MAT Notícias

Desenvolvimento de Jogos Matemáticos Físicos e Virtuais

Desenvolvimento de Jogos Matemáticos Físicos e Virtuais

 Descrição

 O projeto teve como objetivo produzir seis jogos educativos na área de números racionais, sendo todos físicos. Nesse contexto, houve um processo de desenvolvimento, formação e validação pedagógica, realizado por pesquisadores do Grupo de Investigação em Educação Matemática (GIEM), do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB), da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) e demais instituições. A metodologia utilizada no projeto encontra-se fundamentada na Engenharia Didática. Os jogos foram desenvolvidos e validados em escolas da SEEDF que atendem estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A propriedade intelectual da produção é do Ministério da Educação e a divulgação tem sido realizada em espaços definidos pela Secretaria de Educação Básica.

Equipe

Coordenação: Regina da Silva Pina Neves (UnB), Raquel Carneiro Dorr (UnB) e Rui Seimetz (UnB)

 Integrantes: André Luiz Gomes da Silva (Licenciando em Matemática, UnB), Ana Cristina de Almeida Salles (pesquisadora colaboradora UnB), Bruno do Nascimento Ferreira (Licenciando em Matemática, UnB), Carine Almeida Silva Noleto (SEEDF), Celine Vitória Cursino (Licencianda em Matemática, UnB), Cleia Alves Nogueira (SEEDF), Cássio Tessmer Elias Soares (IFB), Cristiano Alberto Muniz (UnB, aposentado), Carina Maia de Castro Mundim (UnB), Érica Santana Silveira Nery (UFS), Francelina Silveria Araújo Oliveira (UnB), Ivone Miguela Mendes (SEEDF), Ivo Braga de Siqueira (Licenciando em Matemática, UnB), Jodette Guilherme Amorim (UnB, aposentada), Josinalva Estacio Menezes (UnB, aposentada), Lorena Braga de Siqueira (IFB), Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues (UnB), Maria Dalvirene Braga (UnB/SEEDF), Márcia Rodrigues Leal (IFB), Raimunda de Oliveira (SEEDF), Rui Seimetz (UnB), Maylena Cléssia (pesquisadora colaboradora UnB), Pedro Rabelo Campos (pesquisador colaborador UnB), Rodrigo Tridapalli Mafra (pesquisador colaborador UnB).

 Estudantes envolvidos: Licenciatura em Matemática: (08); Especialização: (2); Mestrado Profissional (0); Mestrado Acadêmico: (0); Doutorado: (2).

 Financiador(es): Ministério da Educação  - Auxílio Financeiro.

Publicações/produtos educacionais/divulgação científica:

Oliveira, Raimunda; Nery, Érica Santana Silveira; Amorim, Jodette Guilherme; Dörr, Raquel Carneiro. A Engenharia Didática na construção de jogos físicos que abordam Números Racionais. Anais [...]. 2023, pp. 72-73. Disponível em: <https://sites.google.com/view/workshop2023/home>.

Nery, Érica Santana Silveira; Muniz, Cristiano Alberto; Pina Neves, Regina da Silva; Braga, Maria Dalvirene; Oliveira, Raimunda. Jogos matemáticos físicos e digitais para o ensino e a aprendizagem dos números racionais: pesquisa e desenvolvimento. Anais [...]. 2023. Disponível em: < https://xvi-ponencias.ciaem-iacme.org/index.php/xviciaem/xviciaem/schedConf/presentations>.

Pina Neves, Regina da Silva; Muniz, Cristiano Alberto; Nery, Érica Santana Silveira; Oliveira, Raimunda. Construção de Recursos Ludopedagógicos destinados ao ensino dos Números Racionais à luz da Engenharia Didática. 2023.

Oliveira, Raimunda; Silva, Janaína Mendes Pereira da; Silva, André Luiz Gomes da; Ferreira, Bruno do Nascimento; Cursino, Celine Vitória; SIQUEIRA, Ivo Braga de; SILVA, Letícia Costa da. Mapeamento de Pesquisas sobre Números Racionais nas últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). In: VI Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2023, Brasília. Anais do IX Encontro Brasiliense de Educação Matemática (IX EBREM), 2023. v. único. Pp.69-78, ISSN 2359-4608. Disponível em: < https://sbemdf.com.br/ix-ebrem/>.


Últimas Notícias

Curso de Licenciatura Noturno em Matemática recebeu nota 5

A defesa ocorrerá dia 17/12/24, às 14h30, no auditório do MAT.

Com profundo pesar o Departamento de Matemática comunica o falecimento do professor Claus Akira Horodynski Matsushigue

O seminário ocorrerá no próximo dia 11/12 às 10h30, no auditório do MAT.