MAT Notícias

Aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação

Aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação

 Descrição

Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados ocorre por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante, com registros em áudio e vídeo, e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.

Equipe

Coordenação Geral: Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)

Coordenação UnB: Raquel Carneiro Dorr & Regina da Silva Pina Neves

Integrantes: Flávia Cristina Figueiredo Coura (UFSJ), Flavia Sueli Fabiani Marcatto (Unifei), Jinfa Cai (University of Delaware, United States), Joubert Lima Ferreira (UFOB), Juliana França Viol Paulin (UFABC), Lemerton Matos Nogueira (UFPE), Marcelo Eduardo Pereira (Doutorando, UFABC), Raquel Carneiro Dorr (UnB), Regina da Silva Pina Neves (UnB), Sabrina Bosbin Salazar (UFPel), Salvador Ciscar Llinares (university of alicante, Espanã) e Tatiane da Cunha Puti de Souza (Doutoranda, UFABC).

Estudantes envolvidos: Mestrado acadêmico: (2); Mestrado profissional: (3); Doutorado: (2).

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) - Auxílio financeiro.

Publicações/produtos educacionais/divulgação científica:

Dörr, R. C., Pina Neves, R. da S., & Ribeiro, A. J. (2023). Tarefas Matemáticas na Formação Continuada de Professores: Investigando a Construção e o Desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória. Perspectivas Da Educação Matemática16(42), 1-27. https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819

Dörr, R. C.; Pina Neves, R. da S.; The collaborative work of teachers and students in mathematical activities conducted in public schools. In: ICME15-International Congresso on Mathematical Education, 2024, Sydney. TSG 4.2: Preservice mathematics teacher education for the secondary level. Sydney: Universidade de Nova Gales do Sul, 2024. v. único.

 


Últimas Notícias

Curso de Licenciatura Noturno em Matemática recebeu nota 5

A defesa ocorrerá dia 17/12/24, às 14h30, no auditório do MAT.

Com profundo pesar o Departamento de Matemática comunica o falecimento do professor Claus Akira Horodynski Matsushigue

O seminário ocorrerá no próximo dia 11/12 às 10h30, no auditório do MAT.