Nota do MAT/UnB - Falecimento do professor Elon Lages Lima

Elon Lages Lima teve papel decisivo na consolidação da Matemática na Universidade de Brasília

Morreu, no último domingo (7), o professor honoris causa da Universidade de Brasília Elon Lages Lima, ex-coordenador do Instituto de Matemática – atualmente departamento do Instituto de Ciências Exatas –, autor de mais de 40 publicações e vencedor, por duas vezes, do prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. O matemático também recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e oPrêmio Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. (Texto: Thaise Torres/Secom UnB)

O departamento de Matemática lamenta profundamente o falecimento do professor Elon Lages Lima, que tanto contribuiu para a consolidação deste departamento. No texto abaixo, o professor do MAT/UnB, Theo Zapata, lembra um pouco da narrativa - não muito conhecida - do decisivo papel do professor Elon no início da história da Matemática de Brasília.

Em 1962, o Professor Elon foi contactado por Darcy Ribeiro cuja intenção era que ele fosse criar o Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. Lages Lima não pode aceitar de plano o convite, pois havia ganho uma bolsa Guggenheim e ia para os Estados Unidos. Então, sugeriu os nomes dos professores Djairo Guedes de Figueiredo e Geraldo Severo de Souza Ávila, futuramente pesquisadores internacionalmente reconhecidos, que haviam acabado de voltar de seus doutorados em Nova Iorque. Nesse ano, o núcleo formador do Instituto Central de Matemática da UnB consistiu de Leopoldo Nachbin, como Coordenador do Instituto, Djairo de Figueiredo e Geraldo Ávila, como Professores Associados, e Mário Matos, Mauro Bianchini, Nelson Braga, e Sérgio Falcão, como instrutores contratados (todos alunos do IMPA visando a obtenção do grau de mestre em Matemática).

Regressando ao Brasil após o golpe militar de 1964, participou como Coordenador Adjunto do Instituto Central de Matemática junto com Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, Cláudio Santoro, Antônio Machado Neto, Carolina Bori, Antônio Cordeiro, Roberto Salmerón, Otto Gottlieb, Jaime Tiomno e outros, da brilhante fase inicial da UnB.

Lages Lima, promovido a Professor Titular ainda nesse ano, teve ação determinante para a evolução do Instituto de Matemática: juntamente com seus colegas conseguiram formar um bom ambiente matemático, logrando a criação da pós-graduação e orientando as primeiras dissertações no país em Ciências (Matemáticas). A bem conhecida situação política na UnB nos anos de 1964 e 1965, levou-o junto com os demais coordenadores a pedirem demissão em setembro de 1965, culminando em quase 80% dos professores dessa Universidade a demitirem-se no mês subsequente. O Professor Elon seguiu então pouco depois para os Estados Unidos.

(Foto: Beatriz Ferraz / Secom UnB)