MAT Roteiros da Pós-graduação

Credenciamento de Orientador

Processos e procedimentos

Objetivo

• Credenciar e descredenciar professores para orientar alunos nos programas de pós-graduação da UnB

Como Funciona?

• Envio de memorando ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) solicitando o credenciamento de orientador (pleno, específico ou coorientador) e descredenciamento, via processo SEI, unidade DPG/DIRPG, com a documentação necessária, conforme a opção "orientações" abaixo.
  • A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CPP) analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o processo é encaminhado ao programa de pós-graduação (PPG) com o ato de credenciamento ou de descredenciamento.
  • Poderão ser credenciados, por 5 (cinco) anos, os orientadores que pertençam ao quadro acadêmico da UnB ou ao quadro de pesquisadores de instituições com as quais a UnB mantenha Convênio de Cooperação Acadêmica.
  • Pesquisadores colaboradores da UnB terão tratamento idêntico ao dos professores do quadro da UnB para efeitos de credenciamento como orientador, sendo a qualidade de orientador condicionada à manutenção do vínculo com a Universidade.
  • Formulários
    Check List do Credenciamento (versão 18/01/2018)
    Formulário de Credenciamento de Orientador Pleno (versão 14/11/2017)
    Formulário de Credenciamento de Orientador Específico (versão 14/11/2017)
    Formulário de Credenciamento de Coorientador (versão 14/11/2017)

Procedimentos para o Preenchimento do Formulário

• Identificar o Programa de Pós-Graduação: programa ao qual deseja credenciar o orientador.
  • Preencher nível do credenciamento: mestrado e/ou doutorado.
  • Informar nome e matrícula do orientando (em caso de orientação específica ou coorientação).
  •
    Legislação
  • Resolução CPP n. 002/2011, de 4/11/2011 (Estabelece critérios para credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de Orientadores no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília), disponível no link:
  •
  • Preencher dados do orientador: nome, CPF ou passaporte, e-mail, vínculo com a Universidade. Se não houver vínculo também preencher dados pessoais.
  • Informar outros programas em que o orientador é credenciado.
  • Indicar data e assinatura do interessado no formulário.
  • Adicionar, ao processo, parecer circunstanciado com aprovação pelo Colegiado do Programa, formulário de credenciamento, currículo Lattes. Encaminhar um memorando com todos os documentos ao DPG.

Orientações/Informações

As solicitações devem conter todos os documentos listados no formulário:

• Formulário de solicitação de credenciamento de orientador devidamente preenchido.
  • Aprovação do Colegiado de Pós-Graduação da unidade, com base em parecer circunstanciado.
  • Currículo Lattes completo e atualizado.

A solicitação de descredenciamento não possui formulário. Deve ser enviado somente o memorando com a justificativa.

1. A validação deste formulário será realizada com a assinatura digital do(a) docente interessado(a), através do Sistema Eletrônico de Informação – SEI.
  2. É obrigatória a ata/aprovação pelo Colegiado do Programa, com base em parecer circunstanciado.
  3. É obrigatório anexar o Currículo Lattes atualizado ao processo.
  4. Credenciamento de Orientador Pleno: poderão ser credenciados, por 5 (cinco) anos, os orientadores que pertençam ao quadro acadêmico da UnB ou ao quadro de pesquisadores de instituições com as quais exista Convênio de Cooperação Acadêmica com a UnB.
  5. Credenciamento de Orientador Específico: a CPP poderá aprovar credenciamento específico para determinado aluno, que terá validade até a data da defesa do discente.
  6. Credenciamento de Coorientador: a CPP poderá aprovar credenciamento de coorientador para determinado aluno, que terá validade até a data da defesa do discente.
  7. Pesquisadores Associados da UnB terão tratamento idêntico ao dos professores do quadro da UnB para efeitos de credenciamento como orientador, sendo a qualidade de orientador condicionada à manutenção do vínculo com a Universidade.
  8. Todos os campos deste formulário devem ser preenchidos corretamente. Este formulário será o único válido para o correto credenciamento do docente e homologação. Ao final de cada semestre, conversar com a coordenação de pós-graduação para definir os detalhes. É muito importante manter um canal aberto de diálogo.