MAT Roteiros e Procedimentos

Estágio probatório Técnico

Processos e procedimentos

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A AVALIAÇÃO FASE PLANEJAMENTO

Em cada etapa de avaliação há três momentos distintos – denominados de fases – que se referem a todo o processo de avaliação. Ao receber o processo de avaliação de desempenho no estágio probatório, a chefia imediata do servidor deverá verificar qual fase deverá ser realizada no momento. As fases são: Planejamento, Acompanhamento e Formalização. 1. Na fase de Planejamento, a chefia imediata deverá se reunir com o servidor em Estágio Probatório e a equipe de trabalho para:

  1. explicar como funciona o Programa de Estágio Probatório de Técnico-Administrativo em Educação, as normas e objetivos de sua unidade de trabalho;
  2. selecionar dois servidores representantes que irão acompanhar o desempenho do servidor avaliado durante a presente etapa de avaliação;
  3. definir, em conjunto com o servidor, as atividades de sua responsabilidade, as rotinas e a forma de execução de seu trabalho para o interstício da etapa de avaliação e registrá-las no Relatório de Atividades;
  4. informar o que se espera do servidor em estágio probatório durante todo o interstício da avaliação;
  5. recomendar leituras dos informativos internos e/ou manuais e também normas inerentes à sua área de atuação, caso necessário.

 

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A AVALIAÇÃO FASE ACOMPANHAMENTO

  1. Na fase de Acompanhamento, a chefia imediata deverá se reunir com o servidor em Estágio Probatório para dar feedback sobre seu desempenho em relação às atividades que foram lhe delegadas;
  2. O feedback deverá ser registrado no formulário específico em relação a cada atividade constante no Relatório de Atividades;
  3. A chefia imediata deverá verificar se há alguma dúvida quanto às atividades que serão repassadas ao servidor, bem como se há alguma necessidade de capacitação para que o servidor realize as atividades. As necessidades deverão ser preenchidas no quadro específico no formulário de Acompanhamento;
  4. Poderão ser anexados ao processo documentos que visem complementar os registros do desempenho do servidor e/ou que demonstrem o comportamento do(a) servidor(a), tais como: memórias de reuniões, frequências, registros de elogios, propostas de inovações no trabalho, relatos com autoria identificados, entre outros;
  5. Se houver acréscimo ou supressão de atividades, deve ser inserida no formulário de Acompanhamento.
  6. Após registrar o feedback no formulário, a chefia imediata deverá solicitar a assinatura do servidor avaliado no formulário;
  7. Não é necessária a elaboração de ata desta reunião;
  8. Todos os campos do formulário deverão ser preenchidos, com letra legível e sem rasuras;
  9. O processo deverá ser revisado antes de sua devolução a fim de evitar lacunas ou erros;
  10. O processo de avaliação deverá ser restituído à COGED/DCADE/DGP no prazo definido.

Depois faz-se um novo planejamento e um novo acompanhamento, lembrando que são 4 fases de planejamento e 4 de acompanhamento.

** SEI modelo 23106.149428/2019-95