MAT Roteiros e Procedimentos

Equivalência de Disciplina

Processos e procedimentos

DEFINIÇÃO INSTITUCIONAL:

"Processo de análise do conteúdo programático de disciplinas oferecidas pela UnB, com o objetivo de considerar determinada disciplina equivalente àquela cursada no correspondente módulo exigido para integralização do currículo do curso e de dispensar o aluno de cursá-la."

<http://www.saa.unb.br/acompanhamento-academico/19-equivalencia-de-disciplina>.

 

PONTOS FUNDAMENTAIS:

  • A equivalência baseia-se na comparação entre os conteúdos programáticos das disciplinas cursadas e das disciplinas pleiteadas.
  • Alunos, professores e coordenadores de graduação poderão solicitar equivalência de disciplinas independentemente de elas integralizarem ou não o currículo do seu curso.
  • As disciplinas obtidas por equivalência serão consideradas, para efeito de integralização curricular, na modalidade que significar maior benefício para o aluno; se no currículo do curso a disciplina equivalente for exigida como obrigatória, os créditos da disciplina cursada passarão a integralizar o módulo de disciplinas obrigatórias.
  • O registro de equivalência no histórico escolar implica a mudança do número de créditos cursados para a coluna correspondente à modalidade (obr –obrigatória, opt – optativa, ml – módulo livre) que maior benefício trouxer ao aluno.
  • A obtenção de equivalência tem por finalidade considerar as disciplinas efetivamente cursadas pelo aluno no cômputo do número de créditos do currículo do seu curso.<http://www.saa.unb.br/acompanhamento-academico/19-equivalencia-de-disciplina>.

 

As equivalências em regra são automáticas. Porém podem ser solicitadas ao Coordenador novas inclusões de equivalências.

 

Passos:

  • O aluno preenche o formulário Geral<http://www.saa.unb.br/images/stories/documentos/formularios/solicitacao_geral.pdf> encaminha para a Secretaria;
  • A Secretaria inicia processo SEI- modelo 23106.104873/2019-26- Atribui para o Coordenador de Graduação¹;
  • O Coordenador do Curso indica um professor-relator por despacho;
  • O Professor-Relator pode solicitar documentações para análise, como ementas e histórico. e encaminha para o Coordenador;
  • Após o Parecer, o Coordenador despacha para o SAA / SCC.