Professora Emérita

Professora Chang Chung Yu Dorea recebe o título de professora emérita

A professora Chang Chung Yu Dorea recebeu na tarde desta quinta-feira, 08/11, o título de professora emérita da Universidade de Brasília. Docente aposentada do MAT/UnB, foram dedicados 39 anos à Universidade de Brasília, período em que exerceu papel fundamental para que o MAT/UnB alcançasse a posição de destaque que hoje ocupa.

Saiba mais sobre a trajetória da professora Chang no texto abaixo, de autoria da professora do MAT/UnB Cátia Regina Gonçalves:

A professora Chang Chung Yu Dorea nasceu em Chung King, na China e mudou-se para o Brasil no início da década de 1950, com a família, aos 4 anos de idade. Naturalizou-se brasileira em 1968. Graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo, USP, em 1968 e nos dois anos seguintes trabalhou como engenheira pesquisadora na USP. Em 1970 iniciou seus estudos em nível de pós-graduação na University of Massachusetts, nos Estados Unidos, obtendo o título de Mestre (M.A.) em Estatística em 1972. Em 1975 concluiu, na mesma universidade, o Ph.D. em Matemática na linha de pesquisa Semigrupos e Processos Estocásticos, tendo sido a primeira mulher brasileira, dentre as brasileiras natas ou naturalizadas, a obter no exterior o título de doutora em Matemática.

Logo em seguida ao término de seu doutorado, retornou ao Brasil, assumindo em julho de 1975 uma vaga de professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. De 1982 a 1984 realizou pós-doutorado, como bolsista do CNPq, na Iowa State University, nos Estados Unidos. Em 1987 tornou-se professora Titular do Departamento de Matemática da UnB. O dinamismo da Professora Chang nas ações acadêmico administrativas e sua visão científica ao longo dos seus 39 anos dedicados à Universidade de Brasília, até se aposentar, e os recentes 4 anos como pesquisadora associada aposentada foram fundamentais para que o Departamento de Matemática da Universidade de Brasília pudesse desfrutar da posição que hoje ocupa, de importante centro de pesquisa. Além disso, sua atuação foi primordial para a criação e consolidação da linha de pesquisa em Probabilidade neste departamento.

O papel de formadora da professora Chang merece especial destaque principalmente em nível de pós-graduação. Orientou 17 teses de doutorado e 16 dissertações de mestrado, supervisionou 5 estágios de pós-doutorado e atualmente orienta 5 alunos de doutorado. Seu perfil dinâmico e agregador foi de grande importância para que os seus alunos egressos ao se fixarem em outras instituições, mesmo que menores, mantivessem o vínculo e a motivação para a pesquisa.

Ao longo de sua carreira, a professora Chang demonstrou disposição para coordenar e participar de grandes projetos de pesquisa financiados por agências nacionais e locais. Dentre eles, destacamos o Projeto de Excelência do Departamento de Matemática da UnB- PRONEX/CNPq-FAPDF, coordenado por ela durante vários anos, e também projetos com o objetivo de apoiar e promover a interação científica com centros menores, tais como: Projeto PROCAD/CAPES (2001-2005) entre os departamentos de Matemática e Estatística da UnB; Projeto Casadinho/CNPq (2006-2008) entre a UFRN e a UnB; Projeto PROCAD/CAPES (2006-2010) entre a UFMG, a UFRN, a UFCG e a UnB; PROCAD/CAPES (2008-2012) entre a UFAM, a UFPA e a UnB, entre outros. Mais do que os recursos financeiros, a colaboração científica nutrida por esses projetos possibilitou alavancar a carreira de jovens pesquisadores.

Particularmente na Universidade de Brasília, além da sua atuação em ensino e pesquisa, dedicou generosamente seu tempo e expertise como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Matemática durante 13 anos, de 1997 a 2010; como membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação junto ao DPP, de 1997 a 2009 e como membro da BEPA - Banca Examinadora de Professor Associado de 2006 a 2011. Externamente, participou com excelência dos conselhos superiores da CAPES e CNPq, de inúmeras bancas de concursos públicos, de teses de doutorado e de dissertações de mestrado nas mais diversas universidades do país.

No campo científico a professora Chang direcionou suas pesquisas para a área de Probabilidade, com ênfase em Inferência em Processos Estocásticos, Estatísticas Extremais, Algoritmos Estocásticos, Processos de Risco e de Extremos, Cadeias de Markov Não-Homogêneas, entre outras. O seu leque de colaboradores conta com diversos pesquisadores de destaque nacional e internacional. Publicou mais de sessenta artigos em revistas de circulação internacional, tendo um espectro de publicação que abrange boa parte das melhores revistas da área. Além disso, é autora de um livro publicado pelo IMPA, escreveu capítulos de livros publicados por editoras nacionais e internacionais, inúmeros artigos completos e resumos publicados em anais de congressos.

Pesquisadora Nível I do CNPq por mais de duas décadas e atualmente Pesquisadora Nível Senior do CNPq, seu prestígio internacional é também refletido pela sua condição de membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais.

Ao aposentar-se como Professora Titular da UnB em junho de 2014, após ter cumprido 39 anos de efetivo exercício na Instituição, a professora Chang continua prestando seus valiosos serviços ao MAT/IE na condição de Pesquisadora Associada Senior, pesquisando, promovendo interação científica, orientando, conduzindo seminários, atuando como membro convidada da CPG/PPGMAT, opinando em prol da Instituição e de seus programas.

O título de Professora Emérita é uma justa e merecida homenagem que a Universidade de Brasília pode prestar a esta ilustre colega pesquisadora que tanto fez e faz pelo ensino e pela ciência do Brasil.