MAT Sobre Nós

Nossa História

O Departamento de Matemática da Universidade de Brasília iniciou suas atividades em abril de 1962, como núcleo formador do Instituto Central de Matemática que, segundo o Plano Orientador da Universidade, seria criado em fins de 1964. Além de ministrar as disciplinas regulares da matemática da Universidade para as áreas de Arquitetura, Administração e Economia, o Departamento iniciou um programa de estudos pós-graduação que conduziria ao grau de Mestre em Matemática com planos de, em seguida, oferecer também o grau de Doutor. Os dois primeiros títulos de Mestre foram concedidos em julho de 1964, fato este que confere ao departamento o pioneirismo na concessão de título de Mestre em Matemática no País. Outras três dissertações foram defendidas no Departamento até novembro de 1965.

Com a crise que se estabeleceu na UnB a partir do golpe militar de 1964 e que culminou com a demissão em massa dos professores em 1965, a Universidade perdeu a maioria dos seus pesquisadores de renome internacional, afetando profundamente as atividades acadêmicas e, particularmente as pesquisas em Matemática. No  início da década de 1970 houve um esforço para recompor os quadros da Universidade e, nesse processo, a criação do Instituto de Ciências Exatas (IE) adveio como opção de concentrar, na forma de departamentos, as quatro unidades básicas da área de Ciências Exatas e da Terra: Física, Geociências, Matemática e Química. A nova estrutura foi regulamentada pelo estatuto da Universidade de Brasília aprovado pelo CFE em 13/03/1970. Nos anos seguintes foram criados os Departamentos de Estatística em 1974, e de Ciência da Computação, em 1987, vinculados ao IE. A partir de 1986 iniciou-se um processo de reestruturação, com a recriação dos Institutos de Geociências em 1988, Física em 1997 e Química em 1998, mantendo-se os departamentos de Matemática (MAT), Estatística (EST) e Ciência da Computação (CIC), como integrantes do atual IE.

A partir de março de 1971 o MAT promoveu um bem sucedido processo de recomposição do seu quadro docente, com a absorção de vários doutores formados no exterior, principalmente nos EUA, retomando com força os programas acadêmicos iniciados em 1962.

O Programa de Mestrado foi reiniciado em julho de 1971, já nos moldes recomendados pela CAPES, acompanhado de um Programa de Pesquisas que atualmente se encontra em plena atividade. Em 1972 o Departamento foi reconhecido como Centro de Excelência pelo CNPq.

O curso de Graduação em Matemática foi credenciado pelo CFE de 1973, enquanto o Mestrado obteve seu credenciamento aprovado pelo mesmo conselho em 1975. O curso de Doutorado teve início em janeiro de 1975, autorizado pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, e foi credenciado pelo CFE em 1978. A implantação do Doutorado conferiu ao MAT a condição de pioneiro na oferta desse grau de formação na UnB.

Atualmente o MAT conta com cerca de 64 professores e desenvolve intensa atividade de ensino, de pesquisa e de extensão em Matemática. O ensino é promovido nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. No ensino de Graduação, além das disciplinas para formação básica nas diversas áreas da Universidade, o MAT oferece o curso de Graduação em Matemática, conduzindo aos graus de Bacharel (diurno) ou de Licenciado (diurno e noturno), os quais se destinam à formação de profissionais para exercício na área de Matemática e de professores para o ensino fundamental e médio.

O programa de Pós-Graduação em matemática, PPG/MAT, é um programa consolidado, que recebeu nota 7 na última avaliação da CAPES, e se destaca no cenário nacional pela produtividade científica de seu corpo docente e pelo alto nível do Programa.

Oferece os cursos de Mestrado em Matemática e Doutorado nas subáreas de Álgebra, Análise, Geometria e Matemática Aplicada. Desde a sua reformulação nos moldes da CAPES (1971) já titulou 389 mestres e 129 doutores até 2015. O grupo de professores/pesquisadores mantém participação continuada em entidades e em corpo editorial de revistas científicas.

Mantêm ainda intercâmbio científico com pesquisadores de diversas instituições do País e do exterior. A taxa de produção científica do corpo docente, quantificada pelas publicações em periódicos internacionais, é das mais altas em nível nacional na área de matemática. O PPG/MAT aderiu, desde o ano de 2012, ao PROFMAT- Mestrado Profissional  em Rede Nacional  junto à SBM, com a abertura de 30 vagas por ano. A demanda de uma média de 600 candidatos por cada edital do PROFMAT revela o alto índice de interesse da sociedade local por este tipo de serviço prestado pelo programa. (texto do Prof. Noraí R. Rocco)