MAT Notícias

Mesa redonda com Artur Ávila (IMPA)

O Departamento de Matemática/Instituto de Ciências Exatas tem a honra de convidar a comunidade universitária para a Mesa Redonda com o jovem matemático Artur Ávila, a acontecer nesta quarta-feira, 23/09/2015, no Auditório da Reitoria, das 14h00 às 16h00.

O Departamento de Matemática/Instituto de Ciências Exatas tem a honra de convidar a comunidade universitária para a Mesa Redonda com o jovem matemático Artur Ávila, 

a acontecer nesta quarta-feira, 23/09/2015, no Auditório da Reitoria, das 14h00 às 16h00. Artur Ávila conquistou a famosa Medalha Fields durante o Congresso Internacional de Matemáticos 

realizado em agosto de 2014 em Seul. A Medalha Fields é a maior premiação na área de Matemática e é considerada o "Nobel da matemática" (embora a comparação deva ser relativizada).

 

Fato é que isto representa a maior conquista da ciência brasileira.  Detalhes sobre a medalha Fields podem ser encontrados em https://www.mathunion.org/general/prizes/fields/details/

 

O professor/pesquisador Artur Ávila, carioca, 35 anos, é vinculado ao IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e ao CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), França.  

 

Link para o CV : https://www.math.jussieu.fr/~artur/cur.pdf 

 

É, assim, motivo de grande orgulho para o IE/UnB e, certamente, um incentivo aos jovens cientistas, podermos receber esse ilustre matemático para ouvirmos um pouco da história dessa sua conquista. 

 

A conversa será conduzida pelos professores  Keti Tenenblat, Professora Emérita, e Mauro Rabelo, Decano de Ensino de Graduação da UnB.

 

Atenciosamente, 
Noraí Rocco - Diretor do IED

 

(Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil )


Últimas Notícias

O seminário ocorrerá no próximo dia 17/05, às 14h30, no auditório do MAT.

Vai acontecer no MAT o seminário de Jogos Matemáticos: Experiência Prática 

O IV Ciclo de Palestras: Residência Pedagógica do MAT/UnB ocorrerá de 06 a 10/05, sempre às 18h, no Auditório da Matemática/UnB e no Youtube. 

Produção voltada para a aprendizagem matemática de estudantes da Educação Básica.