MAT Seminários

Mecânica

Discussões e debates sobre pesquisas e publicações

Data/Horário: quarta-feira, 16h
Local: Auditório do MAT/UnB
Coordenador: Yuri Dumaresq

Últimas Palestras

Mostramos uma estrutura geral para a modelagem multiescala do desenvolvimento do câncer que abrange diferentes abordagens matemáticas e computacionais. Discutimos os desafios e oportunidades da pesquisa em andamento sobre o câncer para aplicação na prática clínica e suporte personalizado à decisão clínica.
Regina C. Almeida em 31/08/2022

Nesta apresentação, investigaremos o surgimento de instabilidades devido a esse comportamento de enfraquecimento da velocidade em duas configurações hidrodinâmicas clássicas.
Francisco Rocha Aix-Marseille University, CNRS, Laboratoire IUSTI, Marseille 13453, France em 27/07/2022

Contas magnéticas se atraem, formando cadeias semelhantes às encontradas em fios. Essas cadeias podem ser estruturadas ou acondicionadas dentro de cavidades de formas diferentes daquelas observadas no caso de fios metálicos ou plásticos. Para entender em que condições essas cadeias podem ser estruturadas quando acondicionadas em cavidades, injetamos essas cadeias de fios magnéticos em uma célula Helle-Shaw inclinada e descobrimos que elas formam espontaneamente padrões autossimilares.
Ascânio Dias Araújo- Universidade Federal do Ceará em 27/04/2022

Neste seminário, apresentamos o método de Full-Waveform Inversion (FWI) para o problema de inversão sísmica, mostrando como é possível extrair informações valiosas sobre a subsuperfície terrestre a partir de sinais acústicos e sísmicos.
Arthur A. R. Campos - Department of Applied Mathematics - Universidade de São Paulo em 20/04/2022

Ao longo do seminário iremos abordar a solução analítica multidimensional da equação de advecção-difusão aplicada ao problema de dispersão de poluentes na atmosfera. O modelo a ser apresentado utiliza transformadas integrais na sua derivação. Simulações numéricas de alguns cenários serão apresentadas.
Daniela Buske - Universidade Federal de Pelotas em 06/04/2022

Apresentações