Webinários do PPGMAT-UnB

A palestra intitulada "Sobre o Número de Soluções numa Equação Diferencial" será ministrada pelo prof. David Costa (University of Nevada, Las Vegas) e ocorrerá na sexta-feira 23/10, às 14h, na Plataforma Teams.

Convidamos para a palestra dos Webinários do PPGMAT-UnB intitulada "Sobre o Número de Soluções numa Equação Diferencial" e ministrada pelo prof. David Costa (University of Nevada, Las Vegas).

A palestra ocorrerá na próxima sexta-feira 23/10, às 14h, através da plataforma Teams. Para acessar a palestra, utilize o link: https://bit.ly/3mdNwU7

Resumo:  A presente palestra de divulgação é baseada numa outra de seminário ("Multiplicity of Solutions in Differential Equations") que proferi para alunos no departamento de matemática da Universidade de Nevada, em Las Vegas, e que apareceu posteriormente (em Português) com  o título "Multiplicidade de Soluções em Equações Diferenciais" na Coleção "Textos de Matemática" da Universidade de Lisboa, Portugal,  2002. Tal Texto fez parte das "Palestras Comemorativas do Ano Mundial da Matemática – 2000". O nosso tópico baseou-se no uso do chamado"Plano de Fase" para analisar soluções de equações diferenciais ordinárias (EDOs) autônomas, de segunda ordem, da forma u'' + f(u) = 0. Tal abordagem, estudada num primeiro curso de equações diferenciais a nível de graduação, continua sendo (até o presente dia) de uma ferramenta importante na pesquisa de certas equações diferenciais parciais (EDPs).