MAT Outros

III Ciclo de Palestras Residência Pedagógica Matemática UnB - Palestrantes

Fragelli

Prof. Ricardo Ramos Fragelli

Pesquisador da área educacional, é Bacharel e Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. É professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama, do Mestrado profissional em Matemática e do Programa de pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de Design Educacional. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu treze prêmios nacionais de Instituições como MEC, CAPES, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ABMES e Santander Universidades. Suas metodologias ativas e colaborativas são reconhecidas nacionalmente e utilizadas por professores de todos os níveis educacionais em todo o País.

Palestra: Uma análise na progressão curricular de Matemática com foco na aprendizagem

Resumo: Nesta palestra colocaremos em debate a progressão dos conteúdos proposta no currículo em movimento avaliando que ela não se constitui apenas pela mudança de conteúdo de um ano para outro, mas também pelo nível cognitivo que espera que o estudante alcance e faremos uma análise dos objetivos de aprendizagem a partir de estudo sobre a constituição do mesmo e como este pode influenciar nas estratégias de planejamento de aula.

Kenia

Profa. Kenia Costa Holanda

Licenciada em Matemática pela Universidade de Brasília, Mestre em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade de Brasília. Compôs a equipe de formação Pró-BNCC. É professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) desde 2013 e atualmente é preceptora do Projeto de Residência Pedagógica da Universidade de Brasília - UnB.

Palestra: A evasão na perspectiva dos sacrificados

Resumo: Nesta palestra são investigadas as entranhas dos sacrificados do sistema educacional e, ao mesmo passo, destaca a evolução do olhar e da criatividade do professor para os desafios da atenção, do cuidado e do desenvolvimento de competências por meio de estratégias educacionais baseadas em aprendizagem ativa e colaborativa.

pugliese

Prof. Fred Staib

Professor de Matemática e entusiasta da cultura Maker. Mestre em Matemática pela UNICAMP, licenciado em Matemática pela UFOP, fez especialização em Práticas Pedagógicas no Sistema Educacional Canadense e Metodologias Ativas pela Fanshawe College, Canadá. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Palestra: Educação STEAM

Resumo: A Educação STEAM estimula a criatividade, o pensamento crítico e a solução de problemas. Veremos algumas possibilidades de uso em sala de aula e como incentivar a comunicação e colaboração entre os alunos. Discutiremos como a STEAM tem uma abordagem diversa e equitativa, dando a todos a chance de explorar habilidades e interesses nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.