Aventuras geométricas e literárias

Para celebrar o Dia Nacional da Matemática, O PETMAT/UnB convida a todos para participarem da palestra "Aventuras geométricas e literárias" proferida pelo prof. Pedro Roitman (MAT/UnB).

Para celebrar o Dia Nacional da Matemática no próximo dia 6 de maio, O PETMAT/UnB convida a todos para participarem da palestra "Aventuras geométricas e literárias" que será apresentada pelo prof. Pedro Roitman (MAT/UnB).

Pedro Roitman nasceu no Rio de Janeiro. É professor de matemática da Universidade de Brasília, tem formação como bacharel em Física (UnB), Mestrado em Matemática (UnB) e doutorado em Matemática (Paris 7). A sua área de pesquisa acadêmica é a geometria diferencial. Nos últimos anos tem dedicado parte do seu tempo a atividades de popularização e divulgação matemática, como colunista da revista Ciência Hoje das Crianças e o romance “Hakim o geômetra e suas aventuras”.

Resumo: O dia nacional da Matemática é uma justa homenagem ao Prof. Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan, que escreveu o clássico livro de popularização matemática, “o homem que calculava”. Pretendo ressaltar o impacto desta forma de divulgar a Matemática utilizada por Malba Tahan, e também contar um pouco sobre a minha experiência por essa via, apresentando o livro “Hakim o geômetra e suas aventuras”.

Será transmitido pelo canal do Youtube do PET Matematica UnB: youtube.com/petmatematicaunb.

Contamos com a sua presença!