MAT Ações de extensão

Oficinas de Atividades Pedagógicas na Licenciatura em Matemática – UnB

O objetivo principal deste projeto é aprimorar a formação dos alunos de Licenciatura e Matemática da UnB para a práxis (teoria e prática) nas escolas da SEEDF com atividades baseadas em dois documentos norteadores (BNCC e Currículo em Movimento).

Essas Atividades ocorrerão ao longo do ano de 2024 com regularidade quinzenal. Além disso serão realizadas reuniões semanais com os integrantes da equipe para avaliar as Atividades aplicadas e também escrever um Relato de Experiência para fins de publicação. Este projeto visa estudar e aplicativas Atividades envolvendo metodologias ativas e analisar o impacto dessas atividades nas escolas envolvidas (quando aplicadas para alunos das escolas) e também nos participantes envolvidos, quando aplicadas na UnB. Esperamos que algumas escolas possam vir até à UnB e também que os extensionistas possam ir para além UnB aplicar Oficinas. Os alunos da UnB (em particular do MAT/UnB ou Profmat/UnB) também fazem parte do público-alvo.

Esperamos explorar os materiais do Lemat/UnB, em particular a impressora 3D. As Atividades serão aplicadas por alunos licenciandos de Matemática, sob orientação dos Docentes Orientadores e dos professores da SEEDF. O registro para fins de confecção do Relato de Experiência será feito pelos participantes.