Período:
19, 20 e 21 de maio de 2021, das 16h30 às 18h30.
Link do Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/86542060312?pwd=cVpKK2lHN3RaaWszM1VlejRpa21ydz09
ID da reunião: 865 4206 0312
Senha de acesso: 128258
Professor:
Ralph Teixeira (UFF)

Minibio:Ralph Teixeira (Ph.D. em Matemática, Harvard, 1998) é atualmente professor associado na Universidade Federal Fluminense. Sua experiência
varia de Matemática Aplicada à Visão Computacional (Movimento por Curvatura e Processamento de Imagens) a Geometria Diferencial Discreta e Geometria Convexa
(esta última sua área de estudo e pesquisa mais recente).
Resumo:
Vamos jogar NIM? Em uma mesa, há n pilhas de palitos, com x_1, x_2, x_3,... e x_n palitos, respectivamente. Você e um amigo alternam suas jogadas; na sua vez, você
pode escolher a pilha que quiser, e retirar o número (positivo) de palitos que desejar daquela pilha (na vez dele, ele é que escolhe, é claro). Quem tirar o último
palito ganha. Como determinar a estratégia vencedora para este jogo?
NIM é um exemplo de jogo combinatório – jogos sequenciais nos quais ambos os jogadores têm informação completa (em particular, jogos combinatórios não têm o elemento
de sorte). Resolver um jogo combinatório significa determinar quem o vence (supondo que ambos os jogadores jogam sempre da melhor maneira possível) e qual a estratégia
vencedora a cada lance, o que pode ser feito (em teoria!) analisando completamente a árvore de opções do jogo.
Neste minicurso apresentaremos o início da teoria dos jogos combinatórios (capítulos iniciais de [1]), que cria ferramentas mais poderosas do que a "simples" análise
direta de árvores. Começaremos pelo jogo Hackenbush (“desmata-mata”); cada posição deste jogo define um número (por um processo similar à construção dos reais via cortes
de Dedekind). Veremos como computar e somar tais números. Vale a pena notar que esta construção engloba os números reais e vários outros, levando ao conjunto dos números
surreais (incluindo números infinitesimais e infinitos, que serão apenas citados brevemente).
Em seguida, passaremos a analisar Jogos Imparciais como o NIM. As posições deste jogo levam à construção dos nímeros (denotados *1, *2, *3, ...). Aprenderemos a somá-los
e utilizá-los para resolver rapidamente vários jogos imparciais de dois jogadores – frequentemente sem a necessidade de computadores! Enfim, apresentaremos o Teorema de
Sprague-Grundy: “Todo jogo normal imparcial finito (com dois jogadores) é equivalente a um nímero”.
Tópicos:
1. Introdução: Jogos Combinatórios e suas Árvores.
2. Jogos positivos, negativos, nulos e “confusos com zero”.
3. Blue-Red Hackenbush e seus valores.
4. Calculando o número {a,b,c,...|d,e,f,...} -- a Regra da Simplicidade.
5. Somando e comparando jogos.
6. NIM, Nímeros e o Teorema de Sprague-Grundy.
Público-alvo:
Alunos e pesquisadores em matemática interessados em (i) resolver alguns jogos simples e/ou (ii) conhecer um corpo ordenado que contém
todos os outros corpos ordenados como seus subcorpos.
Pré-requisitos:
Apenas vontade de pensar logicamente.