Professor Pavel Zalesski é eleito membro titular da ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu os seus novos membros titulares e correspondentes em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 2 de dezembro, dentre eles o professor Pavel Zalesski do MAT/UnB. Os membros titulares da ABC são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica.

Fundada em 1916, a ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

O professor Pavel Zalesski junta-se agora aos professores eméritos Said Sidki e Keti Tenenblat, como membros titulares da ABC que pertencem ao MAT/UnB. Estiveram no também no MAT/UnB os professores Djairo Figueiredo (atualmente na UNICAMP) e Geraldo Ávila (1933-2010).

Além dos membros titulares, a ABC elege a cada ano seus membros afiliados,  categoria que abrange os jovens cientistas indicados por região do Brasil para membros da ABC por cinco anos a partir do ano da eleição. O professor Marcelo Furtado foi membro afiliado no período de 2010-2014 e atualmente, o professor Diego Marques é membro afiliado, no período 2011-2015.