MAT Notícias

Lesson Study na Formação Inicial e Continuada do(a) Professor(a) de Matemática: reflexão e colaboração em prol do desenvolvimento profissional docente

Lesson Study na Formação Inicial e Continuada do(a) Professor(a) de Matemática: reflexão e colaboração em prol do desenvolvimento profissional docente

Descrição:

O projeto de investigação considera a Aula de Matemática como elemento central de análise e reconstrução teórico-metodológica da ação docente, tendo como objetivos centrais: planejar, produzir, analisar e validar aulas de matemática para a Educação Básica, em processo de Lesson Study (LS) de forma colaborativa, integrando licenciandos, formadores de professores e professores de matemática; e, socializar a produção de modo a fomentar oportunidades formativas junto a outros formadores de professores, futuros professores e professores. Os participantes integrados aos ciclos de LS se desenvolvem constantemente e fortalecem seus vínculos profissionais em suas escolas e entre escolas; sentem-se capazes à medida que aprendem mais sobre currículo, conteúdos, metodologias, sobre a aprendizagem dos estudantes, sobre como podem melhorar suas formas de comunicação em sala de aula, seus instrumentos avaliativos, entre outros aspectos da prática docente.

Equipe

Coordenação: Regina da Silva Pina Neves (UnB) & Aluska Dias Ramos Macedo (UFCG)

Integrantes:

Alex Henrique Alves Honorato (Doutorando, Unicamp), Ana Maria Porto Nascimento (UFOB), Camila Fernandes Beserra de Oliveira (Licenciada em Matemática, UnB), Danielly de Souza Figueiredo (SEEDF), Eduarda de Maria Costa (Mestranda, UEPB), Emilly Joyce Alcântara da Silva (Mestranda, UFPE), Ivanielma Santos de Souza (SEEPB), Janaína Mendes Pereira da Silva (Doutoranda, UFABC), Josyane dos Santos Pereira (Licenciada em Matemática, UnB), Katsumi Shimakawa (Licenciando em Matemática, UnB), Lucas Cotrim Aguiar (Licenciando em Matemática, UnB), Maria Dalvirene Braga (SEEDF/UnB), Maria das Vitórias Guimarães da Silva (Licenciada em Matemática, UFCG), Marlene Pereira do Nascimento (SEEDF), Murilo da Silva Jacinto (Licenciando em Matemática, UnB), Natália de Carvalho Borges (Licencianda em Matemática, UnB), Pedro Henrique Sousa dos Santos (Licenciando em Matemática, UnB), Raquel Carneiro Dorr (UnB), Rodrigo Oliveira de Souza (SEEDF) e Wesley Pereira da Silva (SEEDF).

Estudantes envolvidos: Licenciatura em Matemática: (12 UnB/10 UFCG, por semestre); Especialização: (2); Mestrado Profissional (0); Mestrado Acadêmico: (2); Doutorado: (2).

Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) - Auxílio Financeiro.

Publicações/produtos educacionais/divulgação científica:

 33          444

 

 Mesa-redonda no II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática.

https://www.youtube.com/live/8PNRjK2prmk?si=URd3XfdnHNIcsO6K

 

Pina Neves, R. da S.; Macedo, A. D. R.; Silva, J. M. P. da; Dörr, R. C. Lesson Study in the initial teacher education for mathematics teachers: collaboration between two brazilian public universities. In: ICME15-International Congresso on Mathematical Education, 2024, Sydney. TSG 4.2: Preservice mathematics teacher education for the secondary level. Sydney: Universidade de Nova Gales do Sul, 2024. v. único. p. 1-5.

Pina Neves, Regina da Silva. A formação de professores/as que ensinam matemática no contexto do Estudo de Aula. Palestra, III FAFIPEM - Fórum Acreano de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, 08 de agosto de 2024.

Pina Neves, Regina da Silva; Silva, Aluska Dias Ramos de Macedo; Bellemanain, Paula Moreira Baltar. A Formação Inicial de Professores de Matemática e o Lesson Study. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: www.even3.com.br/anais/6SIPEMAT, ISBN: 978-65-272-0577-7 DOI: doi.org/10.29327/1413695.

Quaresma, M. A. F., Macedo, A., Pina Neves, R. da S., & Ponte, J. P. M. da. (2024). Apropriação pelos Futuros Professores de Matemática da abordagem do Ensino Exploratório em processo de Estudo de Aula. Zetetike32(00), e024005. https://doi.org/10.20396/zet.v32i00.8676684 

Ponte, J. P. da ., Pina Neves, R. da S., Macedo, A. D. R. de ., & Quaresma, . M. . (2023). Formación inicial de profesores de Matemáticas: una experiencia de intercambio internacional a partir de los estudios de aula. PARADIGMA44(2), 213–240. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418

Macedo, A. D. R. de ., Pina Neves, R. da S., & Silva, J. M. P. da. (2023). Desarrollo Profesional de una profesora de Matemática: oportunidades en el contexto de la Pasantía Curricular Supervisada y en el Programa de Residencia Pedagógica en el proceso de Lesson Study. PARADIGMA44(2), 398–424. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p398-424.id1425


Últimas Notícias

Curso de Licenciatura Noturno em Matemática recebeu nota 5

A defesa ocorrerá dia 17/12/24, às 14h30, no auditório do MAT.

Com profundo pesar o Departamento de Matemática comunica o falecimento do professor Claus Akira Horodynski Matsushigue

O seminário ocorrerá no próximo dia 11/12 às 10h30, no auditório do MAT.