(Orientador: Wesley Pereira da Silva) A necessidade do uso de novas metodologias de ensino na matemática Ildo Silva do Nascimento(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim) A aprendizagem dialógica no ensino da matemática no 2º ano do ensino médio James Mendonça Oliveira(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) O ensino das operações fundamentais no nono ano: uma porposta do instituto de matemática, ciências e filosofia, núcleo de Cruzeiro do Sul – Acre Janaína Mendes Pereira da Silva(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro) A utilização do scratch como ferramenta na formação inicial de que ensinará matemática Janete Dias de Sousa Botejo(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro) O ensino contextualizado da matemática: o teorema de Pitágoras voltado para o cotidiano Jefferson Matias da Silva(Orientador: Wesley Pereira da Silva) A observação do processo de inclusão de uma estudante com deficiência visual Jhonatans da Silva Fernandes(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) O jogo: a utilização do cálculo plus na superação das dificuldades matemáticas envolvendo multiplicação Joabe Fontes Morais(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro) A avaliação diagnóstica no ensino de matemática José Tarcízio dos Santos Filho(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) O ensino de matemática por meio de jogos na educação infantil Josiel Pacheco de Andrade(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) O jogo como uma proposta metodológica para o ensino da matemática no 8º ano do ensino fundamental Karine Martins Cirqueira de Lemos(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) Os efeitos dos software na aprendizagem de geometria nos anos finais do ensino fundamental Layanne Rodrigues Pereira Alves(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) A resolução de problemas de matemática contextualizados envolvendo as quatro operações no sexto ano do ensino fundamental II Lúcia Vera Lima Texeira(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Possíveis contribuições do uso de jogos no ensino de conteúdos de matemática no 6º ano do ensino fundamental Luciana da Silva Naves Costa(Orientador: Ricardo Ruviaro) O ensino da geometria: uma proposta de intervenção e suas consequências no processo de aprendizagem Luis Daniel Santana de Matos(Orientador: Vilmondes Rocha) Criptografia: uma metodologia aplicada ao ensino de matrizes inversas Marcio Gomes Ferreira(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Educação inclusiva e algumas metodologias para o ensino da matemática Maria da Conceição Araújo(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Aplicação de jogos no ensino da matemática: 8º ano do ensino fundamental Maria Jaqueline da Silva(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Dificuldades no ensino da matemática na transição do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio Marilia Dias de Araújo(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim) A utilização do material circular e outras metodologias como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de frações Marlene Pereira do Nascimento(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) Os reflexos da falta de pré-requisitos básicos na aprendizagem de matemática no 2º ano do ensino médio Michelle da Silva S. Marques(Orientador: Vilmondes Rocha) Importância da educação financeira da escola para a vida Nataliana Marques Gonçalves(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) O ensino de matemática por meio da resolução de problemas no sétimo ano do ensino fundamental Nildemar Almeida SAntos(Orientador: Wesley Pereira da SIlva) Um estudo sobre a inclusão: percepções de uma estudante com deficiência intelectual Paulo Eduardo S. de Carvalho(Orientador: Vilmondes Rocha) Percepções dos estudantes em relação à inclusão de metodologias ativas nas atividades de matemática Paulo Vinícius P. de Lima(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) Reflexos da prática avaliativa: uma proposta de avaliação formativa sobre luz dos portfólios nas aulas de matemática Philipe Rocha Cardoso(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim) Os registros de representação semiótica como contributo do processo avaliativo Priscila Maria Sousa Machado(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim) Jogos: fator auxiliar de aprendizagem na perspectiva do ensino de matemática Raissa Costa Carvalho(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) Contribuições da matemática no ensino de ciência: uma visão interdisciplinar Raquel Cesário da Silva(Orientadora: Vilmondes Rocha) Conexões no ensino da matemática utilizando o material manipulável como rede de pontos e geoplano Renan Fonseca Madeira(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Ensinando trigonometria no nono ano: a importância da contextualização e aprendizagem significativa Renato Gomes Machado(Orientadora: Jodette Guilherme Amorim) Arte e matemática como valorização intelectual e social da produção do aluno Rodrigo de Melo Pessanha(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) O uso da matemática no estudo da física Rozana Lima Valeiko(Orientadores: Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro) O uso de recursos tecnológicos no ensino da matemática Rubiane Daniele Cardoso(Orientadora: Raquel Carneiro Dörr) Percepções de professores do ensino superior acerca de dificuldades de aprendizagem em matemática Sabrina Crisóstomo Rocha(Orientadora: Josinalva Estacio Menezes) A utilização de metodologias ativas no desenvolvimento de habilidades e competências no ensino da matemática Sabrina Soares Dias de Melo(Orientadore: Wesley Pereira da Silva) Um olhar matemático à inclusão de estudantes com deficiência visual: uma proposta pedagógica adaptada para o ensino de geometria no município de Formosa – GO Sérgio Peres de Oliveira (Orientador: Wesley Pereira da Silva) A avaliação escolar em matemática para estudantes com transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade Susane Pereira de Sousa Silva(Orientador: Vilmondes Rocha) As estratégias dos alunos na resolução de problemas aditivos: um estudo diagnóstico Susany Ferreira de Almeida(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) O uso do material dourado nas aulas de matemática do ensino fundamental – anos iniciais Tacila Jamine Gomes Pinto(Orientador: Wesley Pereira da Silva) As percepções discentes sobre as dificuldades da aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola de Cruzieo do Sul – AC Ualisson Souza Negreiros(Orientadora: Maria Dalvirene Braga) Uso da tecnologia no ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental Wagdo da Silva Martins(Orientador: Wesley Pereira da Silva) Uma proposta de matemática financeira na educação de jovens e adultos da penitenciária feminina do DF Wellington Graciano de Jesus(Orientador: Ricardo Ruviaro) Tabugame: metodologia divertida no aprendizado da tabuada Fotos