MAT Ações de extensão

Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT)

Este projeto tem como objetivo central formalizar as ações de pesquisa, estudo e produção de material didático realizada no Laboratório de Ensino de Matemática, do Departamento de Matemática (MAT) da UnB.

O LEMAT tem vasta produção e tradição no Mat UnB; tem funcionado de modo permanente ao longo de mais de 30 anos e atende estudantes e professores da educação básica e do ensino superior que ensinam matemática do DF e entorno.

Para tanto, reúne licenciandos (bolsistas de extensão e voluntários), formadores de professores do curso de licenciatura em matemática, professores da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) em ações formativas e de produção de material didático, oficinas e jogos (físicos e virtuais) relativos aos tópicos curriculares de matemática da educação básica. A equipe é organizada em grupos para estudos, produção e validação dos materiais didáticos.

Estes materiais são desenvolvidos/socializados com os visitantes em momentos agendados pela coordenação do LEMAT e/ou em eventos extensionistas promovidos pelo Mat e pela UnB. Além disso, estes materiais têm sido cada vez mais socializados em eventos científicos da área de Educação Matemática, divulgando a produção em ensino do Mat e criando oportunidades formativas para a equipe.

Assim, as ações do LEMAT têm contribuindo na produção e divulgação do conhecimento sobre materiais didáticos e jogos para o ensino de matemática junto à comunidade escolar do Distrito Federal e entorno de modo presencial e demais interessados de modo virtual, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos estudantes desmistificando o ensinar e o aprender matemática junto à sociedade brasileira.