MAT Seminários

Ensino

Discussões e debates sobre pesquisas e publicações

       O Departamento de Matemática (MAT), da Universidade de Brasília (UnB) oferece, desde a década de 1990, palestras, seminários e oficinas sobre Ensino de Matemática, reunindo, presencialmente, formadores de professores, professores e futuros professores que ensinam matemática no Distrito Federal e entorno. Para tanto, construiu importantes parcerias com vários Institutos/Faculdades da UnB, com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Nacional e Regional Distrito Federal, com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o Instituto Federal de Brasília, com a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), entre outros órgãos e instituições de ensino superior – públicas e privadas. Assim, o MAT/UnB tem se constituído, ao longo dos anos, em espaço de estudo e formação da e para a prática docente em matemática.

       Esse legado histórico, aliado à demanda social por oportunidades formativas, motivou o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) a realizar, a partir de 2016, os Seminários de Pesquisa em Educação Matemática. No primeiro ano, foram ofertados dois seminários, o primeiro deles, em parceria com a SEEDF, discutiu Inclusão e Aprendizagem Matemática e o segundo, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, refletiu sobre os desafios da Licenciatura em Matemática no Brasil. Nos anos de 2017 e 2018 ampliaram-se o número de Seminários ofertados por docentes do MAT, como também de outras instituições formadoras.

      No ano de 2019, os Seminários integraram a Extensão do MAT como projeto regular, tendo a colaboração da Graduação e da Pós-graduação em Matemática do MAT/UnB, da Especialização em Metodologias do Ensino de Matemática, do Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática da UnB (Grupo PI), da Coordenação de Extensão do Instituto de Ciências Exatas/UnB, da SEEDF e da SBEM-DF. Desse modo, foi possível expandir, consideravelmente, o número de Seminários, bem como as áreas de pesquisa em Ensino abordadas, acessando estudos realizados por outros grupos de pesquisa do país e do exterior.

      O ano de 2020 impôs ao GIEM e a todos os colaboradores do projeto Seminários de Pesquisa em Educação Matemática o desafio de preservar o espaço formativo já construído, alterando o modo de reunir os participantes e os convidados. Logo, decidiu-se pela retomada dos Seminários, em formato de lives com transmissão pelo canal do GIEM no Youtube (https://www.youtube.com/c/giemgrupodeinvestigacaoensinodematematica). Assim, os seminários avançaram na criação de oportunidades formativas, não somente para o Distrito Federal, mas para o Brasil e demais países. No início de 2022, de posse dos aprendizados construídos a partir das lives, a programação dos Seminários foi reestruturada de modo a ofertá-los de modo presencial e/ou virtual, ampliando, cada vez mais, o diálogo com pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

      Os nove anos de oferta regular dos Seminários revela que eles se consolidam enquanto espaço de formação, de debate e de socialização da pesquisa em Ensino de Matemática (da educação básica ao ensino superior), tendo como participantes professores e estudantes da graduação em matemática (Licenciatura e Bacharelado) e em pedagogia; do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional; do Mestrado e do Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática, Educação Matemática e/ou Educação; professores que ensinam matemática e gestores das redes públicas e privadas de ensino da educação básica do Brasil e do exterior.

      Para conhecer os Seminários já realizados e acessar seus registros bem como o link de acesso às gravações, clique nos anos listados abaixo. Acesse! Conheça! Divulgue o conhecimento!

 

2022                           2023                           2024            

2019                           2020                           2021

2016                           2017                           2018