Conheça o MAT/UnB

Desde a sua criação em 1962, o departamento de Matemática da Universidade de Brasília tem sido um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão.

O departamento de Matemática da Universidade de Brasília conta com cerca de 64 professores e desenvolve intensa atividade de ensino, de pesquisa e de extensão em Matemática. O ensino é promovido nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. No ensino de Graduação, além das disciplinas para formação básica nas diversas áreas da Universidade, o MAT oferece o curso de Graduação em Matemática, conduzindo aos graus de Bacharel (diurno) ou de Licenciado (diurno e noturno), os quais se destinam à formação de profissionais para exercício na área de Matemática e de professores para o ensino fundamental e médio.

O programa de Pós-Graduação em matemática, PPG/MAT, é um programa consolidado, que recebeu nota 7 na última avaliação da CAPES, e se destaca no cenário nacional pela produtividade científica de seu corpo docente e pelo alto nível do Programa.

Oferece os cursos de Mestrado em Matemática e Doutorado nas subáreas de Álgebra, Análise, Geometria e Matemática Aplicada. Desde a sua reformulação nos moldes da CAPES (1971) já titulou 389 mestres e 129 doutores até 2015. O grupo de professores/pesquisadores mantém participação continuada em entidades e em corpo editorial de revistas científicas.

O MAT/UnB mantém ainda intercâmbio científico com pesquisadores de diversas instituições do País e do exterior. A taxa de produção científica do corpo docente, quantificada pelas publicações em periódicos internacionais, é das mais altas em nível nacional na área de matemática. O PPG/MAT aderiu, desde o ano de 2012, ao PROFMAT- Mestrado Profissional  em Rede Nacional  junto à SBM, com a abertura de 30 vagas por ano. A demanda de uma média de 600 candidatos por cada edital do PROFMAT revela o alto índice de interesse da sociedade local por este tipo de serviço prestado pelo programa.

Para saber mais, clique aqui.