Seminários de Pesquisa em Educação Matemática 25/07

Estão abertas as inscrições para o seminário “Impulsionando as Ações Mentais Matemáticas”, que será ministrado pela Profª Karly Alvarenga (UFG), com a mediação da Profª Ana Porto (UFOB).

O seminário acontecerá no canal do Youtube do GIEM (ONLINE) no dia 25/07/2023, às 14h30. Para receber o certificado dessa atividade é necessário ter feito a inscrição e assinar a lista de frequência no dia do seminário.

Link para inscrição!

Resumo

As ações mentais matemáticas mobilizadas para estudar uma determinada situação-problema, em geral, acontecem de forma conjunta. Isso pode ser observado não somente de forma comportamental, mas também biologicamente por meio de eletroencefalograma e ressonância magnética funcional, aliados aos softwares especiais, aos tratamentos estatísticos e às outras ferramentas de análise cerebral.

Nessa palestra apresentamos um Modelo Teórico de Ações Mentais Matemáticas (MTAMM), fruto de estudos de campo e teóricos da palestrante e colaboradores, como uma possibilidade de trazer à consciência, tanto de professores quanto de estudantes, as inúmeras ações mentais disponíveis para empreender uma compreensão de conceitos e problemas matemáticos.

Em geral, elas ficam subliminares e explicitá-las pode impulsionar o conhecimento matemático do indivíduo, além de propiciar a metacognição. Na maioria das vezes empregamos várias delas em um só momento de estudo, mas quais devemos usar em determinada situação? O nosso objetivo é apresentar exemplos de possíveis ações mentais em contextos matemáticos e debater uma resposta à questão posta!