VII EBREM

Encontro Brasiliense de Educação Matemática

A I Feira de Matemática do Distrito Federal teve como objetivo promover o pensar e o fazer matemática de maneira investigativa e criativa para o público formado por estudantes e professores da Educação Básica ao Ensino Superior de Escolas Públicas e Particulares do Distrito Federal, por meio da concepção, elaboração, socialização e validação de experiências matemáticas. As propostas recebidas mostraram a adesão da comunidade e foram organizadas em categorias, a saber: Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e/ou Técnico e Superior. Os resultados mostram que a I Feira alcançou seus objetivos, uma vez que ela foi propulsora de aprendizagens, curiosidades e descobertas para professores e estudantes; ampliou a cultura da iniciação científica entre os jovens do DF; se tornou mais um espaço formativo para os professores e futuros professores que ensinam matemática no DF, na medida em que integrou profissionais da escola, dos institutos federais e da universidade em atividade de investigação matemática.

O VII Encontro Brasiliense de Educação Matemática (VII EBREM), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional DF (SBEM-DF), em parceria com instituições públicas e particulares do Distrito Federal que possuem Licenciatura em Matemática ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro. O evento congregou 300 participantes, entre professores da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e pesquisadores das áreas de Matemática, Educação Matemática e áreas afins, sob o tema “Superando os desafios da aprendizagem matemática”. O evento promoveu a atualização dos professores de Matemática da Educação Básica em relação aos conteúdos específicos e em relação à didática específica para o ensino de matemática. Além disso, propiciou intercâmbio cultural e científico entre pesquisadores e alunos de pós-graduação do DF e de outras partes do Brasil. A estrutura acadêmica constou de realização de mesas-redondas com pesquisadores de renome nacional e internacional na área de educação matemática, de oferta de vários minicursos e comunicações científicas. O tema aglutinou questões que envolvem a formação de professores, as concepções, as tendências (conceituais e didático-pedagógicas), o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e a pesquisa.

Número de participantes: 1600 pessoas (estudantes e professores de todos os níveis de ensino, de instituições públicas e particulares do Distrito Federal e entorno).

1300 pessoas na I Feira – evento de divulgação e popularização da ciência e da matemática escolar;

300 pessoas no VII EBREM – evento de natureza acadêmico-científica; formação continuada; incentivo à pesquisa na área de ensino de matemática.

Destacam-se: a participação de docentes do Departamento de Matemática nas comissões organizadoras dos eventos e nas comissões científicas; a participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Educação Tutorial (PETMAT) do Departamento de Matemática como expositores; a participação de estudantes da licenciatura em matemática como expositores; a expressiva presença de estudantes do curso de graduação em matemática (licenciatura e bacharelado) como monitores, visitantes e participantes nos eventos.

Agradecimentos: à Universidade de Brasília e ao Instituto de Ciências Exatas que contribuíram para a participação de docentes e discentes do Departamento de Matemática, em especial, à chefia e às Coordenações de graduação do Departamento de Matemática.

Profa. Regina da Silva Pina Neves
Coordenação de Extensão do IE

Clique aqui para ver as fotos do evento.