MAT Ações de extensão

Lesson Study na Formação Inicial e Continuada do(a) Professor(a) de Matemática

Estudos específicos sobre ensino e aprendizagem de matemática, no Brasil, têm explicitado a manutenção de dois grandes entraves. De um lado, persistem as inúmeras situações de fracasso vividas por estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior

De outro lado, mantêm-se os dilemas relacionados à formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática diante da falta de perspectivas para a carreira docente, dos baixos salários, das más condições de trabalho, da redução da carga horária dos cursos de formação inicial, do baixo número de formadores de professores aptos a atuarem na licenciatura, tendo em vista a clássica dicotomia existente entre teoria e prática, imposta pelos paradigmas da racionalidade técnica e prática. Diante disso, propomos um projeto de extensão que considera a Aula de Matemática como elemento central de análise e reconstrução teórico-metodológica da ação docente.

Uma proposta que contraria o isolamento histórico das áreas científicas, tendo como objetivos centrais: planejar, produzir, analisar e validar aulas de matemática para a Educação Básica, a partir do método do Lesson Study de forma colaborativa, integrando licenciandos, formadores de professores e professores de matemática; e, socializar toda a produção de modo a fomentar e ampliar as oportunidades formativas desenvolvidas junto a outros formadores de professores, futuros professores e professores. Os participantes integrados aos ciclos de LS se desenvolvem constantemente e fortalecem seus vínculos profissionais em suas escolas e entre escolas; sentem-se capazes à medida que aprendem mais sobre currículo, conteúdos, metodologias, sobre a aprendizagem dos estudantes, sobre como podem melhorar suas formas de comunicação em sala de aula, seus instrumentos avaliativos, entre outros aspectos da prática docente.

 

Resultado Final da Seleção de Bolsistas 2024: Resultado Final