MAT Seminários

Teoria dos Números

Discussões e debates sobre pesquisas e publicações

Data/Horário: Quarta-feira, às 14h
Local: Auditório do MAT/UnB
Coordenador: Hemar Godinho

Últimas Palestras

Esta é uma série de quatro palestras com o objetivo de apresentar uma prova completa do Teorema dos Números Primos para estudantes de graduação. Ao contrário do teorema do índice de Atiyah-Singer ou do último teorema de Fermat, o teorema dos números primos é um dos poucos resultados matemáticos de referência cuja prova é totalmente acessível no nível de graduação.
Leandro Cioletti - UnB em 23 de junho, às 16 horas (excepcionalmente)

Neste seminário apresentaremos uma abordagem histórica e de técnicas utilizadas para determinar a existência de soluções não triviais para de sistemas pares de formas diagonais sobre Qp de grau k em s variáveis. Uma conjectura de Artin afirma que uma condição suficiente para a existência de solução não trivial é que s>2k2. Nesta apresentação veremos que esta afirmação é válida exceto possivelmente para uma quantidade finita de casos.
Paulo Henrique Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFU) em 27/10/2021

Seja K um corpo. Nesta palestra, vamos estudar a equação a1x1d+ .....+ asxsd= 0, com coeficientes em K. A função Γ(K,d) fornece o número mínimo de s que garanta que essa equação tenha soluções não-triviais em K, independente da escolha dos coeficientes. Apresentarei um survey dos resultados conhecidos dessa função, especialmente os resultados demonstrados nos últimos anos. Vou explicar alguns métodos comuns utilizados nas demonstrações e apresentar vários problemas em aberto.
Michael Knapp Loyola University - EUA em 20/10/2021

Este é um trabalho em conjunto com André Contiero ( UFMG). Em contraste, mostraremos, com Combinatória e Teoria Ergódica, que em Zap, a medida de Haar do fecho p-ádico de subconjuntos de N é sempre maior ou igual que a densidade de Banach de tais conjuntos e damos condições suficientes para a igualdade. Este é um trabalho em andamento com Alex Zamudio ( UFRJ ).
Davi Lima UFAL em 13/10/2021

Nessa palestra falaremos um pouco sobre esse assunto e apresentaremos resultados de recente publicação com João Paulo Guardieiro, Victor Neuman e Guilherme Tizziotti.
Cícero de Carvalho- Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 06/10/2021

Apresentações