Atividades do Colóquio


x

Construção da Reta Real: dos livros do Ensino Médio à realidade do que é matematicamente possível (Geometria Grega+Livros didáticos+Arte+Sala de Aula)


Período:

17 de maio de 2021, das 17h30 às 18h30.

Link de transmissão:

https://youtu.be/rr3JRvoX3-0

Palestrante:

Daniel Cordeiro (UFCG)


Minibio: Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Fez Estágio Pós-Doutoral na Rutgers University, em New Jersey (USA), e foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nas técnicas da Análise Funcional Linear e Não-linear aplicadas às Equações Diferenciais Parciais Elípticas de diferentes tipos. Atualmente, dedica-se à pesquisa na área de Ensino, com especial interesse na formação acadêmica universitária de alunos e de futuros professores, na melhoria do ensino e na popularização e divulgação da Matemática. Nesse sentido, tem orientado alunos da Graduação e Pós-Graduação, proferido palestras, é do Corpo Editorial da revista Professor de Matemática Online (PMO/SBM) e, ao longo dos anos, escrito artigos e textos nesta área. Como contribuição nessa área, escreveu cinco livros, dois deles publicados pela Sociedade Brasileira de Matemática. Foi Secretário Regional e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande, e, com orgulho e entusiasmo, Tutor do Grupo PET-Matemática-UFCG. Coleciona e tem admiradora paixão por máquinas mecânicas de calcular antigas.

Resumo:

Os livros do Ensino Médio sempre trazem a construção da reta numérica real e expõem a equivalência dessa reta com o conjunto dos números reais. Com esse procedimento, fica-se com a impressão de que todo número real pode ser marcado na reta real. Será esse fato realmente verdade? Pode-se marcar qualquer número na reta real? Como marcar certos números, bem pouco comuns? O que usar para fazer isso? A palestra almeja “responder” essas perguntas e incitar outras mais instigantes, cujas respos-tas requerem bem mais Matemática do que o Ensino Médio pode prover! Esse fato deve ser encarado como estímulo à uma formação acadêmica sólida de futuros professores de Mate-mática. Nesse bate-papo entram os antigos gregos, arte, animações e atividades para sala de aula!
x

Matemática: da sala de aula à divulgação científica


Período:

17 de maio de 2021, das 18h30 às 19h30.

Link de transmissão:

https://youtu.be/m8P1jSgL3yE

Palestrante:

Julia Jaccoud


Minibio: Julia Jaccoud, formada em Licenciatura em Matemática pelo IME-USP. Professora na Roda de Matemática, criadora do canal no Youtube A Matemaníaca que tem o objetivo de encorajar as pessoas a apreciarem a matemática e convidá-las para construir a ideia de que a matemática é interessante para todos e todas.

Resumo:

Nesta conversa, Julia compartilhará sobre sua trajetória, projetos que está envolvida e instigará reflexões sobre o cenário da divulgação científica.
x

Mesa Redonda da Sociedade Brasileira de Matemática


Período:

17 de maio de 2021, das 16h30 às 17h30.

Link de transmissão:

https://youtu.be/pd15AqjYkWg

Participantes da Mesa:

Christina Brech (USP)


Minibio: Christina é professora e pesquisadora em matemática na USP desde 2010. Desenvolve pesquisa em aplicações de teoria dos conjuntos aos espaços de Banach. Está engajada com questões de gênero desde 2015, quando criou com suas colegas a Rede Não Cala USP - um coletivo de professoras da USP pelo enfrentamento da violência de gênero. Organizou o Ciclo de Debates "Matemática: substantivo feminino" e a exposição "Ela está em tudo", relacionados à representatividade de mulheres na matemática. Atualmente é membra da Comissão de Gênero da SBM/SBMAC e integra o grupo que coordena a iniciativa May 12.

Daniel Gonçalves (UFSC)


Minibio: Atualmente é membro do conselho diretor da SBM e editor chefe doNoticiário da SBM. Editor associado da Revista Matemática Universitária. Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do programa de pós-graduação em Matemática pura e aplicada da UFSC, e coordenador dos acordos de cooperação entre a UFSC e a University of Ottawa (Canadá), Western Sydeney University (Austrália) e Universidad e Málaga (Espanha). Coordenador do projeto de internacionalização da Matemática da UFSC (Capes-PrInt). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1D, atuando nas interações entre álgebra pura, sistemas dinâmicos, combinatória e C*-álgebras. Bacharel e Mestre pela UFSC e doutor pela University of Victoria(Canadá), com pós-doutorado na University of Ottawa e Universidad de Málaga (Espanha).

Jaqueline Mesquita (UnB) - Mediadora


Minibio: Jaqueline Mesquita é professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília desde 2015. Em 2018, foi eleita membro afiliado da Academia Mundial de Ciências, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi selecionada como Oberwolfach Leibniz Fellows pelo centro de pesquisa MFO, na Alemanha. Em 2019, foi contemplada com a bolsa Alexander von Humboldt/Capes para pesquisador experiente e nesse mesmo ano, foi a vencedora na categoria de matemática do prêmio "Para Mulheres na Ciência" concedido pela LOréal-UNESCO-ABC.

Paolo Piccione (USP)


Minibio: Graduado em Matemática pela Università Degli Studi Di Roma La Sapienza (Itália, 1987), e Doutorado em Matemática pela Pennsylvania State University (EUA, 1994), Livre Docência na Universidade de São Paulo (1998). Atualmente, é Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (biênio 2017-2019), Professor Titular da Universidade de São Paulo, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde maio de 2012, membro do Comitê Executivo da IMU - International Mathematical Union, membro da Comissão Especial Regimes de Trabalho (CERT) da USP, membro da Coordenação de Área - Matemática e Estatística da Fapesp. Admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador, área de Ciências Matemáticas, em 2018. Atuou como membro do CA-Matemática do CNPq, Presidente da Comissão de Pesquisa do IME-USP, membro do Conselho de Pesquisa da USP, e membro da Comissão de Avaliação Setorial (CAS) Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Sua especialidade matemática é a Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo de Variações e Problemas Variacionais Geométricos, Teoria da Bifurcação, Geometria Riemanniana e Lorentziana Global, Teoria de Morse, Geometria Simplética e Sistemas Hamiltonianos. É coordenador do Projeto Temático Fapesp "Técnicas algébricas, topológicas e analíticas em Geometria Diferencial e Análise Geométrica". A partir de março 2017, é pesquisador 1A do CNPq.

Walcy Santos (UFRJ)


Minibio: Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1992). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria diferencial, r-curvatura média, formas espaciais, curvatura média e curvas planas. Foi Diretora do Instituto de Matemática da UFRJ de 2010 a 2018 e fez parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática de 2017 a 2021.

x

Mesa Redonda: “Mídias sociais em prol da diversidade: realidade ou utopia?”


Período:

18 de maio de 2021, das 16h30 às 18h30.

Link de transmissão:

https://youtu.be/IJHyhaqrLlw

Participantes da Mesa:

Carolina Tokarski (IPEA) - Mediadora


Minibio: Carolina Tokarski é graduada e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Têm atuação como gestora governamental nas áreas de políticas para as mulheres, justiça e educação. Atualmente é pesquisadora na Coordenação de Estudos e Pesquisas de Igualdade de Gênero, Raça e Gerações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Camila Lainetti (USP)


Minibio: Graduada em Matemática Aplicada e Computacional com habilitação em Estatística Econômica. Cientista de dados com experiência em coleta de dados, limpeza e tratamento de datasets, confecção de exploratórias e modelagens. Background de desenvolvedora, com alguns anos de experiência. Ex aluna da Engenharia Elétrica da Poli-USP. Interesse especial por empresas ligadas a impacto social e políticas públicas.

Lola Aronovich (UFC)


Minibio: Lola Aronovich é professora no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) da Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado e doutorado em Literatura em Língua Inglesa na UFSC, e pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas. Desde 2008, é autora do blog Escreva Lola Escreva, um dos maiores blogs feministas do Brasil, com média de 200 mil visualizações de páginas por mês. A lei no. 13.642, sancionada em abril de 2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet, leva o nome de Lei Lola em sua homenagem. Lola foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, na Categoria Coragem, do Repórteres sem Fronteiras.

Nádia Junqueira (UNICAMP)


Minibio: Nádia Junqueira Ribeiro é doutoranda em Filosofia pela Unicamp, graduada e mestre em Filosofia pela UFG. É jornalista, graduada pela PUC/GO, assessora de comunicação da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia e do Blog Mulheres na Filosofia.

Resumo:

A proposta da mesa, que ocorre em homenagem ao 12 de maio, dia em que celebramos as mulheres na matemática, busca trazer um olhar para questões de gênero na matemática. Vivemos um tempo em que as mídias sociais exercem forte influência no tecido social. A popularização em massa da internet a partir dos anos 2000 promoveu um amálgama entre o mundo físico e o mundo digital, de onde são publicizados protestos, debates e informações, sem nenhum controle centralizado. Esta configuração propicia um espaço fértil para a liberdade de expressão, que pode ser usado tanto para espalhar mentiras quanto para dar visibilidade para as minorias. Testemunhamos recentemente a fragilidade das democracias diante da produção em massa de conteúdos falsos durante períodos eleitorais. A “cultura do cancelamento” nas redes também é um fenômeno que revela pontos críticos de questões de raça e gênero estruturais. Os movimentos em prol dos direitos das minorias ganham forças nas redes, através do que tem sido chamado de “ciberativismo”.

Convidamos para compor esta mesa especialistas nas temáticas que estudam questões de gênero e suas interseccionalidades e o impacto das mídias sociais, para refletirmos como estas últimas afetam as estruturas sociais, a partir de um olhar multidisciplinar.
x

Mesa Redonda para Mulheres na Ciência: "A força feminina na matemática"


Período:

18 de maio de 2021, das 19h00 às 20h30.

Link de transmissão:

https://youtu.be/8qkk7eoUXvU

Participantes da Mesa:

Cristina Garcia (Diretora Científica da L'Oréal Brasil)


Minibio: Cristina é formada em Engenharia Química pela École Nationale de Chimie de Paris e possui doutorado pela Universidade Pierre and Marie Curie, Paris VI. Ela ingressou no Grupo L'Oréal em 2000, onde iniciou na área Operações, no Departamento de Qualidade. Posteriormente, liderou a Equipe de Desenvolvimento de Produto para a América Latina por 5 anos, garantindo a entrega de inovações nesses mercados dinâmicos. Após essa forte experiência em Operações, Cristina aceitou o desafio de mudar para a área de Pesquisa e Inovação e atualmente gerencia a Direção Científica da L'Oréal no Brasil, e é responsável pelas atividades de Assuntos Regulatórios, Comunicação Produto e Comunicação Científica e também tem a responsabilidade de coordenar as Direções Científicas da Região Mercosul. Nessa nova função, ela também faz parte do Júri do Prêmio Para Mulheres na Ciência da L’oréal- ABC- Unesco. Além de apoiar a Inovação na região, ela trabalha muito ativamente em questões-chave do Grupo, como O papel das mulheres na ciência, Biodiversidade e Métodos Alternativos, fortalecendo a reputação externa da L'Oreal, especialmente em tópicos científicos e sustentáveis.

Jaqueline Godoy Mesquita (UnB)


Minibio: Jaqueline Mesquita é professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília desde 2015. Em 2018, foi eleita membro afiliado da Academia Mundial de Ciências, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi selecionada como Oberwolfach Leibniz Fellows pelo centro de pesquisa MFO, na Alemanha. Em 2019, foi contemplada com a bolsa Alexander von Humboldt/Capes para pesquisador experiente e nesse mesmo ano, foi a vencedora na categoria de matemática do prêmio "Para Mulheres na Ciência" concedido pela LOréal-UNESCO-ABC.

María Amelia Salazar (UFF)


Minibio: Sou María Amelia, matemática e colombiana. Fui graduada na Universidad Nacional de Colombia e fiz mestrado na Universidad de los Andes, também na Colômbia. Na Universidade de Utrecht, na Holanda, fiz um segundo mestrado e doutorado. Depois fui pesquisadora visitante no Centro de Pesquisa Matemática (CRM), na Espanha, e estágios de pós-doutorado no Instituto Max Planck de Matemática, na Alemanha, e no Impa, no Rio de Janeiro. Desde 2017 sou professora na UFF, no Departamento de Matemática Aplicada. Eu estudo a geometria dos grupoides e dos algebroides de Lie. É uma teoria bonita que conecta a teoria de Lie e outras áreas de geometria, e servem como uma linguagem unificadora para abordar problemas que, em princípio, são de natureza diferente. Eu gosto de pensar em perguntas naturais e fundamentais, e que não requerem muita linguagem matemática para entender do que se trata.

Susanne Maciel (UnB) - Mediadora


Minibio: Susanne Maciel é formada em matemática pela UnB, mestre em geologia pela UnB e doutora em matemática aplicada pela Unicamp. Atualmente é professora da UnB, onde dá aulas de matemática para o curso Educação do Campo, e pesquisa na área de processamento de sinais sísmicos no Observatório Sismológico/UnB.

Paolo Piccione (USP) - Abertura da Mesa


Minibio: Graduado em Matemática pela Università Degli Studi Di Roma La Sapienza (Itália, 1987), e Doutorado em Matemática pela Pennsylvania State University (EUA, 1994), Livre Docência na Universidade de São Paulo (1998). Atualmente, é Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (biênio 2017-2019), Professor Titular da Universidade de São Paulo, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde maio de 2012, membro do Comitê Executivo da IMU - International Mathematical Union, membro da Comissão Especial Regimes de Trabalho (CERT) da USP, membro da Coordenação de Área - Matemática e Estatística da Fapesp. Admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador, área de Ciências Matemáticas, em 2018. Atuou como membro do CA-Matemática do CNPq, Presidente da Comissão de Pesquisa do IME-USP, membro do Conselho de Pesquisa da USP, e membro da Comissão de Avaliação Setorial (CAS) Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Sua especialidade matemática é a Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo de Variações e Problemas Variacionais Geométricos, Teoria da Bifurcação, Geometria Riemanniana e Lorentziana Global, Teoria de Morse, Geometria Simplética e Sistemas Hamiltonianos. É coordenador do Projeto Temático Fapesp "Técnicas algébricas, topológicas e analíticas em Geometria Diferencial e Análise Geométrica". A partir de março 2017, é pesquisador 1A do CNPq.

x

Soluções de viscosidade e problemas variacionais


Período:

17, 18 e 19 de maio de 2021, das 14h às 16h.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/84185855159?pwd=UkFoR2pGdzNUV0psMnZ6UWFZT2FrZz09
ID da reunião: 841 8585 5159
Senha: 458518

Professor:

Edgard Pimentel (PUC/Rio)


Minibio: Edgard doutorou-se em Matemática no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal, 2013). Desde Janeiro de 2017, é Professor do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2), Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Junior Associate Fellow do International Centre for Theoretical Physics (ICTP - Trieste). Em 2019, foi selecionado como grantee do Instituto Serrapilheira e eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Seus interesses de pesquisa se concentram na Análise de Equações Diferenciais Parciais, sobretudo na teoria de regularidade para problemas elípticos e parabólicos. Sua agenda científica envolve intenso intercâmbio internacional, através de visitas relevantes a centros de excelência no estrangeiro, como o CIMAT (Guanajuato), Hausdorff Research Institute for Mathematics (Bonn), ICTP (Trieste), Imperial College London, Max-Planck Institute (Leipzig), Royal Institute of Technology (Estocolmo) e Technion (Israel).

Resumo:

O mini-curso trata de soluções de viscosidade e explora suas conexões com os problemas variacionais. A princípio, esta ligação soa artificial. Entretanto, alguns operadores fundamentais para a Análise admitem tanto soluções viscosas como soluções fracas distribucionais. Mais ainda, em alguns contextos as duas noções coincidem. Este é o caso, por exemplo, do operador Laplaciano e do operador p-Laplaciano. Uma pergunta fundamental se coloca: é possível abordar problemas variacionais a partir das técnicas das soluções de viscosidade (intrinsicamente não-variacionais)? A resposta, positiva, é o tema deste curso. Vamos introduzir a teoria de soluções de viscosidade contínuas e suas principais propriedades (e.g. princípios do máximo e da comparação, existência de soluções e desigualdade de Harnack), culminando com a regularidade das funções na classe das soluções viscosas. Em seguida, vamos discutir alguns exemplos importantes que conectam o mundo variacional e a teoria de soluções de viscosidade. Estes incluem o operador Laplaciano e o operador p-Laplaciano, e os sistemas chamados mean-field games.

Público-alvo:

Estudantes de graduação e ós-graduação com interesse em EDPs; jovens doutores e pesquisadores interessados no tema.

Pré-requisitos:

O principal pré-requisito é um curso de equações diferenciais parciais em nível básico, o que corresponde aos Capítulos 2 e 3 do livro-texto Partial Differential Equations, de Lawrence C. Evans. Os co-requisitos do curso envolvem noções básicas de cálculo e algum informação sobre espaços de funções.
x

Curvas de largura constante


Período:

17, 18 e 19 de maio de 2021, das 14h às 16h.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83837136551?pwd=clZHUFBKU3h4WVlnUFpLNHBHVzAyQT09
ID da reunião: 838 3713 6551
Senha de acesso: 263501

Professores:

Arlandson Matheus (UEPB)


Minibio: Potiguar de nascença, criado entre o fluxo das águas e a terrível doçura dos canaviais, chegou à Paraíba por caminhos cujo começo e fim só Olorum conhece. Licenciado pela UFRN, mestre pela UFCG e doutor pelo programa em associação da UFCG e da UFPB – tudo em Matemática. Leciona no Curso de Licenciatura em Matemática no campus da UEPB localizado na cidade de Patos, no coração do sertão paraibano. Geômetra, suas áreas de pesquisa são Geometria Diferencial e Análise Geométrica. Também tem interesse em questões relacionadas ao ensino de Geometria.

Emanuela Régia (UEPB)


Minibio: Emanuela Coelho é uma Paraibucana convicta. Pernambucana de nascimento e coração, escolheu a Paraíba como sua casa desde 2008. Nesse ano iniciou sua graduação em Licenciatura em Matemática ṕela Universidade Estadual da Paraíba, concluída em 2012. Em 2014, obteve o título de Mestra em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande. Ainda em 2014, iniciou seu doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, deixando temporariamente as terras nordestinas, e retornou à Paraíba em 2017. Desde então, é professora da Universidade Estadual da Paraíba. Em 2018 concluiu o doutorado sob a orientação da Profa Valéria Neves Domingos Cavalcanti e trabalha com Existência, Unicidade e Estabilização de Soluções de Problemas de Evolução do Tipo Hiperbólicos.

Resumo:

A largura de uma curva planar, numa dada direção, é a largura mínima entre as faixas que contém a curva e que são limitadas por retas ortogonais a essa direção. Assim, a largura de uma curva pode não ser a mesma em todas as direções. Neste minicurso, entretanto, como seu título não se esforça por esconder, trataremos de curvas de largura constante, isto é, curvas cuja largura não muda com a direção, como é o caso do círculo e do triângulo de Reuleaux. Aproveitaremos o ensejo para introduzir o estudo de curvas no plano sob a perspectiva da Geometria Diferencial, o que nos permitirá provar que o perímetro de uma curva convexa de largura constante é igual ao da circunferência com a mesma largura (teorema de Barbier), dentre outras propriedades da classe de curvas de que nos ocuparemos.

Público-alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática ou áreas afins, professores de Matemática do ensino básico e qualquer pessoa que tenha interesse em Geometria Diferencial.

Pré-requisitos:

Cálculo de funções reais de uma e de várias variáveis reais e Álgebra Linear.
x

O atrator geométrico de Lorenz e suas variantes


Período:

17, 18 e 19 de maio de 2021, das 14h às 16h.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/81113308988?pwd=dUZkdG5lM3FiRVpOZ2o1UHFINDJ3QT09
ID da reunião: 811 1330 8988
Senha de acesso: 291127

Professor:

Maria José Pacífico (UFRJ)


Minibio: Maria José Pacífico é uma especialista na área de sistema dinâmicos, com um número impressionante de contribuições centrais na área, muitas das quais publicadas em revistas renomadas na área de matemática. Ela é mais conhecida pela noção de hiperbolicidade singular que introduziu juntamente com Morales e Pujals, e desempenhou um papel fundamental na caracterização de conjuntos robustos transitivos para fluxos tridimensionais como atratores ou repulsores caóticos. O atrator geométrico de Lorenz é o exemplo mais significativo de atrator hiperbólico singular. Este estudo deu origem a um novo ramo de pesquisa, conhecido como hiperbolicidade singular, que engloba fluxos com equilíbrios acumulados por trajetórias regulares. Desde então, ela obteve muitos resultados nesse sentido, muitos deles de grande impacto e é uma das grandes lideranças internacionais no estudo de atratores hiperbólico singulares. Ela cursou sua graduação na Universidade Estadual Paulista (UNESP), obteve seu doutorado no IMPA, sob a orientação do Wellington de Melo. Ela desenvolveu sua carreira acadêmica inteira no Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde os anos 80, onde ela é atualmente Professora Titular. Ela é membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005 e da Academia Mundial de Ciências (TWAS) desde 2007. Atualmente é membro do Comitê Assessor na Área Matemática e Estatística do CNPq pela segunda vez. Em 2007, recebeu a Medalha Nacional de Mérito Científico, categoria Comendador. Ela é líder indiscutível entre as mulheres cientistas da América Latina e seu perfil científico é um importante paradigma de mulher de sucesso em Matemática, que servirá de exemplo para esta e para as próximas gerações de acadêmicas. Muitas de nossas jovens estudiosas da matemática foram inspiradas por sua presença ativa em todos os principais eventos matemáticos do país nas últimas três décadas.

Resumo:

Nos anos 60 E. Lorenz exibiu um sistema de trˆes equa¸c˜oes diferenciais para modelar a evolução a longo termo do clima. Este sistema, tem um ponto de equilíbrio robustamente acumulado por trajetórias regulares do sistema e apesar de ser constituído por equações simples (polinomiais de grau 2), Lorenz não conseguiu exibir uma solução explícita. A razão desta resistência é tanto conceitual como numérica: do ponto de vista conceitual, não é hiperbólico e do ponto de vista numérico, há acúmulo de erros quando a trajetória se acumula do equilíbrio. No entanto, Lorenz percebeu que as soluções deste sistema deveriam depender sensivelmente das condições iniciais. E conjecturou que sua solução deveria conter um atrator de volume zero, sensível com respeito ás condições iniciais. Nos anos 70, Gugkenheimer e Williams, introduziram o atrator geométrico de Lorenz, que satisfazia todas as condições e conjecturas dadas por Lorenz. E eu pretendo falar neste minicurso exatamente sobre o atrator geométrico de Lorenz, suas propriedades básicas e alguns resultados mais recentes sobre este tipo de atrator.

Pré-resquisitos:

Este será um curso de nível médio e pretendo fazer exposições explorando bastante a geometria por trás das construções. Assim, estudantes com alguma noção de fluxos e campos de vetores e com uma boa visão geométrica serão capazes de acompanhar os temas que irei desenvolver. Vou explorar mais a geometria dos problemas que a parte aritmética, dando apenas um sketch das provas dos resultados. Em particular, a primeira aula será bem elementar, com motivação e descrição do tema. Dependendo da audiência posso entrar mais na parte técnica e transformá-lo em avançado.
x

Tópicos em Dinâmica Aritmética


Período:

17, 18 e 19 de maio de 2021, das 14h às 16h.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/86986127340?pwd=amEvdjh1a2xXeXZucjczcVgvV05idz09
ID da reunião: 869 8612 7340
Senha de acesso: 063604

Professor:

Lucas Reis (UFMG)


Minibio:Bacharel (2015), Mestre (2016) e Doutor (2018) em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto da mesma instituição. Tem experiência e interesse na área de Álgebra e Teoria dos Números, atuando principalmente nos seguintes temas: Corpos Finitos (teoria e aplicações) e Aritmética de polinômios.

Resumo:

Este minicurso visa introduzir o estudo de iterações de funções sobre estruturas algébricas (finitas). Vamos discutir alguns conceitos e resultados básicos do tema, e passar por dois exemplos interessantes: as funções monomiais sobre grupos abelianos finitos e as tranformações lineares sobre espaços vetoriais de dimensão finita sobre um corpo finito.

Público-alvo:

Alunos de pós graduação em Matemática e alunos do final do curso de graduação em matemática.

Pré-requisitos:

Conhecimento básico em álgebra.

Material do Minicurso:

x

Algumas variações, generalizações e aplicações do teorema do valor médio de Lagrange


Período:

19, 20 e 21 de maio de 2021, das 16h30 às 18h30.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/82323577707?pwd=WHRMc3h1R2xhNUQwV1o5eW5QcUY4dz09
ID da reunião: 823 2357 7707
Senha de acesso: 654217

Professor:

German Jesus Lozada (IBILCE/UNESP)


Minibio:Professor adjunto no Departamento de Matemática do IBILCE (UNESP). Graduação em Matemática na Universidade Nacional de Trujillo (Peru) Mestrado em Matemática Aplicada no IME da USP em São Paulo. Doutorado em Matemática no ICMC da USP em São Carlos. Desenvolve pesquisa em equações de reação-difusão com ênfase na continuidade de atratores.

Resumo:

Sabemos que os teoremas do tipo valor médio são resultados básicos da Análise Matemática. Estes teoremas se destacam por sua simplicidade e aplicabilidade em outras áreas, como em Física e Economia por exemplo. O primeiro contato de nossos alunos dos cursos de graduação em Matemática ou de Engenharia com os teoremas do tipo valor médio é em um curso de cálculo diferencial e integral ou em um primeiro curso de análise real. Neste minicurso apresentaremos alguns teoremas do tipo valor médio que não são estudados em disciplinas clássicas de cálculo e análise matemática. Também vamos ver algumas variações, generalizações e aplicações do teorema de valor médio de Lagrange.

Público-alvo:

Estudantes de graduação.

Pré-requisitos:

Os pré-requisitos mínimos para este minicurso são conhecimentos básicos de continuidade, diferenciabilidade e integração de funções definidas em um intervalo [a,b] mda reta e que tomam valores em R.

Material do Minicurso:



x

Geometria Fractal


Período:

19, 20 e 21 de maio de 2021, das 16h30 às 18h30.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83700106746?pwd=WUFndWlqdFFPZlRBNFNUbjlVYXpyUT09
ID da reunião: 837 0010 6746
Senha de acesso: 393820

Professor:

Katrin Gelfert (UFRJ)


Minibio:Katrin Gelfert, crescida e formada na Alemanha Oriental, tem estágios científicos em centros de Portugal, Polônia, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. Desde 2010 é professora no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é diretora adjunta de pós-graduação. Sua área de pesquisa é sistemas dinâmicos e teoria ergódica, com ênfase em tópicos relacionados com a teoria da dimensão e formalismo termodinâmico de sistemas não uniformemente hiperbólicos. Sua rede de colaboradores inclui, além de pesquisadores radicados no Brasil, outros do Chile, França, Alemanha e Polônia. Foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, atualmente é bolsista 1D do CNPq e editora dos jornais Proceedings of the American Mathematical Society e Stochastics and Dynamics.

Resumo:

``Nuvens não são esferas, montanhas não são cones, litorais não são círculos. A casca não é lisa - e o relâmpago não encontra seu caminho reto.'' Nesta frase, Benoît Mandelbrot nos alerta que formas geométricas clássicas - como linhas suaves ou retângulos - não são de forma alguma comuns na natureza. Pelo contrário, muitas vezes observamos formas geométricas ásperas ou fragmentadas que podem ser divididas em partes, onde cada uma delas é (aproximadamente) uma cópia em tamanho reduzido do todo. Esta observação nos leva ao conceito de autosimilaridade, propriedade bastante comum em fractais. Muitos exemplos importantes de fractais estão associados a sistemas de funções iteradas (IFS em inglês). Uma aspecto importante na geometria fractal é a descrição e caracterização de como um objeto re-escala com o seu tamanho. Dimensões fractais são ferramentas que ajudam na quantificação desta propriedade. Além do seu interesse intrínseco, a geometria fractal se caracteriza pelas múltiplas relações com outras áreas como geometria ou teoria de números, dentre outros. Neste minicurso apresentaremos as definições e as propriedades principais da dimensão de Hausdorff e da dimensão de Minkowski (``box-counting''). Discutiremos algumas técnicas para calcular estas dimensões fractais e veremos alguns exemplos paradigmáticos. Estudaremos o denominado princípio de distribução de massa que fornece estimativas da dimensão de Hausdorff a base de estimativas de dimensões locais de medidas. Finalmente, consideramos atratores de sistemas de funções iteradas e revisamos resultados clássicos e recentes para determinar suas dimensões.

Pré-requisitos:

Conceitos básicos de análise e da teoria de medida.
x

Alunos digitais: os desafios e possibilidades do ensino da matemática à luz da BNCC


Período:

19, 20 e 21 de maio de 2021, das 16h30 às 18h30.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/85706379624?pwd=M1U0OGNoUkRYekd1UDNzMGxUc1Rsdz09
ID da reunião: 857 0637 9624
Senha de acesso: 187302

Professor:

Giancarlo Secci de Souza Pereira (Rede Estadual de Ensino do Pará)


Minibio: Mestre em Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional da Universidade Federal do Pará (2019), Especialista em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Federal do Pará (2016), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2011), Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação pelo Centro de Formação Profissional Cristo Trabalhador (2012). Desde 2017 atua como professor efetivo na rede municipal de ensino de Ananindeua e desde 2019 atua como professor efetivo na rede estadual de ensino do Pará. Principais linhas de pesquisa: Tecnologias Digitais no ensino de Matemática e História da Matemática. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2450142365955092.

Cristiane Ruiz Gomes (UFPA)


Minibio: Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Sistemas de Potência) pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Telecomunicações) pela Universidade Federal do Pará (2015). É professora de Ensino Superior da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará, atua no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Matemática Aplicada em Sistemas Elétricos de Potência e Telecomunicações. Atua principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado; Ensino de Matemática; Educação matemática; Método de elementos finitos; Linhas de transmissão; Modelos de rádio propagação.

Resumo:

O objetivo deste minicurso é apresentar atividades de diferentes tópicos da matemática utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que possam auxiliar o professor na apresentação, desenvolvimento e aprofundamento desses conceitos, bem como as possibilidades que essas ferramentas digitais proporcionam e que impactos trazem ao processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, aponta-se algumas das características dos alunos desta época e busca-se saber, através da análise do Plano Nacional de Educação (PNE), das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a legislação educacional vigente tem tratado esse tema. Para a obtenção dos resultados dessa proposta de minicurso direcionamos as pesquisas as palavras-chaves: tecnologias digitais, fluxogramas, programação educativa e recursos pedagógicos digitais. Tomou-se como base teórica o trabalho de Pereira (2019) e os documentos oficiais citados.

Público-alvo:

Este minicurso é destinado aos que desejam conhecer e aprofundar seus estudos a cerca do ensino da Matemática auxiliada por TDIC com base nos documentos oficiais vigentes (PNE, OCEM, BNCC), em especial, estudantes de licenciatura em matemática, pedagogia e professores da educação básica.

Pré-requisitos:

Não possui.
x

Jogos Combinatórios e Números Surreais


Período:

19, 20 e 21 de maio de 2021, das 16h30 às 18h30.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/86542060312?pwd=cVpKK2lHN3RaaWszM1VlejRpa21ydz09
ID da reunião: 865 4206 0312
Senha de acesso: 128258

Professor:

Ralph Teixeira (UFF)


Minibio:Ralph Teixeira (Ph.D. em Matemática, Harvard, 1998) é atualmente professor associado na Universidade Federal Fluminense. Sua experiência varia de Matemática Aplicada à Visão Computacional (Movimento por Curvatura e Processamento de Imagens) a Geometria Diferencial Discreta e Geometria Convexa (esta última sua área de estudo e pesquisa mais recente).

Resumo:

Vamos jogar NIM? Em uma mesa, há n pilhas de palitos, com x_1, x_2, x_3,... e x_n palitos, respectivamente. Você e um amigo alternam suas jogadas; na sua vez, você pode escolher a pilha que quiser, e retirar o número (positivo) de palitos que desejar daquela pilha (na vez dele, ele é que escolhe, é claro). Quem tirar o último palito ganha. Como determinar a estratégia vencedora para este jogo?

NIM é um exemplo de jogo combinatório – jogos sequenciais nos quais ambos os jogadores têm informação completa (em particular, jogos combinatórios não têm o elemento de sorte). Resolver um jogo combinatório significa determinar quem o vence (supondo que ambos os jogadores jogam sempre da melhor maneira possível) e qual a estratégia vencedora a cada lance, o que pode ser feito (em teoria!) analisando completamente a árvore de opções do jogo.

Neste minicurso apresentaremos o início da teoria dos jogos combinatórios (capítulos iniciais de [1]), que cria ferramentas mais poderosas do que a "simples" análise direta de árvores. Começaremos pelo jogo Hackenbush (“desmata-mata”); cada posição deste jogo define um número (por um processo similar à construção dos reais via cortes de Dedekind). Veremos como computar e somar tais números. Vale a pena notar que esta construção engloba os números reais e vários outros, levando ao conjunto dos números surreais (incluindo números infinitesimais e infinitos, que serão apenas citados brevemente).

Em seguida, passaremos a analisar Jogos Imparciais como o NIM. As posições deste jogo levam à construção dos nímeros (denotados *1, *2, *3, ...). Aprenderemos a somá-los e utilizá-los para resolver rapidamente vários jogos imparciais de dois jogadores – frequentemente sem a necessidade de computadores! Enfim, apresentaremos o Teorema de Sprague-Grundy: “Todo jogo normal imparcial finito (com dois jogadores) é equivalente a um nímero”.

Tópicos:
1. Introdução: Jogos Combinatórios e suas Árvores.
2. Jogos positivos, negativos, nulos e “confusos com zero”.
3. Blue-Red Hackenbush e seus valores.
4. Calculando o número {a,b,c,...|d,e,f,...} -- a Regra da Simplicidade.
5. Somando e comparando jogos.
6. NIM, Nímeros e o Teorema de Sprague-Grundy.

Público-alvo:

Alunos e pesquisadores em matemática interessados em (i) resolver alguns jogos simples e/ou (ii) conhecer um corpo ordenado que contém todos os outros corpos ordenados como seus subcorpos.

Pré-requisitos:

Apenas vontade de pensar logicamente.
x

Uma Introdução ao Cálculo Estocástico com Aplicações em Finanças Quantitativas


Período:

19, 20 e 21 de maio de 2021, das 16h30 às 18h30.
https://us02web.zoom.us/j/84080156084?pwd=YnY2MlM0MDhGcGcwaFNCT241N1JxZz09
ID da reunião: 840 8015 6084
Senha de acesso: 197807

Professor:

Yuri Saporito (FGV)


Minibio:Possui graduação em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Mathematical Finance - University of California Santa Barbara (2014). Tem experiência na área de Finanças Quantitativas, Probabilidade e Processos Estocásticos, com ênfase em Cálculo Estocástico, atuando principalmente nos seguintes temas: Functional Itô Calculus e Modelos de Volatilidade Estocástica.

Resumo:

Finanças Quantitativas nasceu em 1900 com o artigo Theory of Speculation de Louis Bachelier. Um dos fatos mais interessantes desse acontecimento foi o desenvolvimento de um dos mais importantes objetos matemáticos, o movimento Browniano. Desde esse início, passando pela prova de sua existência, em 1932 por Robert Wiener, e pela criação do Cálculo de Itô em 1942, o movimento Browniano se consolidou como uma das mais importantes ideias em Matemática Aplicada. Uma das áreas de sua aplicação mais bem sucedidas é Finanças Quantitativas, que serviu também, de certa forma, como o berço da teoria. Um segundo nascimento da área, em tempos mais recentes, foi a publicação do artigo de Fisher Black e Myron Scholes em 1973. Neste minicurso, irei introduzir o movimento Browniano e o Cálculo de Itô com o rigor compatível de um aluno de graduação que saiba probabilidade. No final, iremos exemplificar o uso dessa técnica tão importante no problema de apreçamento de derivativos financeiros estudado no paper de Black e Scholes.

Pré-requisitos:

Probabilidade (nível graduação).

Material do Minicurso:

x

EDPs, problemas de fronteira livre e suas teorias de regularidade


Horário:

18 de maio de 2021, das 10h às 11h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/HFtUV2XwEPY

Professor:

João Vitor da Silva (UNICAMP)


Minibio: João Vítor da Silva é natural de Juazeiro do Norte (Ceará) onde concluiu no ano de 2009 sua graduação (Licenciatura em Matemática) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Em 2011 obteve seu Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Finalmente, em 2015 pela Universidade Federal do Ceará obteve o título de Doutor em Matemática sob a orientação do Dr. Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira. Entre os anos de 2015 e 2018 esteve em estágio de Pós-Doutorado no exterior no Research Group on Partial Differential Equations da Universidad de Buenos Aires (Argentina). Entre 2018-2019 o mesmo atuou como um CONICET's Associate Researcher com lugar de trabalho no Departamento de Matemática/FCEyN da Universidad de Buenos Aires. No último ano (2019-2020) esteve como Pesquisador PNPD/Capes no Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. Atualmente é Pesquisador Associado da Universidade de Brasília, Prof. Doutor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bem como Bolsista de Produtividade PQ2 do CNPq. O mesmo investiga temas de Análise e EDPs e seus principais interesses são Problemas de fronteira livre, Teoria de regularidade para equações diferenciais parciais elípticas e parabólicas e Análise assintótica de problemas governados pelo p-Laplaciano e suas aplicações.

Resumo:

Inúmeros modelos governados por processos difusivos aparecem naturalmente na formulação matemática de uma série de fenômenos em ciências puras e aplicadas na forma de certas EDPs (elípticas e parabólicas). Por tal razão, compreender suas teorias de regularidade intrínsecas (versões local e global) desempenha um papel fundamental na análise de problemas oriundos da biologia, ciência de materiais, dinâmica de fluidos, física-matemática, geometria diferencial dentre outras. De um ponto de vista aplicado, tais estudos ajudam a estabelecer resultados de classificação e comportamento de soluções de tais EDPs. Não obstante, quando tais processos difusivos envolvem mudanças descontínuas e múltiplas leis emergem em regiões a priori desconhecidas, novas dificuldades matemáticas tomam lugar. Tais fenômenos dizem respeito ao que hoje conhecemos como problemas de fronteira livre. Estes problemas e suas correspondentes análises matemáticas envolvidas em solucioná-los têm promovido inúmeros avanços na teoria de EDPs (elípticas e parabólicas) nas últimas décadas com uma vasta gama de aplicações. Portanto, nossa palestra tratará de revisitar o estado da arte dessas duas áreas da Análise matemática contemporânea apresentando os avanços mais recentes das mesmas no que diz respeito a suas teorias de regularidade.
x

Ciclos limite e aplicação em Sistemas Dinâmicos Descontínuos


Horário:

20 de maio de 2021, das 11h às 12h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/9uCK1et_K3U

Professor:

Durval José Tonon (UFG)


Minibio: Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista-IBILCE (2007) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, sob orientação do prof. Marco Antonio Teixeira. Realizou um estágio de pós-doutorado no IMECC/UNICAMP em 2015 sob supervisão do prof. Marco Antônio Teixeira e um em 2016 no departamento de matemática da Universidad Autônoma de Barcelona, sob supervisão do prof Jaume Libre. Atualmente é professor associado pela Universidade Federal de Goiás. No exterior além do estágio de pós-doutorado em Barcelona, realizou um estágio acadêmico de curta duração na Universidade Paris 6, na França em 2015 sob supervisão do professor Alain Jacquemard. Já orientou 4 alunos de iniciação científica, 5 de mestrado acadêmico, 12 de mestrado profissional e 1 de doutorado. Atualmente orienta 2 alunos de iniciação científica e 2 de doutorado. Já coordenou projeto Universal do CNPq com validade de 2013 à 2016 e participa de vários projetos com financiamento do CNPq, CAPES e FAPEG. Foi vice-coordenador do programa de Pós-graduação em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás com vigência de Janeiro de 2017 à Fevereiro de 2019 e atualmente é coordenador desse mesmo programa de pós-graduação com vigência de Fevereiro de 2019 à Fevereiro de 2021. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de bifurcações, campos de vetores planares semi-homogêneos e campos de vetores suave por partes.

Resumo:

Sistemas Dinâmicos Descontínuos é uma recente subárea de Sistemas Dinâmicos, tendo uma formalização matemática mais sólida a partir dos anos 80 através de trabalhos de matemáticos da antiga União Soviética. Nessa palestra vamos tratar do problema de exibir cotas para o número máximo de ciclos limite para campos lineares por partes do plano e no espaço. Aplicaremos a teoria de Sistemas Dinâmicos Descontínuos com o intuito de obter respostas sobre a estabilidade dos sistemas que governam a dinâmica de tratamentos da AIDS.
x

A Curvatura média e suas primas de ordens mais altas


Horário:

18 de maio de 2021, das 11h às 12h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/9iK-e7fnKLY

Professor:

Maria Fernanda Elbert (UFRJ)


Minibio: Concluiu o Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Mestrado e Doutorado em Matemática na Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na Université Paris Diderot - PARIS 7, França, realizou um estágio de Pós-Doutorado. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na área de Geometria Diferencial. Na pesquisa em Geometria Diferencial, tem interesse particular no estudo das hipersuperfícies de curvatura média constante e no estudo das curvaturas médias de ordem mais altas.

Resumo:

Utilizando dois problemas clássicos como fios condutores, o Problema de Hopf e o estudo da estabilidade, vamos traçar relações entre a curvatura média de uma hipersuperfície e suas primas, as curvaturas de ordens mais altas.
x

Funções Harmônicas para Operadores Positivos e suas Aplicações em Dinâmica e Probabilidade


Horário:

21 de maio de 2021, das 9h às 10h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/lS5evR6NbO8

Professor:

Leandro Cioletti (UnB)


Minibio: O professor Leandro Cioletti é professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília e trabalha na interseção entre as áreas de Sistemas Dinâmicos, Mecânica Estatística do Equilíbrio e Probabilidade. Já orientou mais de 15 teses de Mestrado e Doutorado. Foi bolsista de Incentivo a Produção Científica da FEMAT e há 5 é bolsista de pesquisa nível 2 do CNPq. Em 2016 um dos seus artigos de pesquisa publicado no Communications in Mathematical Physics foi indicado para o prêmio de melhor artigo em Matemática da SBM. É consultor ad-hoc das várias das maiores agências de fomento científico do país como: CNPq, CAPES, FAPESP, FAPEMIG, FAP-DF e também é revisor de 7 periódicos de grande prestigio internacional na área de Matemática. Já publicou 20 artigos em periódicos de circulação internacional e já apresentou palestra plenárias em vários dos eventos mais importantes de Matemática do Brasil e do mundo. Atualmente desenvolve pesquisa sobre operadores de transferência agindo em espaços de dimensão infinita com foco em suas propriedades espectrais e aplicações em Dinâmica Simbólica e no problema de Transição de Fase para sistemas de spins uni-dimensionais.

Resumo:

Neste seminário vamos introduzir o espaço de funções harmônicas para operadores positivos e mostrar como a dimensão deste espaço está relacionada a um problema clássico em Física-Matemática de transição de fase.Vamos mostrar como esta nova teoria pode ser usada para construir um modelo probabilístico capaz de prever transições de fase da matéria entre três estados físicos. A construção concreta de tal modelo é hoje em dia um dos principais problemas em aberto em Física-Matemática e esta é a principal motivação do estudo a ser apresentado. As técnicas e os resultados são composto bela costura entre resultados clássicos de Análise, Teoria Ergódica, Sistemas Dinâmicos Hiperbólicos, Probabilidade e Mecânica Estatística. O objetivo é varrer todas as tecnicalidades envolvidas para baixo do tapete e ajudar o público a entender bem os progressos obtidos neste importante problema e mostrar alguns portas que nossos métodos abremna busca da solução deste problema.
x

Derivação, Análise e Aplicação em Transporte de Partículas


Horário:

18 de maio de 2021, das 9h às 10h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/pGQQ9iFpnmY

Professor:

Liliane Barichello (UFRGS)


Minibio: Professora Titular do Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2012. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Engenharia Mecânica da mesma universidade. Desde 1994, tem atuado em diversas funções na UFRGS, como Membro da Câmara de Pesquisa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada, Membro do Colegiado do DMPA, entre outras. Anteriormente (1987-1994) foi docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, 1983, Mestre em Matemática, 1988 e Doutora em Engenharia Mecânica, 1992, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Em 1995 realizou pós-doutorado no Departamento de Matemática da North Carolina State University, USA , para onde retornou posteriormente como professora visitante em várias ocasiões. Sua área de pesquisa inclui a Equação de Boltzmann e suas aplicações. Publicou mais de cem artigos em periódicos e proceedings de eventos internacionais e nacionais. Orientou quinze teses de doutorado e vinte uma dissertações de mestrado. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1993.

Resumo:

A teoria cinética dos gases tem sido, ao longo dos anos, foco de relevante pesquisa matemática. A Equação de Boltzmann, modelo matemático fundamental nesta área, desperta atenção por sua aplicação em muitas áreas e a sua desafiadora complexidade. A despeito da complexidade, intenso trabalho tem permitido avanços científicos e tecnológicos nos vários campos da ciência que se utilizam de simulações computacionais deste modelo. Nesta conferência, discutimos a construção dos chamados núcleos sintéticos de colisão, a partir da Equação Linearizada de Boltzmann, que determinam modelos matemáticos amplamente utilizados em simulações computacionais, particularmente em estudos no campo da nanotecnologia. Derivamos soluções de equações integrais originadas neste processo. Introduzimos, ainda, as condições de contorno de Cercignani-Lampis. Analisamos também esquemas numéricos envolvendo integração na esfera unitária, estes de interesse em aplicações médicas, como a tomografia ótica.
x

Um passeio sobre a geometria das superfícies em R³


Horário:

17 de maio de 2021, das 11h às 12h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/d8eBLSaZByg

Professor:

Marcos Petrúcio Cavalcante (UFAL)


Minibio: É alagoano. Fez graduação em Matemática na UFAL, Mestrado e Doutorado no IMPA na área de Geometria Diferencial, sob a orientação do Professor Manfredo do Carmo. Realizou estágio pós-doutoral na Université de Grenoble, sob a supervisão do Professor Pierre Bérard. Atualmente é Professor Associado nível IV na UFAL, onde orientou 8 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Sua pesquisa é focada principalmente na Teoria das Superfícies Mínimas e de Curvatura Média Constante, em Problemas de Autovalores em Variedades Riemannianas e Problemas do Tipo Yamabe.

Resumo:

Podemos considerar que a Geometria Diferencial nasceu com os trabalhos pioneiros de C. F. Gauss sobre o estudo das superfícies em R³. Desde então essa importante área da matemática se desenvolveu em muitas direções e também serviu de base para muitas pesquisas, inclusive para a Teoria da Relatividade Geral. Contudo, o estudo das superfícies em R³ ainda continua servindo de berço para muitos teoremas e também guarda em si a beleza que a visualização nos proporciona. Nesta palestra vamos apresentar alguns resultados importantes dessa teoria, com destaque para as superfícies mínimas e de curvatura média constante.
x

A construção de Kantor-Koecher-Tits: aplicação de representações de álgebras e superálgebras de Jordan


Horário:

20 de maio de 2021, das 10h às 11h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/rq3nuhQMtmU

Professor:

Iryna Kashuba (USP, SP)


Minibio: Iryna Kashuba possui graduação em Matemática - Universidade de Kiev (Ucrânia) (1997), mestrado em Matemática - Universidade de Kaiserslautern (Alemanha) (2000) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2004), fez pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá) (2006) e na Universidade de California, Berkeley (2008). Atualmente é professora associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Álgebra, com ênfase em Álgebras Não-associativas, Teoria de Representações e Deformações de Álgebras.

Resumo:

Vamos revisar os resultados recentes sobre a determinação do tipo de representação de álgebras de Jordan de dimensão finita. A nossa principal ferramenta é a famosa construção Kantor-Koecher-Tits que fornece uma ponte entre a teoria de Jordan e a teoria de Lie. Se o tempo permitir, também falaremos sobre o uso da mesma abordagem para descrever representações indecomponíveis para superálgebras de Jordan simples que não são completamente redutíveis. É um trabalho conjunto com V. Serganova.
x

De sistemas de partículas a equações diferenciais parciais


Horário:

19 de maio de 2021, das 10h às 11h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/uQFVOD-nPlI

Professor:

Adriana Neumann (UFRGS)


Minibio: Adriana Neumann de Oliveira nasceu em Pelotas (RS), graduou-se em Licenciatura em Matemática pela UFPel em 2005, concluiu o mestrado em Matemática na UFRGS em 2007 e em 2011 doutorou-se em Matemática pelo IMPA. Sua tese foi na área de Probabilidade, mais especificamente nos temas de Limite Hidrodinâmico e Grandes Desvios para Sistemas de Partículas Interagentes. Adriana fez estágio pós-doutoral na UFRGS, na Universidade de Buenos Aires e na Universidade do Minho em Portugal. Em 2012 começou a trabalhar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2015, nasceu sua filha Anna Carolina. No ano de 2016, Adriana recebeu o prêmio “L’ORÉAL Para Mulheres na Ciência” na área de Matemática. No início de 2020 tomou posse como membro afiliado da ABC. Atualmente é professora adjunta nível IV da UFRGS e possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa Nível 2.

Resumo:

Nesta palestra vamos mostrar como a obtenção de modelos macroscópicos, caracterizados por equações diferenciais parciais parabólicas, pode ser feita através de modelos microscópicos descritos por sistemas de partículas interagentes. Os sistemas de partículas interagentes que vamos apresentar possuem dinâmica descrita pelo processo de exclusão ou pelo modelo em meios porosos com alguma taxa lenta, que vai gerar condições de fronteira no modelo macroscópico associado.
x

A equação de Schrödinger: interação dos termos linear e não linear


Horário:

17 de maio de 2021, das 10h às 11h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/F6AgeB9LRkg

Professor:

Liliane de Almeida Maia (UnB)


Minibio: Liliane Maia é professora Titular do departamento de Matemática da Universidade de Brasília. Docente do Programa de Pós Graduação do mesmo departamento. Trabalha na área de Análise Não Linear, particularmente em Equações Diferenciais Parciais. Fez graduação e Mestrado em Matemática pela UnB. Doutorado em EDP pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Realizou estágios de Pós Doutorado no ano 2003-2004 na Univerisità di Roma La Sapienza, Itália, posteriormente (2009-2010) na Universidade de Wisconsin- Madison, EUA e recentemente (2019-2020) retornou à Univerisità di Roma La Sapienza, Itália. Publicou mais de 45 trabalhos em periódicos de circulação internacional, orientou 15 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado. Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Desenvolve pesquisas nos tópicos de teoria de pontos críticos em métodos variacionais e topológicos, com ênfase no estudo de equações e sistemas de equações de Schrödinger.

Resumo:

Pretendemos revisitar resultados recentes de pesquisa sobre a equação de Schrödinger nas questões de existência, não existência e multiplicidade de soluções, procurando destacar o papel da interação entre um potencial, que multiplica um termo linear, e um termo não linear geral. Exploramos simetrias e teoria espectral.
x

Efeitos reais da política de taxa de juros e de compras de ativos arriscados pelo banco central


Horário:

19 de maio de 2021, das 9h às 10h.

Local:

https://youtu.be/CSMUUtkKidw

Professor:

Susan Schommer (UFRJ)


Minibio: Possui graduação em Ciências Economicas pela Universidade Federal do Rio Grande (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: computação de equilíbrio geral, politica monetária, mercados incompletos com default, otimização, método do lagrangiano aumentado e análise numérica.

Resumo:

Consideramos os efeitos da política monetária - taxas de juros nominais de curto prazo e compras de ativos arriscados pelo banco central - em um modelo de equilíbrio geral com precificação de ativos, restrições de colateral endógenas e preços rígidos. Mostramos que a escolha da política de taxas de juros que maximize o bem-estar é diferente dependendo do estado da economia e das restrições de colateral. Na ilustração numérica, mostramos que em um estado "ruim" da economia (em que as restrições de colateral estão ativas), a taxa de juros nominal ótima é zero e as compras de ativos arriscados pelo banco central podem levar a melhorias de Pareto dependendo especificamente do forma na qual os agentes estão restritos. Em um "bom" estado da economia, a taxa de juros ótima é positiva, e se as garantias (colateral) não estiverem ativas, as compras de ativos do banco central não afetam os preços ou as alocações de recursos na economia. Esse artigo é em conjunto com Aloisio Araujo (IMPA e EPGE-FGV) e Michael Woodford (Columbia University).
x

Mergulhos simpléticos e teoria dos números


Horário:

19 de maio de 2021, das 11h às 12h.

Link de transmissão:

https://youtu.be/PtzadmWJMxs

Professor:

Vinicius Ramos (IMPA)


Minibio: Vinicius Ramos é natural do Rio de Janeiro e fez graduação e mestrado em matemática aplicada na UFRJ. Em 2013 concluiu seu doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley sendo orientado por Michael Hutchings. Sua pesquisa é principalmente em geometria simplética e de contato. Recentemente, ele tem se focado no estudo de capacidades simpléticas e na interação da dinâmica de bilhares com problemas de mergulhos simpléticos.

Resumo:

Uma das questões centrais em geometria simplética é o estudo dos mergulhos simpléticos. Nessa palestra, eu falarei sobre a história desse problema que se origina na mecânica clássica e como a sequência de Fibonacci aparece de uma forma surpreendente.
x

Sessão de Álgebra


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83585211059?pwd=Ynpld3JkWjUrZzB3QTM2dTk2K1piUT09
ID da reunião: 835 8521 1059
Senha de acesso: 057099

Coordenadores:

Aline Pinto (UnB)
Raimundo Bastos (UnB)

20 de maio de 2021

Jhone Caldeira (UFG), das 14:00 às 14:25
Título: Sobre a Classe de Nilpotência de Grupos Finitos admitindo Grupos de Frobenius de Automorfismos.
Mediadora:Aline Pinto (UnB)
Resumo:

Manuela Souza (UFBA), das 14:30 às 14:55
Título: Graduações, identidades polinomiais graduadas e propriedade de Specht em característica 2.
Mediadora: Aline Pinto (UnB)
Resumo:

Viviana Ferrer (UFF), das 15:00 às 15:25
Título: Componentes do espaço de folheações de codimensão um em P*n, do ponto de vista enumerativo.
Mediador: Alex Dantas (UnB)
Resumo:

Adilson Berlatto (UFMT), das 15:30 às 15:55
Título: Grupos nilpotentes finitamente gerados e autossimilares.
Mediador: Alex Dantas (UnB)
Resumo:


21 de maio de 2021

Cristina Acciarri (UnB), das 14:00 às 14:25
Título: Uma versão mais forte do BFC-teorema de Neumann.
Mediador: Raimundo Bastos (UnB)
Resumo:

Thiago Freitas (UTFPR), das 14:30 às 14:55
Título: Números de Betti e alguns problemas em aberto.
Mediador: Raimundo Bastos (UnB)
Resumo:

Cícero Carvalho (UFU), das 15:00 às 15:25
Título: Sobre certos códigos de avaliação que são localmente recuperáveis.
MediadorA: Daniela Amato (UnB)
Resumo:

Ivonildes Dias (UFG), das 15:30 às 15:55
Título: O quadrado tensorial não abeliano de um grupo e uma externalização de comutadores.
Mediadora: Daniela Amato (UnB)
Resumo:



x

Sessão de Análise


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83845248907?pwd=d3FYL1ZRa09hQzN6T2UwMUx2Y3h5Zz09
ID da reunião: 838 4524 8907
Senha de acesso: 332896

Coordenadores:

Manuela Rezende (UnB)
Simone Bruschi (UnB)

20 de maio de 2021

Valéria N. Domingos Cavalcanti (UEM), das 14:00 às 14:30
Título: A equação da onda viscoelástica com memória localizada e não linearidades supercríticas.
Mediador: Luis Henrique de Miranda
Resumo:

Willian Cintra (UNB), das 14:30 às 15:00
Título: A equação logística com termo de advecção não linear: existência e unicidade de solução positiva.
Mediador: Luis Henrique de Miranda
Resumo:

Raquel Lehrer (Unioest), das 15:00 às 15:30
Título: Concentração de soluções positivas para um sistema de Schrödinger acoplado.
Mediador: Giovany de Jesus M. Figueiredo
Resumo:

Marcos Leandro M. Carvalho (IME-UFG), das 15:30 às 16:00
Título: Uma divisão da variedade de Nehari via quocientes de Rayleigh generalizados.
Mediador: Giovany de Jesus M. Figueiredo
Resumo:


21 de maio de 2021

Marcone C. Pereira (IME-USP) das 14:00 às 14:30
Título: Um problema de controle ótimo em domínios tubulares finos e rugosos.
Mediadora: Janete Soares de Gamboa
Resumo:

Bianca M. R. Calsavara (UNICAMP), das 14:30 às 15:00
Título: Boa colocação para um modelo matemático para a propagação de mosquitos Aedes aegypti.
Mediadora: Janete Soares de Gamboa
Resumo:

Katia Andreia Gonçalves de Azevedo (FFCLRP-USP), das 15:00 às 15:30
Título: Existência e Unicidade de Solução para Equações Diferenciais Abstratas com Tempos de Impulsos Dependendo do Estado.
Mediador: Rogélio Grau
Resumo:

Pierluigi Benevieri (IME-USP), das 15:30 às 16:00
Título: Resultados de bifurcação global para equações não lineares, dinâmicas, em escala temporal.
Mediador: Rogélio Grau
Resumo:

Jaqueline Godoy Mesquita (UnB), das 16:00 às 16:30
Título: Teorema de Massera para vários tipos de equações
Mediador: Rogélio Grau
Resumo:



x

Sessão de Educação Matemática


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83018349371?pwd=NTBvbXNtMC9QK0luelVIWTVKaTliUT09
ID da reunião: 830 1834 9371
Senha de acesso: 671728

Coordenadores:

Cleyton Gontijo (UnB)
Regina da Silva Pina Neves (UnB)

20 de maio de 2021

Marilena Bittar (UFMS), das 14:00 às 14:30
Título: A Educação Matemática como campo de atuação profissional e de pesquisa na graduação na pósgraduação
Mediadora: Regina da Silva Pina Neves (UnB)

Wellington Lima Cedro (UFG), das 14:30 às 15:00
Título: A Educação Matemática como campo de atuação profissional e de pesquisa na graduação na pósgraduação
Mediadora: Regina da Silva Pina Neves (UnB)
Resumo:

Marcelo de Carvalho Borba (UNESP), das 15:30 às 15:30
Título: A Educação Matemática como campo de atuação profissional e de pesquisa na graduação na pósgraduação
Mediadora: Regina da Silva Pina Neves (UnB)
Resumo:

Debate, das 15:30 às 16:00
Título: A Educação Matemática como campo de atuação profissional e de pesquisa na graduação na pósgraduação
Mediadora: Regina da Silva Pina Neves (UnB)


21 de maio de 2021

João Ricardo Viola dos Santos (UFMS), das 14:00 às 14:30
Título: Contribuições da Educação Matemática para a avaliação da aprendizagem em matemática na educação superior
Mediador: Cleyton Hércules Gontijo (UnB).

Guy Grebot (UnB), das 14:30 às 15:00
Título: Contribuições da Educação Matemática para a avaliação da aprendizagem em matemática na educação superior
Mediador: Cleyton Hércules Gontijo (UnB).
Resumo:

Wescley Well Vicente Bezerra (UnB), das 15:00 às 15:30
Título: Contribuições da Educação Matemática para a avaliação da aprendizagem em matemática na educação superior
Mediador:Cleyton Hércules Gontijo (UnB)
Resumo:

Debate, das 15:30 às 16:00
Título: A Educação Matemática como campo de atuação profissional e de pesquisa na graduação na pósgraduação
Mediador: Cleyton Hércules Gontijo (UnB)



x

Sessão de Geometria


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/84290754132?pwd=Q2Ixdk5CNzI0cEFDRndnNDNlSTBhQT09
ID da reunião: 842 9075 4132
Senha de acesso: 458024

Coordenadores:

João Paulo dos Santos (UnB)
José Luis Teruel (UnB)

20 de maio de 2021

Tarcísio Castro (UnB), das 14:00 às 14:30
Título: A note on isometric immersions and differential equations which describe pseudospherical surfaces.
Mediador: José Luis Teruel Carretero
Resumo:

Miriam Telichevesky (UFRGS), das 14:35 às 15:05
Título: Problemas assintóticos em variedades de Hadamard
Mediador: José Luis Teruel Carretero
Resumo:

Benedito Leandro (UFG), das 15:10 às 15:40
Título: Mean-stable surfaces in Static Einstein-Maxwell theory
Mediador: João Paulo dos Santos
Resumo:

Valter Borges (UFPA), das 15:45 às 16:15
Título: Rigidity of Bach-flat Schouten Solitons
Mediador: João Paulo dos Santos
Resumo:


21 de maio de 2021

Hiuri Reis (IFG), das 14:00 às 14:30
Título:Sólitons do Fluxo Redutor de Curvas na Esfera.
Mediador: João Paulo dos Santos
Resumo:

Leandro Pessoa (UFPI), das 14:35 às 15:05
Título: Stochastic half-space theorems for minimal surfaces and H-surfaces of R³
Mediador: José Luis Teruel Carretero
Resumo:

Maria Andrade (UFS), das 15:10 às 15:40
Título: Resultados de classicação para superfícies CMC de bordo livre.
Mediador: José Luis Teruel Carretero
Resumo:

Hudson Pina (UFMT), das 15:45 às 16:15
Título:Rigidity of complete minimal submanifolds in a Hyperbolic space.
Mediador: João Paulo dos Santos
Resumo:



x

Sessão de Matemática Aplicada


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83816434427?pwd=QUlYcjFPQW5Xa08wbWdqODJTTm5uZz09
ID da reunião: 838 1643 4427
Senha de acesso: 224141

Coordenadores:

Daniel Ventura (UFG)
Daniele Nantes (UnB)

20 de maio de 2021

Bruno Lopes (UFF), das 14:00 às 14:50
Título: Raciocinando sobre sistemas concorrentes com Reo.
Mediadora: Daniele Nantes (UnB).
Resumo:

Washington Ribeiro (IBICT), das 15:00 às 15:50
Título: Ciência Aberta, Publicações e Dados Científicos.
Mediadora: Daniele Nantes (UnB).
Resumo:


21 de maio de 2021

Julliano Rosa Nascimento (UFG), das 14:00 às 14:50
Título: Alguns Parâmetros de Convexidade para Prismas Complementares.
Mediador: Daniel Ventura (UnB).
Resumo:

Thaynara Arielly de Lima (UFG), das 15:00 às 15:50
Título: Formalizações matemática via assistentes de provas.
Mediador: Daniel Ventura (UnB).
Resumo:



x

Sessão de Matemática e Covid-19


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/89553705264?pwd=djVXSk5NTUhkei9wR0M3VjlNZ0lQUT09
ID da reunião: 895 5370 5264
Senha de acesso: 359832

Coordenadores:

Dayse Pastore (CEFET/Rio)
Ma To Fu (UnB)

20 de maio de 2021

Sergio Muniz Oliva (USP), das 14:00 às 14:30
Título:: Mobilidade humana como instrumento para análise dinâmica da epidemia de COVID-19 no Brasil.
Mediador: Ma To Fu.
Resumo:

Juliane F Olivera (Fiocruz-BA), das 14:00 às 14:30
Título: Modelagem matemática como guia estratégico para evitar o colapso do sistema de saúde causado pela COVID-19.
Mediador: Ma To Fu.
Resumo:

Erlandson Ferreira Saraiva (UFMS) e Leandro Sauer (UFMS), das 14:00 às 15:00
Título: A piecewise growth model for modeling the accumulated number of COVID-19 cases in the city of Campo Grande.
Mediador: Ma To Fu.
Resumo:


21 de maio de 2021

Claudia Sagastizábal (Unicamp), das 14:00 às 14:30
Título: Otimização como ferramenta contra Covid-19.
Mediadora: Dayse Pastore.
Resumo:

Tarcísio Marciano da Rocha Filho (UnB), das 14:30 às 15:00
Título: Modelo SEIAHR para a evolução da pandemia de COVID-19.
Mediadora: Dayse Pastore.
Resumo:

Claudia Mazza Dias (UFRRJ), das 15:00 às 15:30
Título: Importância das estratégias de bloqueio para a COVID-19 no Brasil.
Mediadora: Dayse Pastore.
Resumo:

Cristiane M. Batistela (USP), das 15:30 às 16:00
Título: Influência da imunidade temporária na dinâmica de propagação do COVID-19 e sua relação com o isolamento social e imunização.
Mediadora: Dayse Pastore.
Resumo:



x

Sessão de Probabilidade e Sistemas Dinâmicos


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/82999174259?pwd=V1U1L2V0UzFoY2w1aTlzS21uWDlYZz09
ID da reunião: 829 9917 4259
Senha de acesso: 626260

Coordenadores:

Mauro Patrão (UnB)
Paulo Henrique da Costa (UnB)

20 de maio de 2021

Mauro Patrão (UnB), das 14:00 às 14:40
Título: Entendendo a COVID-19 através do SECIAR: um modelo didático mais realista do que o SIR.
Mediador: Manoel Reis (UnB).
Resumo:

Lucas Seco (UnB), das 14:40 às 15:20
Título: Escalas Musicais e o Teorema das 3 Lacunas.
Mediador: Manoel Reis (UnB).
Resumo:

Phillipo Lappicy (ICMC), das 15:20 às 16:00
Título: Dinâmica em Infinitas Dimensões: um tour de Sturm, Einstein, Ginzburg e Landau.
Mediador: Manoel Reis (UnB).
Resumo:


21 de maio de 2021

Cira Guevara (UnB), das 14:00 às 14:40
Título: A bimodal generalized distribution of extreme values.
Mediador: Paulo Henrique Costa (UnB).
Resumo:

Eduardo Silva (UnB), das 14:40 às 15:20
Título: "Random iterations of maps on ℝk: asymptotic stability, synchronization and functional central limit theorem".
Mediador: Paulo Henrique Costa (UnB).
Resumo:

Alberto Ohashi (UnB), das 15:20 às 16:00
Título: Rough path and stochastic Stratonovich integrals driven by covariance singular Gaussian processes.
Mediador: Paulo Henrique Costa (UnB).
Resumo:


x

Sessão de Teoria dos Números


Programação da sessão por dia

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/82370772062?pwd=Y2F2UDBpVWxsTENVV0dnVmdlSElEUT09
ID da reunião: 823 7077 2062
Senha de acesso: 863528

Coordenadores:

Daiane Soares Veras (IFG)
Vinicius Facó (IFB)

20 de maio de 2021

Elaine Cristine de Souza Silva (UFAL), das 14:00 às 14:40
Título: Números de Liouville e a Conjectura de Schanuel.
Mediador: Vinícius Facó Ventura Vieira (IFB).
Resumo:

Ana Paula de Araújo Chaves (UFG), das 14:40 às 15:20
Título: Sobre o Comportamento Aritmético de Números de Liouville em Funções Racionais.
Mediador: Vinícius Facó Ventura Vieira (IFB).
Resumo:

Gregory Duran Cunha (UFG), das 15:20 às 16:00
Título: Códigos e Curvas Algébricas.
Mediador: Daiane Soares Veras (IFG).
Resumo:


21 de maio de 2021

Daiane Soares Veras (IFG), das 14:00 às 14:40
Título: Valores Exatos da Função Γ*(k).
Mediador: Vinícius Facó Ventura Vieira (IFB).
Resumo:

Paulo Henrique de Azevedo Rodrigues (UFG), das 14:40 às 15:20
Título: Fatores Primos e Números de Mersenne.
Mediador: Daiane Soares Veras (IFG).
Resumo:

Michael Knapp (Loyola University Maryland), das 15:20 às 16:00
Título: Equações aditivas Não-Homogêneas.
Mediador: Daiane Soares Veras (IFG).
Resumo:


x

Apresentação Musical, Samba


Horário:

19 de maio de 2021, das 20h às 21h.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83800423776?pwd=ZkNGakRrY3NYNmZHNTJQd3ZMeElSdz09
ID da reunião: 838 0042 3776
Senha de acesso: 806097

Local:

Plataforma Zoom.

Apresentadora:

Carol Nogueira


x

Apresentação Musical, Samba e Forró


Horário:

21 de maio de 2021, das 19h30 às 20h.

Link do Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/84956826978?pwd=T2R4eEhOTTR2N3F6SERLcWY2Vlc0dz09
ID da reunião: 849 5682 6978
Senha de acesso: 267192

Local:

Plataforma Zoom.

Apresentadora:

Carol Nogueira


x

Série "A Ciência como ela é" e Bate Papo com Marcia Barbosa e Carolina Brito


Horários:

Breve Introdução à série "A Ciência como ela é": 20 de maio de 2021, das 18h30 às 19h.
Série "A Ciência como ela é": 20 de maio de 2021, das 19h às 20h.
Bate Papo com Marcia Barbosa e Carolina Brito: 20 de maio de 2021, das 20h às 21h.

Links da transmissão:

Breve Introdução à série "A Ciência como ela é": https://youtu.be/nCGurGRor8U
Série "A Ciência como ela é": https://youtu.be/Lphqe1f7gt0
Bate Papo com Marcia Barbosa e Carolina Brito: https://youtu.be/OMm-R11Oo6w

Mediadoras:

Susanne Maciel (UnB)


Minibio: Susanne Maciel é formada em matemática pela UnB, mestre em geologia pela UnB e doutora em matemática aplicada pela Unicamp. Atualmente é professora da UnB, onde dá aulas de matemática para o curso Educação do Campo, e pesquisa na área de processamento de sinais sísmicos no Observatório Sismológico/UnB.

Dayse Haime Pastore (CEFET/RJ)


Minibio: Dayse Haime Pastore é atualmente professora do CEFET/RJ, tem doutorado pelo IMPA. Trabalha na área de biomatemática, com ênfase em modelagem matemática para propagação de doenças. Seu interesse vai de controle ótimo para o tratamento do HIV via drogas até o combate da disseminação de doenças em uma população. Tem se dedicado as questões relacionadas a inclusão de gênero nas ciências. Participa dos comitês temáticos “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” e “Biomatemática” da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Coordena o projeto de extensão universitária “Meninas! Vamos fazer ciências!”, que tem como objetivo atrair alunas de todos os níveis de ensino para as áreas de CETEM (ciências exatas, tecnologia, engenharia e matemática).

Convidadas:

Carolina Brito (UFRGS)


Minibio: Carolina Brito é doutora em física e professora Associada no Instituto de Física da UFRGS. Suas principais áreas de pesquisa são propriedades de materiais amorfos e molhabilidade de superfícies. Ela coordena o projeto "Meninas na Ciência", que tem por objetivo atrair meninas para áreas de ciências exatas e tecnológicas e é produtora e apresentadora do podcast de divulgação científica "Fronteiras da Ciência".

Marcia Barbosa (UFRGS)


Minibio: É professora titular da física da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências(TWAS). Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Por seu trabalho por mulheres na ciência ganhou em 2009 a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. Em 2020 foi considerada pela Onu Mulheres uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência e pela Revista Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil.