Feliz Aniversário MAT/UnB!

O Departamento de Matemática (MAT) da UnB completa na data de hoje, 21/04/2021, cinquenta e nove anos de existência.

Feliz aniversário MAT!

O Departamento de Matemática (MAT) da UnB completa na data de hoje cinquenta e nove  anos de  existência. Começou a funcionar como Instituto Central de Matemática (ICM), logo na inauguração da universidade, em 21 de abril de 1962 e o primeiro Coordenador geral foi o professor Leopoldo Nachbin, sendo substituído interinamente pelo Professor Elon Lages Lima.

Nesses cinquenta e nove anos o MAT foi pioneiro na UnB em diversas atividades. Foi a primeira unidade da UnB a ter um curso de Pós-Graduação e foi a primeiro Departamento de Matemática no Brasil que deu o título de mestre, segundo o modelo norte-americano. O titulado foi o Professor Mário Matos, hoje Professor aposentado da UNICAMP.

O curso de Doutorado teve início em janeiro de 1975, autorizado pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, e foi credenciado pelo CFE em 1978. A implantação do Doutorado conferiu ao MAT a condição de pioneiro na oferta desse grau de formação na UnB.

Hoje em dia o MAT continua sendo um centro excelência com a formação de muitos professores e pesquisadores espalhados por todo o mundo, em particular na América Latina.

Na graduação possuímos projetos de ensino, pesquisa e extensão  que são exitosos e referências no Brasil e fora do Brasil.

Temos uma Pós-Graduação com nota máxima auferida pela CAPES, com grupos de pesquisa diversos e atuantes.

Realizamos em torno de cinco seminários semanais e organizamos encontros científicos anuais, onde se destaca nossa famosa Escola de Verão que completou quarenta e nove anos e o Workshop de Verão que completou treze anos.

Assim, nesta data gostaríamos de dizer bem alto, feliz aniversário MAT e um muito obrigado a todos que fizeram e fazem o MAT ser esse Departamento forte, atuante e que orgulha a todos nós.